O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (SINTE/RN) mantém greve no âmbito do estado do RN. Decisão saiu à tarde desta terça-feira (14), em assembleia geral na Escola Estadual Winston Churchill. Principal ponto de conflito de uma pauta com outros pontos, é o pagamento do Piso Nacional do Magistério de 2023.
Posição sindical é de reivindicar da gestão da governadora Fátima Bezerra (PT) a atualização integral dos 14,95% relativos ao Piso Salarial 2023. A decisão coletiva exige que o piso seja implementado de uma só vez em abril, para ativos e aposentados, e o retroativo acumulado entre janeiro e março caia nas contas nos meses de agosto, setembro e outubro, respectivamente.
A deliberação será comunicada ao Governo nesta quarta, 15 de março. Sindicato vai pedir ainda uma nova audiência com a secretária de educação, professora Socorro Batista.
O que o governo propôs
– Implementar de forma imediata os 14,95% para todos que estão abaixo da tabela salarial do piso, já com efeito retroativo a janeiro.
– Para os demais, implantar na carreira em duas parcelas, nos meses de maio (7,21%) e dezembro (7,22%) deste ano.
– Pagar em 8 meses, de maio a dezembro 2024, o retroativo dos 14,95% acumulado entre janeiro e maio, mais o retroativo dos 7,22% acumulado entre maio e novembro de 2023.
Ato público cancelado
Está cancelado o Ato Público de greve que aconteceria nesta quarta (15) em frente à Secretaria de Estado da Educação (SEEC). Não acontecerá tendo em vista o ambiente de insegurança no estado.
Encaminhamentos
Foi aprovada em sua totalidade a série de encaminhamentos apresentada pelos dirigentes do SINTE/RN na Assembleia desta terça (14). Entre outras coisas, a programação de greve prevê reuniões, panfletagens, mobilização nas escolas, a busca de uma audiência com o Governo, um Dia Nacional de Luta pelo Piso na Carreira e uma nova Assembleia. Confira abaixo:
15/03 (quarta-feira)
• Comunicação ao Governo sobre resultado da Assembleia de 14/03 e pedido de solicitação de nova audiência.
• Reunião do Comando de greve na sede estadual do SINTE, às 15h. (Cancelada devido atmosfera de insegurança no RN).
16/03 (quinta-feira)
• Panfletagem no calçadão da Av. João Pessoa, Centro de Natal, às 9h e às 15h. (Concentração para atividade na sede do SINTE)
17/03 (sexta-feira)
• Panfletagem em frente ao Midway Mall, às 15h.
20/03 (segunda-feira)
• Mobilização nas escolas de Parnamirim, com saída da sede estadual do SINTE, em Natal, em dois horários: 7h e 13h.
21/03 (terça-feira)
• Reunião do Comando de greve na sede estadual do SINTE, às 15h.
22/03 (quarta-feira)
• Dia Nacional de Luta Pelo Piso na Carreira, com debate na sede estadual do SINTE, às 9h.
• Assembleia da Rede Municipal do Natal. Local: Auditório do SINTE/RN, às 14h.
23/03 (quinta-feira)
• Assembleia da Rede Estadual para avaliação da greve. Local: Escola Estadual Winston Churchill, às 8h.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
O que está acontecendo com os PROFESSORES, não é surpresa desde do primeiro mandato a GOVERNADORA DO PT, vem levando só no gô gô gô e agora que desmoralizar a classe de quem vem empurrando com barriga os direitos dos PROFESSORES. É claro e vidente a maldade sem tamanho que vem dificultando, retardando, atrasando a situação dos PROFESSORES.