• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
quarta-feira - 19/09/2012 - 05:50h
De mal a pior

Sucateamento da Tributação provoca mobilização de auditores

Na próxima sexta-feira (21), o Rio Grande do Norte vai testemunhar mais uma paralisação no serviço público estadual. No Dia do Auditor Fiscal, essa categoria da esfera do Estado fará greve por 24 horas.

Pedro Lopes, diretor de Formação Sindical no exercício da presidência do Sindicato dos Auditores Fiscais do Tesouro Estadual do RN (SINDIFERN), destaca ao Blog que a movimentação começará às 8h com concentração em frente à sede da Secretaria da Tributação (SET), em Natal, no Centro Administrativo do Governo do RN.

Na programação haverá ato político, caminhada à Governadoria para protocolar pauta de reivindicação, almoço no Sindifern e Assembleia Geral Extraordinária para discutir e deliberar sobre as próximas ações.

Pauta

Segundo Pedro, a estrutura da Set tem 490 servidores ativos, distribuídos em sete regionais de tributação, a sede e quatro postos fiscais.

– Temos uma grande preocupação para o futuro. A Tributação está em processo de sucateamento e o quadro está em nítido e crescente desestímulo – assinala ele, que desembarcou nessa terça-feira (18) em Mossoró para conversar com componentes da categoria, incrustados na VI Unidade Regional da Tributação (URT).

Acompanhado de José Vieira de Figueiredo, diretor de Relações Parlamentares e Rosenblatt Ferreira Gomes Lima, delegado sindical na VI URT, Pedro Lopes destaca que a pauta de reivindicação que apresentam ao governo é composta por oito pontos.

Em especial, sublinha, a defesa pelo teto único remuneratório estadual,o cumprimento da lei da gratificação de prêmio de produtividade e implantação do Fundo de Desenvolvimento da Administração Tributária (FUNDAT).

A categoria vê como bastante esgarçadas as relações com o Governo do Estado. Seguidos acordos verbais e por escrito têm sido descumpridos e há frieza do governismo, na tentativa de reabertura imediata das negociações.

* No próximo domingo (23), Pedro será o entrevistado especial do Blog, na série “Conversando com…”

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Carlos Santos
    Se possível, na entrevista pergunte quanto é o salário inicial de um auditor fiscal. E como fica o salário de auditor fiscal após a aposentadoria.
    Lógico que na pauta de reivindicação está aumento salarial.
    Não discuto se os auditores fiscais merecem ou não ganhar mais. O que eu quetiono é a relação salarial entre a classe dos auditores fiscais e as outras categorias de nível superior.
    Se a governadora conceder alguma aumento aos auditores fiscais terá que estender este benefício a todas as outras categorias sob pena de em assim não proceder ver uma paralisação geral de todo o serviço público estadual.
    Vamos aguardar a entrevista.

    • Italo Gomes diz:

      Caro Inácio,

      Não precisamos polemizar. Num post mais antigo, um auditor chegou a publicar seu contracheque. Os contracheques de todos os demais auditores estão disponibilizados no portal do governo do Estado, sem subterfúgios, nem enganações. Gostaria de lembrá-lo que auditor fiscal é uma carreira de estado (auditor só pode ser auditor ou professor), como juízes, promotores, auditores dos Tribunais de Contas, procuradores. Então, em todos os Estados do Brasil o auditor fiscal tem um salário compatível com essa função. Não desmerecemos as outras categorias. Cada uma que lute pelo seus direitos. Os médicos, por exemplo, estão lutando pelos seus. Os militares já conseguiram os seus aumentos. Nós temos uma discussão maior com o Governo do Estado. Não vamos discutir picuinhas. E a nossa maior preocupação não é somente salarial. Preocupamo-nos com a gestão da SET e também, com a gestão do Estado. Se ela não funcionar, quebra o governo e quebramos nós, servidores estaduais. A sociedade perderá. Nós temos compromisso com o Estado. Nós temos proposta concretas para o governo funcionar. Apresentamos, inclusive, embora não seja competência da SET, uma proposta para o governo comprar melhor e mais barato. Seria uma economia de milhões ao ano. O dinheiro serviria para investimento em várias áreas da administração. O governo fez ouvido de mercador. Provavelmente, quer continuar comprando caro e gastando sem necessidade.O governo rosado, mesmo com todo o esforço do Fisco para aumentar a arrecadação, tem feito de tudo para quebrar a máquina arrecadadora. Falta veículos, gasolina, material de expediente, equipamentos básicos de informática, acomodação para os servidores, etc. Este governo não investiu um centavo sequer no aparelhamento dos setores de fiscalização. O senhor tem noção do que isto representa para a gestão fiscal de um Estado? Para o senhor ter idéia, o Ceará invetiu 120 milhões. PE investiu 85 milhões. O RN, zero real. Não queiramos reduzir os graves problemas de gestão do governo rosado a debate sobre se auditor ganha muito ou pouco. Nós temos soluções para a gestão do Estado, precisamos somente ser ouvidos. Agora, com a equipe que Rosalba tem aí, infelizmente, nunca sairemos do buraco que o RN já se encontra. É um governo sem projetos e sem competência para gerir os problemas existentes. O fisco é um dos únicos setores do Estado que tem pessoal qualificado, propostas e competência para colaborar na gestão financeira e econômica do Estado. Sem paixão política, nem lado partidário.

      • Inácio Augusto de Almeida diz:

        Caro Ítalo Gomes
        Obrigado pelo texto educado e elegante com que responde minhas dúvidas.
        Volto a frisar que a minha preocupação maior não é com o aumento dos salários dos seus colegas, mas com o enorme descontentamento que isto irá gerar nas demais categorias.
        Repito: se a governadora conceder qualquer aumento é muito provável que outras categorias iniciem movimentos de paralisação buscando melhoria salarial.
        Você se refere aos salários dos auditores fiscais nos outros estados serem melhores do que os pagos no RN.
        No Maranhão, não. Até porque lá a governadora Roseana Sarney criou um redutor salarial que impede qualquer funcionário de receber mais do que ela. E o salário dela é em torno de 15 mil reais. Logo, o salário de um auditor fiscal no Maranhão, no máximo, é de 15 mil reais. E convenhamos que é um excelente salário, considerando que outras categorias de nível superior estão longe disto. Mesmo no judiciário, funções de nível superior não chegam a isto. Tenho uma filha que é ANALISTA DE PROCESSO, função de nível superior, e ela recebe em torno de 11 a 12 mil reais. Somente os juizes, promotores, desembargadores e Ministros dos tribunais superiores ganham acima dos 20 mil reais.
        Os militares tiveram 9,25% de aumento, que só entra em vigor a partir de março de 2013. Em março de 2014 terão mais 9,25%. E em março de 2015 mais 9,25%. Parece até coisa de conta-gotas. Eu não entendo como eles não se manifestam de uma forma mais firme. Só para exemplificar, atualmente um GENERAL DO EXÉRCITO BRASILEIRO ganha menos do um SARGENTO DA PM DE BRASÍLIA, repito para que não pensem que foi um erro de digitação, ganha menos do que um SARGENTO DA PM DE BRASÍLIA. Um CAPITÃO MÉDICO DA AERONÁUTICA ganha menos do que um SOLDADO DA PM DE BRASÍLIA. Sei que você acredita nestas minhas afirmações, mas se alguém tiver alguma dúvida basta ir no google e ver os pronunciamentos do Dep. Bolsonaro. Agora eu pergunto: ISTO VAI CONTINUAR POR MUITO TEMPO?
        O que aconteceu no Brasil foi a instalação de uma ZORRA SALARIAL. As categorias que tinham capacidade de pressionar o governo conseguiam aumento em cima de aumento. As que ficavam quietas iam ficando para trás.
        Que vocês vão reivindicar melhorias salariais, eu sei.
        Até porque não acho justo que um auditor fiscal ganhe menos do que um agente de polícia. E os agentes de polícia estão em greve por melhores salários há mais de 50 dias.
        É a tal da zorra salarial.
        E isto só terá um fim quando for feito um realinhamento salarial neste país.
        Uma sociedade não pode conviver com uma bagunça salarial como esta.
        Que a governadora do RN ache uma solução para as reivindicações dos auditores fiscais. Mas ache sabendo que é preciso olhar para as demais categorias ou as greves começarão a pipocar em todos os setores.
        Que a Presidenta Dilma ache uma solução para por fim a esta ZORRA SALARIAL.
        Que Deus abençõe a todos nós.

  2. CALIBRE 50 diz:

    Tributação Sucateada,Saúde Sucateada,Educação Sucateada,ITEP sucateado,o RN virou literalmente uma SUCATA COR DE ROSA e ainda por cima agora o Governo é submetido a uma ação Civil Pública na JUSTIÇA FEDERAL contra o governo do DEM/25,ai eu repito as plavras de JESUS na crucificação,Senhor,Senhor por que nos abandonaste!
    //www.nominuto.com/vida/saude/cremern-quer-que-governo-pague-indenizacao-aos-cidadaos/89304/

  3. chagas diz:

    Esse desgoverno instalado aqui parece achar que o estado é privativo dele, acredita que só as propagandas iludem o povão, mas já esta à vista intervenção na saude , sendo assim constata a incompentencia administrativa na area mais sensível do governo ( por sinal, teve o orçamento cortado ou diminuido, enquanto a propaganda aumentou 120% essa é prioridade dessa rosa)

  4. Marcellus diz:

    Tão ganhando pouco, é justo uma greve!!

  5. Italo Gomes diz:

    O quadro de auditores fiscais do RN é um dos melhores do país, graças aos vários concursos realizados pela ESAF, selecionandos profissionais de quase todos os estados brasileiros. Como se pode comprovar, o quadro de auditores do RN é composto por profissionais de nível superior, com dezenas deles com pós-graduação, mestrado e até doutorado. Vários dos projetos desenvolvidos por estes auditores foram premiados e reconhecidos, até internacionalmente. Este nível somente foi atingido, graças a independência e o apoio financeiro que os Governos de Garibaldi e Wilma de faria deram à Secretaria de Tributação. Caminhávamos para ser uma excelência na área fiscal deste país. No entanto, em um ano e oito meses, o governo rosado está conseguindo desestruturar toda essa secretaria. A começar pelo secretário de planejamento, sr. Obry Rodrigues, que não sabe diferenciar investimento de custeio. Inclusive, o deputado Raimundo Fernandes, aliado do governo, disse, ontem, que este secretário era um incompetente. Então, um governo que acha que investir na máquina arrecadatória é somente custeio, ou é louco, ou incompetente ou mal intencionado. Como se faz fiscalização sem carros? Sem combustíveis? Sem material de expediente, sem segurança para os servidores? Sem recursos para comprar equipamentos básicos de informática, como por exemplo licenças para uso de software? A SET corre o risco de ser processada por uso indevido de sofware, um verdadeiro absurdo. E olha que não são valores significativos. O estado do RN é gerido por amadores e amadores não administram bem nem suas próprias casas. Tenho dito que, se este governo não mudar a forma de gestão, o RN vai a falência. Não há outro caminho, se continuar assim. E esta opinião não tem qualquer cunho político. O que enxergo é a realidade.

  6. WILLIAMS REBOUÇAS diz:

    Meu Deus onde está a justiça desse país.Até quando esse governo genocídio?

  7. carlos diz:

    TODOS TEM QUE TER UM SALARIO DIFERENCIADO UM DO OUTRO, SR INACIO PQ, NAO ESTUDOU PARA GANHAR BEM,NAO FAÇAS COMO EU NAO ME FORMEI E HJ NAO TENHO NADA, ELES ESTAO MAIS DO QUE CERTOS AS VEZES SE ARRISCAM A PROPRIA VIDA.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Caro Carlos
      Leia o comentário que postei às 17:47 neste tópico.
      Neste país não são os mais preparados intelectualmente os que ocupam os melhores cargos e recebem os melhores salários.
      O senhor sabia que um servidor de cafezinho no Senado ganha mais do que um médico, um engenheiro ou um advogado. Ganha, sim. Qual o médico no serviço público que ganha 11 mil reais?
      O senhor sabia que tem burocrata no Senado que ganha mais de 40 mil reais por ter o controle dos atos secretos daquela casa. É o tal de Agacyr,ou coisa parecida, um tal que esteve envolvido já em vários escândalos, escãndalos estes que o Sarney abafou, conforme a revista Veja.
      Não sou contra salários diferenciados, sou contra a injustiça salarial que impera neste país.
      Que devia haver um piso e um teto no serviço público, devia. Nos países do chamado primeiro mundo o maior salário não excede em 10 vezes o menor salário. Eu nem queria que aqui chegasse a tanto. O maior salário não execedendo em 20 vezes o menor já seria aceitável.
      Ah, como falei no Senado, se o senhor souber para que serve o senado, por favor, me informe. Sei que é para votar as matérias já votadas na câmara, etc. Não bastaria a câmara fazer a votação em mais um turno? Quanto não seria economizado? E a câmara ter mais de 500 deputados, o senhor não acha um exagero?
      E muito obrigado pelo conselho. Vou começar a estudar.
      Que Deus abençõe a todos nós.

  8. manoel de freitas nobre diz:

    caro ítalo sou médico, pensei que a gravidade era maior na saúde, estou impressionado com seu depoimento. é deprimente. se a SET não funciona, não arrecadar, quebra tudo…

Trackbacks

  1. […] Sucateamento da Tributação provoca mobilização de auditores  […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.