As celebrações da Semana Santa 2021 começam com o Domingo de Ramos, no próximo dia 28.. Mais um ano diferente em virtude do agravamento da pandemia no país.
Os fiéis católicos podem acompanhar a programação das paróquias pelos meios de comunicação, sem sair de suas casas, no âmbito da Diocese de Santa Luzia.
Programação da Semana Santa online na Catedral de Santa Luzia:
Domingo de Ramos, 28/03: 11h – Após a Missa o Bispo Dom Mariano levará ramos para os hospitais e unidades que tratam pacientes com Covid-19 em Mossoró
Segunda, terça e quarta-feira, 29,30 e 31/03: 17h – Celebração Eucarística
Quinta-Feira Santa, 01/04: 8h30 – Missa do Crisma e às 19h Santa Ceia do Senhor (sem o momento de Lava-pés)
Sexta-feira da Paixão, 02/04: 16h – Celebração da Paixão e Morte do Senhor
Sábado de Aleluia, 03/04: 19h (sem Procissão da Luz e Liturgia Batismal)
Domingo de Páscoa, 04/04: 11h – Celebração Eucarística
Dentro das igrejas, as celebrações reunirão o mínimo de pessoas possível – apenas as equipes de liturgia e de comunicação (para o serviço no altar e para as transmissões ao vivo, respectivamente). Todos os protocolos de segurança sanitária estarão sendo cumpridos.
Na Paróquia de Santa Luzia, em Mossoró, a Procissão de Ramos, que abre a programação da Semana Santa, neste domingo, será realizada após a missa das 11h e de forma bem diferente, quando o Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana e o Pároco da Catedral Padre Flávio Augusto Forte Melo estarão levando os “ramos abençoados na missa” aos hospitais e unidades de saúde que são referências no tratamento da Covid-19 na cidade.
São eles UPA São Manoel, UPA Belo Horizonte, Hospital São Luiz, Hospital Tarcísio Maia, Hospital da Hapvida, UPA Santo Antônio, Hospital Rafael Fernandes, Hospital Almeida Castro, Hospital Wilson Rosado.
Paixão e Morte do Senhor
A Missa da Ceia do Senhor, que acontece na Quinta-Feira Santa, acontecerá sem o momento do Lava-pés. Na Sexta-feira Santa, haverá a celebração da Paixão e Morte do Senhor.
Não será realizada a Procissão do Senhor Morto, mas haverá uma oração especial pelos doentes, pelos mortos e por aqueles que sofreram alguma perda nesta pandemia.
No Sábado de Aleluia, não será permitida a Procissão da Luz após a bênção do fogo e não haverá a Liturgia Batismal (Batismo) nesta celebração.
A Missa dos Santos Óleos, que reúne todo o clero na Catedral para renovação dos votos sacerdotais, acontecerá apenas com um padre representando cada zonal da Diocese.
Dom Mariano acredita que os fiéis católicos participarão de suas casas como se estivessem dentro da Catedral, com respeito, amor e muita fé.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
E pão para os famintos não vão levar?
Sabia não? Um ‘alguém’ enviou um fax à Diocese se comprometendo a doar pães, bolos, salgados e refri. Disse ele:
‘Pode deixar comigo e o padre do Alto.’
E assim concluiu o fax;
‘Que Santa Luzia, do alto da Serra Mossoró e em seu monumental santuaário, proteja todos os mossoroenses.’
AMÉM!
Assinado, do sempre sempre seu,
😃 Pacheco.
Kkkkkk