• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
quarta-feira - 16/10/2013 - 08:26h
Jogo do Poder

Sucessão em Câmara expõe fragilidade de Governo Municipal

Jório Nogueira corre "por fora" para substituir Francisco José Júnior em um possível pleito antecipado

Reeleito pelo bloco oposicionista, o vereador Jório Nogueira (PSD) pode ser o “elemento surpresa” na corrida para eleição da mesa diretora da Câmara de Mossoró, que tende a ser antecipada.

Em vias de alinhamento com o governismo, Jório entra na mesma faixa de disputa da vereadora licenciada Izabel Montenegro (PMDB), atual secretária do Desenvolvimento Econômico do Município. Ela nega (veja AQUI) interesse ou mesmo qualquer articulação nesse sentido. Ah, tá!

Jório e Júnior: fortalecimento de grupo

O diferencial de Jório, é que além de se deslocar para o bloco governista, onde Izabel já está, enfraqueceria a oposição – a impedindo numericamente de instalar qualquer Comissão Especial de Inquérito (CEI), que precisa de sete votos para ser instalada.

No momento, a oposição “teria” sete vereadores. Nessa contabilidade ainda está o nome de Jório. Sem ele, são apenas seis.

Ascensão dele asseguraria uma sucessão à caráter pro atual presidente da Casa, Francisco José Júnior (PSD), que esteve recentemente como prefeito provisório e pode retornar ao cargo. Numa eventual cassação em definitivo da prefeita Cláudia Regina (DEM) e vice Wellington Filho (PMDB), Francisco será o prefeito, em condições de ser candidato à prefeitura numa eleição suplementar.

Doenças oportunistas

Jório compõe grupo que Francisco José Júnior começou a formar na Câmara Municipal desde a legislatura passada. Muito próximo do presidente, ele fez parte de uma vitória célebre na história do Legislativo, quando Francisco José Júnior ganhou a presidência surpreendendo o Governo Fafá Rosado, do qual era adversário até então.

Cláudia deixou um vácuo de poder quando desapareceu física e politicamente após afastada da prefeitura, em decisão prolatada no dia 1º de outubro. Sua “tropa” ficou órfão.

Sumiu e permitiu que as mais diversas conspirações e costuras políticas ocorressem à sua ausência. Se fosse fosse objeto de um diagnóstico médico, poder-se-ia afirmar que “doenças oportunistas” ocuparam o corpo frágil do governo.

Cometeu um pecado mortal para quem se propõe a liderar.

Cláudia: sumiço criou complicação

Nesse ínterim, por exemplo, dentro do governo e na Câmara Municipal passaram a existir conversações e avanço na montagem de uma chapa para suceder Francisco José Júnior. A antecipação do pleito interno na Casa estava praticamente fechada.

Por uma questão de poucas horas e alguns desencontros, não ocorreu o desfecho como planejado e trabalhado.

Se Cláudia demorasse mais um pouco a reentrar no Palácio da Resistência, sede do Governo Municipal, conheceria quem substituiria Francisco José a partir de janeiro de 2015.

As costuras, conspirações e fragilização do governo seguem em marcha batida. Estão incontroláveis e alimentadas por enormes queixas de sua bancada na Câmara Municipal.

É nesse cenário que Jório e Izabel Montenegro movimentam-se dentro e fora do governismo, com ou sem a influência de Cláudia Regina.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Toda esta movimentação deixa claro uma coisa.
    A cassação definitiva da prefeita já está sendo considerada como favas contadas pela alta cúpula do PMDB e do DEM no RN.
    Quando ao futuro prefeito num mandato tampão, só nos resta rezar para Santa Luzia.
    A este Francisco José que continue a Cláudia Regina.
    Não é possível que a Governadora Rosalba Ciarlini não tenha um nome confiável e que possa melhor administrar Mossoró para apoiar nestas eleições de logo mais.
    Daqui para o final do ano Saci Pererê deixa de fumar e anda de bicicleta no VIVA a RIO BRANCO.
    ///
    UMA PROFESSORA DO MAIS EDUCAÇÃO GANHA 240 REAIS EM MOSSORÓ.
    O UNFORME ESCOLAR NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.
    O IPTU VAI AUMENTAR EM 2014.
    OS BURACOS NA AV.JOÃO DA ESCÓSSIA, 117, CONTINUAM AUMENTANDO.

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    E o dia da criança passou e nenhum evento foi programado pela Prefeitura de Mossoró.
    Enquanto isto, cidades paupérrimas como Granja prepararam uma programação especial para marcar a passagem do dia da criança.
    “GRANJA PROMOVE FESTA ALUSIVA AO DIA DA CRIANÇA
    Publicado em 14 de outubro de 2013 por granjahoje
    O Centro de Referência da Assistência Social- CRAS I promoveu nessa última sexta-feira, 11 de outubro, uma linda festa alusiva ao dia da Criança um momento de alegria, diversão, entretenimento e comemoração para todas as crianças.”
    Mas para fazer festa para crianças tem que GOSTAR de crianças..
    Como tem prefeita que só diz defender os interesses das crianças, mas na realidade nunca moveu uma palha em defesa de nenhuma criança, sequer entrega o que é de direito das crianças, como o UNIFORME ESCOLAR, em Mossoró sequer alguém ouviu falar em dia da criança.
    Será que não dava nem para riscar com um giz aqueles quadrados no chão a fim de que as crianças brincassem de amarelinha?
    Custava muito distribuir uns brinquedos com as crianças mais pobres de Mossoró?
    Não tem verba?
    Verba tem e é muita.
    Tanto tem que a prefeita gastou em apenas nove meses quase CINCO MILHÕES de reais com propaganda.
    TE CUIDA, Pastor Valdomiro, você está prestes a perder o título de maior falador em miucrofone do Brasil. Suas 23 horas diárias falando aos microfones não serão suficientes para lhe manter como primeiro colocado no uso dos meios de comunicação.
    Tem gente beirando 24 horas por dia. Nem que para isto gaste todo o dinheiro de uma prefeitura.
    Pobres crianças pobres de Mossoró.
    Nem mesmo no dia das crianças receberam o UNIFORME ESCOLAR a que tem direito.
    ///
    UMA PROFESSORA DO MAIS EDUCAÇÃO GANHA 240 REAIS EM MOSSORÓ.
    O UNFORME ESCOLAR NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.
    O IPTU VAI AUMENTAR EM 2014.

  3. J.BATISTA diz:

    E agora Doutor, em quem acreditar? em quem votar?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.