Demissões em massa, freio em novos empreendimentos e alta inadimplência.
Eis um quadro atual do setor imobiliário/construção civil de Mossoró. Sinal mais do que amarelo.
Hora de se mergulhar em ampla discussão e estudo técnico, para se alterar o quadro.
Será que estamos diante apenas de fatores exógenos influindo no mercado?
É verdade, é ´reciso tomar cuidado com esse setor, ´por exemplo o preço dos alugueis comerciais no centro está totalmente fora da realidade, estão variando de 2.000, 00 a 6.000, 00, predios antigos, deteriorados que´precsam de reparos, o resutado é muitos deles fechados.
MOSSORÓ NO SETOR IMOBILIÁRIO VIVE TOTALMENTE FORA DA REALIDADE.
Basta dizer que um apartamento de 80m2, claro que um apartamento, pelo tamanho, de classe média/baixa, custa em Mossoró 2 vezes mais o que custa em Fortaleza ou em Natal um do mesmo tipo num bairro similar.
Daí a quantidade enorme de apartamentos encalhados.
O mesmo acontece com os aluguéis.
Verdadeiros absurdos.
Para comprovar o que estou afirmando, basta ir no arquivo de um dos jornais de Mossoró e na página de classificados comparar os imóveis que estão para alugar há mais de um ano com os que hoje estão sendo oferecidos.
Quem fizer isto verá que muitos imóveis estão durante todo este tempo fechados.
E tudo por conta do preço absurdo que o dono do imóvel pretende.
É preciso que este setor caia na realidade.
Temos uma crise econômica que se agrava dia a dia e que não deixará de atingir este ramo.
Basta ver o que aconteceu nos EUA.
Ou será que aqui não houve financiamentos feitos de forma precipitada para compra de casas e apartamentos como ocorreu nos Estados Unidos.
Houve uma verdadeira febre de construção de grandes prédios em Mossoró e o que vemos é o quase desespero causado pela não venda dos imóveis.
O primeiro passo é trazer os preços à realidade do mercado.
E deixar de ouvir abobrinhas de corretores amadores.
Por que não começar com um grande feirão de vendas de apartamentos, como fazem as concessionárias de carros quando estão com os estoques elevados?
Mas como dizia minha saudosa avozinha Tila, quantas saudades, conselho é como rapé…
////
AMANHÃ, 10 HORAS, PRAÇA DO PAX, REUNIÃO PREPARATÓRIA DA MARCHA POR MOSSORÓ.
Sr. Carlos. O problema no mercado imobiliário é generalizado. As construtoras não tem capital para tocar as obras, as mesmas atrasam e quando entregam tem muitas vezes péssima qualidade. Temos em Mossoró mais de 2mil unidades habitacionais com prazo de entrega atrasado há mais de 1 ano, muitas delas já cancelaram o projeto e sumiram com o dinheiro dos clientes. Faço esse relato não para simplesmente criticar, mas para alertar a sociedade que o momento é crítico e precisar ser observado, aos colegas aconselho repensar todo o planejamento e colocar os dois pés no freio, mas principalmente alertar aos que acham que esse é o melhor “ramo” que existe, e que nesse momento pensam em apostar suas fichas e “virar” construtor. Engano, fique na sua, é melhor, dias piores virão e muita coisa será desnudada, problemas graves e grandes, muita gente prejudicada, e muitos arrependidos de terem se arriscado nessa atividade que é tão complexa e massacrada pelos sindicatos, ministério do trabalho, bancos de crédito, e orgãos públicos. Poucos sobreviverão. Anote aí!
Boa sorte à todos nós,
Eduardo
Todo mercado tem seu ponto de saturação, principalmente o imobiliário. Se a oferta é grande demais, satura! Talvez as construções Minha Casa Minha Vida ainda tenha demanda, mas os demais não acredito que esteja com procura. Isso é algo natural. Chega uma hora que a maioria das pessoas já tem o seu imóvel, e imóvel não se troca todo dia, e quem não tem é pq não tem interesse, quer ficar de aluguel mesmo. Totalmente previsível!
Vou repetir:
Ou os proprietários de imóveis que estão à venda realizam um grande feirão, com preços dentro da realidade e facilitando a burocracia para o comprador, ou o encalhe só tenderá a aumentar.
Como bem disse a Ana no comentário acima:
“e imóvel não se troca todo dia.”
Pensem nisto, caiam na realidade e saiam da estagnação.
E saiam logo, porque dias piores virão.
///////////
CONFIRMADO: A MARCHA POR MOSSORÓ ACONTECERÁ DIA 9 DE MARÇO,SÁBADO, ÀS 9 HORAS.
CONCENTRAÇÃO NA PRAÇA DO PAX.
OS MOSSOROENSES IRÃO DIZER O ESTÁ A INFERNIZAR AS SUAS VIDAS.
NÓS SABEMOS FAZER A HORA.
NÓS IREMOS FAZER A HORA.
QUE DEUS NOS AJUDE.
Não dá para entender como imóveis aqui no interior do RN, mais precisamente Mossoró, terem preços mais elevados do que nas capitais onde tudo tem estrurura infinitamente superior! É UMA PIADA!
OS IMÓVEIS AQUÍ ESTÃO MAIS CAROS QUE EM NATAL, QUE JÁ É UMA CIDADE CARA. COMPREI UM AP EM NATAL COM TODA INFRAESTRUTURA DE 2 ELEVADORES, 2 SALÕES DE FESTAS, 3 PISCINAS, 1 QUADRA DE ESPORTES, 1 DE VOLLEY DE AREIA, ACADEMIA COM PROF., SEGURANÇA ETC, POR UM PREÇO QUE NÃO DARIA PRA COMPRAR UM SEMELHANTE POR AQUÍ. UM ABSURDO, OS CONSTRUTORES APOSTARAM NA “MODA” DE AP EM MOSSORÓ E APROVEITARAM PARA EXPLORAR; ESTÃO SE DANDO MAL…