Deputado federal Betinho Rosado (DEM) deve sofrer prejuízo direto
A ex-deputada Ruth Ciarlini (DEM) foi aboletada na chapa à Prefeitura de Mossoró este ano, a contragosto da prefeita Fafá Rosado (DEM), sob murmúrios quase inaudíveis. Tudo por força da influência do casal Carlos Augusto Rosado (DEM)-senadora Rosalba Ciarlini (DEM).
Valeu a força populista da senadora Rosalba, irmã de Ruth. O "fafaísmo" engoliu a seco, mas matutando sobre uma reação.
A postulação do deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM) à Câmara Federal é um reagente à estratégia adotada pelo rosalbismo. A candidatura do filho Jerônimo Leonardo é um suplemento, para compensar mais ainda a saída de Fafá Rosado da prefeitura no fim do segundo mandato (2012).
O fafaísmo quer mostrar que está vivo e não deseja ser apenas penduricalho. Quem não tem motivos para gostar de nada disso é o irmão de Carlos Augusto, o atual deputado federal Betinho Rosado (DEM).
Em 2006, ele não se reelegeu e só assumiu uma cadeira em Brasília com a morte do titular Nélio Dias (PP). Aguardava apoio ostensivo da facção de Fafá à sua reeleição, o que não ocorreu.
Com Leonardo Nogueira disputando vaga à Câmara Federal, Betinho fica praticamente condenado à não-reeleição. Caso ignore a oportunidade, o fafaísmo é que pode assinar um suicido político: ficaria apenas com um mandato de deputado estadual (se Leonardo for reeleito) e em dois anos estaria sem a prefeitura.
Por isso que precisa ter habilidade para se proteger do pior. Vauvernagues (veja postagem abaixo) está atualíssimo: “Nossos protetores mais confiáveis são nossos talentos”.
* Veja a última parte desta reportagem especial a seguir.
Faça um Comentário