A disputa ao Senado da República este ano no Rio Grande do Norte continua estressante, com difícil prognóstico final. Os quatro principais nomes envolvidos na corrida eleitoral, por duas vagas, estão empatados tecnicamente.
A terceira Pesquisa Fiern/Instituto Certus mostra isso na soma dos dois votos.
O Capitão Styvenson Valentim (REDE) está com 10,85%. O candidato do Rede vem em nítido crescimento. O segundo colocado é o senador Garibaldi Filho (MDB), que aparece com 10,39%.
Zenaide Maia (PHS) surge em terceiro lugar com 8,48% e o ex-senador Geraldo Melo (PSDB) tem 7,41%.
Na pesquisa anterior, divulgada no dia 29 de julho, o resultado foi o seguinte na soma dos dois votos: Garibaldi Filho com 10,53%, Geraldo Melo obteve 8,58%, Capitão Styvenson Valentim (à época sem partido) somou 8,12% e Zenaide Maia (PHS) totalizou 7,52% (veja AQUI).
Primeiro Voto
Quando a pesquisa Estimulada pergunta pelo “Primeiro Voto” ao Senado ao eleitor, o Capitão Styvenson ganha maior musculatura e distância dos demais adversários. Ele tem 17,09% e aparece em primeiro lugar, enquanto a segunda posição fica com 14,33%.
Enquanto isso, Zenaide é a terceira com 10,28% e Geraldo Melo com 7,59% fica em quarto lugar.
Em relação ao “Segundo Voto” ao Senado, Garibaldi Filho e Geraldo Melo revelam nesse momento que estão com maior capacidade de capitalização. O senador emedebista tem 6,67%, enquando Geraldo é numericamente inferior com 6,60%.
Já o Capitão Styvenson aparece com 4,82%, igual percentual de Zenaide Maia.
A diferença entre os quatro, entretanto, estabelece um empate técnico.
No quesito Rejeição, Garibaldi Filho lidera com 15,49%, seguido por Geraldo com 11,39%. Os outros principais concorrentes estão bem abaixo, o que sinaliza com maior capacidade de crescimento. Capitão Styvenson tem apenas 1,72% e Zenaide Maia soma 2,91%.
A pesquisa foi encomendada pela Federação das Indústrias do Estado do RN (FIERN), ao Instituto Certus, que tem contrato de exclusividade com a entidade nesse período de campanha eleitoral. Foram ouvidas 1.410 pessoas entre os dias 24 e 27 de agosto com margem de erro 3% para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%.
Ela está registrada na Justiça Eleitoral sob os números RN-06196/2018 e BR-07862/2018.
Leia também: Fátima tem crescimento e adversários não se aproximam;
Leia também: Reprovação do Governo Robinson Faria se mantém ‘firme’.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.
Gladio à mão. A disputa ainda está aberta. Os números entre os 4 primeiros colocados estão próximos. Há tempo de virada. De certo, Garibaldi e Styvenson, possuem leve favoritismo. Mas a corrida para as duas vagas ao senado pode sofrer alteração. Acompanhemos.