Do O Globo Online
Senado aprovou, nesta terça-feira, em segundo turno a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que acaba com as coligações partidárias nas eleições proporcionais, ou seja, nas eleições para deputados federais, deputados estaduais e vereadores.
A PEC já havia sido aprovada em primeiro turno no último dia 10 de março. Na prática, esse foi o único ponto da reforma política que o Senado conseguiu aprovar.
A PEC foi aprovada em segundo turno por 62 votos a favor e três contra, além de uma abstenção. Para se aprovar uma PEC, são necessários pelo menos 49 votos favoráveis. Agora, a proposta será analisada pela Câmara.
A mudança permite a coligação apenas para eleições majoritárias: presidente da República, governadores, prefeitos e senadores. O principal objetivo é fortalecer os partidos e acabar com as chamadas coligações fisiológicas.
O atual sistema permite que o eleitor vote num candidato de um partido que, como puxador de votos de uma coligação, acaba elegendo candidatos de outros partidos e que tiveram votação insignificante.
Veja mais detalhes AQUI.
A Câmara Federal deve aprovar esta PEC também com votação folgada. É o fim do voto Tiririca.
Agora só há um caminho para os três que estão em “CONVERSAS DE APROXIMAÇÃO” com vereador dito de oposição. Filiarem-se todos a um único partido. E não vejo razão para que assim não procedam.
Gutemberg está no Partido Comunista do Brasil, mas acredita em Deus. Onde já viu comunista acreditar em Deus? Só mesmo em Mossoró. Na realidade, Gutemberg não é comunista coisa nenhuma. Pode, facilmente, deixar este partido, altamente estigmatizado por se dizer ateu, e filiar-se ao Partido Social Democrata Cristão ou ao Partido Socialismo e Liberdade.
Cinquentinha e Josué podem fazer um sorteio e ver quem vai para o partido do outro.
Ou fazem isto ou NUNCA se elegerão vereador em Mossoró.
Juntos os três num único partido, lançar um nome de expressão e com densidade eleitoral suficiente para enfrentar os candidatos considerados grandes na disputa pela prefeitura de Mossoró e se candidatarem, os três, a vereador. Os três candidatos por um único partido, pelo menos dois se elegerão. E com dois VEREADORES na Câmara a coisa muda. Falo de VEREADORES de verdade.
Infelizmente preferem ouvir conversa de vereador que é oposição de H e a mando do prefeito está conseguindo acabar com o sonho de uma oposição autêntica. Não me surpreenderei se os três de filiarem ao partido do prefeito Silveira. Afinal, “CONVERSAS DE APROXIMAÇÃO” tem um enorme poder de convencimento.
A HORA DA VERDADE ESTÁ CHEGANDO.
///////
QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?
O UNIFORME ESCOLAR NÃO FOI ENTREGUE EM MOSSORÓ.
HENRIQUE ALVES SERÁ NOMEADO AMANHÃ, 26, MINISTRO DO TURISMO.
//////
QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?
O UNIFORME ESCOLAR NÃO FOI ENTREGUE EM MOSSORÓ.