A agência do Bradesco de Caraúbas na região Oeste do RN vai fechar. Decisão tomada e o fato vai se consumar no dia 20 de setembro próximo, segundo comunicado da instituição financeira. Por isso, o Sindicato dos Bancários de Mossoró e Região se movimentam contra essa medida.
Na quarta-feira (21), por exemplo, dirigentes da entidade mobilizaram bancários e de forma conjunta o Sindicato dos Vigilantes (SINDSEGUR) e Sindicato dos Caminhoneiros do RN. Movimento em Caraúbas contou com várias adesões.
Em suas falas à população, os dirigentes sindicais destacaram que mesmo com lucro crescente de R$ 4,7 bilhões no 2º trimestre do ano, perfazendo o lucro líquido recorrente de R$ 8,927 bilhões no primeiro semestre deste ano – uma alta de 1,5% em relação ao mesmo período de 2023 – o banco segue demitindo funcionários e fechando agências.
Fechamento
Nos últimos doze meses, foram encerradas 277 agências e 78 transformadas em unidades de negócio. No trimestre, foram encerradas 194 agências e 7 foram transformadas em unidades de negócios.
Ao final de junho de 2024, a holding contava com 84.711 empregados, com queda de 573 postos de trabalho em doze meses e de 923 postos comparado com o trimestre imediatamente anterior.
O total de clientes do banco cresceu em 0,9 milhão no semestre, totalizando 72,9 milhões de clientes.
“Alguns tentam atribuir o crescimento do banco ao fechamento de agências e/ou demissões de funcionários, mas o fato é que as agências daqui da Região Oeste e de boa parte do Brasil são lucrativas, mesmo assim o banco segue fechando”, protesta Assis Neto, coordenador-geral deste Sindicato dos Bancários.
“Quando fecham agências, os bancos deixam de fora do serviço bancário grande parte da população e ainda afetam o comércio local, sobretudo nas cidades menores, onde os bancos possuem menor presença”, ressalta Anchieta Medeiros, coordenador financeiro e funcionário do Sindicato.
Eis a surpresa
Em sua visita de trabalho, os dirigentes sindicais ainda foram surpreendidos com a agência do Banco do Brasil da cidade com suas portas fechadas, sem expediente.
Em comunicado colado na porta, o banco informa que a interrupção do atendimento se deu desde o dia 14 deste mês e não deu previsão de quando irá retornar as suas atividades normais.
Segundo informações, colhidas pelo Sindicato, de populares e alguns funcionários, a agência será submetida a uma reforma sem data prevista para ficar pronta.
Acompanhe o novo Instagram do Blog Carlos Santos clicando @blogcarlossantos1
Imagine quando esse tal de dinheiro digital chegar de vez,o povo com essa ilusão de pix,será muita gente desempregada e o governo controlando nossas economias,vamos usar o pix,continue usando,abuse de usar o pix,depois não se arrependam…