O Rio Grande do Norte registrou o maior crescimento no número de unidades de geração distribuÃda no Nordeste em 2024, com alta de 45,5%, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O avanço dos sistemas solares em residências, comércios e indústrias também garantiu ao estado o quarto maior crescimento do paÃs.
Além disso, o RN alcançou um aumento de 20,2% capacidade total de geração de energia por placas fotovoltaicas, o terceiro maior do Nordeste e o nono do Brasil. Com esse resultado, o estado passou a responder por 14,4% de toda a capacidade de geração solar da região.
A geração distribuÃda, caracterizada pela produção independente de energia elétrica em pequenos sistemas instalados em telhados ou propriedades privadas, tem sido fundamental para a expansão desse mercado. Esse avanço é impulsionado pelo acesso facilitado a linhas de crédito e financiamentos, que vêm reduzindo os custos de implantação e acelerando o movimento de transição energética no estado.
O Sicredi, por exemplo, instituição financeira cooperativa, registrou em 2024 um saldo total de R$ 52,2 milhões em sua carteira de crédito para financiamento de sistemas de energia solar no Rio Grande do Norte. No ano, foram realizadas 932 operações na carteira, o que representa um crescimento de 26,6% em relação ao acumulado em 2022.
Faça um Comentário