O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quarta-feira (17) modificar entendimento do próprio tribunal e autorizar a execução da prisão após julgamento em segunda instância, portanto, antes que se esgotem todas as chances de recurso.
Atualmente, a sentença só é definitiva após passar por até três graus de recursos: segundo grau, Superior Tribunal de Justiça e STF.
Para a maioria dos ministros, a mudança no sistema penal combate a ideia de morosidade da Justiça e a sensação de impunidade, além de prestigiar o trabalho de juízes de primeira e segunda instância, evitando que se tornem “tribunais de passagem”.
Com esta decisão acaba-se o recorrer, recorrer, recorrer. Recorreu e a sentença foi confirmada na 2ª instância, CADEIA! Até porque CADEIA é o lugar de corrupto.
Poderia o STF ter adotado o modelo dos EUA. Lá o condenado em 1ª instância já aguarda o resultado do recurso na cadeia. Isto explica porque nos EUA os recursos são julgados quase que imediatamente.
Com esta decisão o STF sinaliza a todos os tribunais que os tempos são outros.
Acredito que antes mesmo das eleições deste ano o Tribunal de Justiça do RN julgue todos os recursos que estão no aguardo de uma decisão. É isto que o povo brasileiro deseja. É isto que os norteriograndenses querem.
O Brasil mudou a partir de ontem no que diz respeito ao combate à corrupção.
////
O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RN JULGARÁ SAL GROSSO ANTES DAS ELEIÇÕES?
SE SAL GROSSO PRESCREVER COMO DIZER AOS MEUS FILHOS QUE O CRIME NÃO COMPENSA?