domingo - 04/09/2011 - 21:20h
Quadro confuso

Sucessão natalense é uma “gororoba” de efeito insondável

Governo de Rosalba tem enorme dificuldade para viabilizar candidato próprio à sucessão de Micarla

A sucessão da prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), é um dos quadros mais confusos e repleto de variáveis, que a política da capital já experimentou em décadas. Pode tudo. Nada é impossível.

Rosalba, com Carlos Eduardo ao fundo, pode tê-lo como aliado. Ou não.

Com um governo extremamente desgastado, Micarla não é vista como nome forte à própria sucessão, ou seja, a um projeto de reeleição. No grupo governista estadual, que costuma ter peso considerável em eleições em Natal, o cenário também não é dos melhores em termos de prestígio popular.

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM), depois de ser a mais votada para o Senado em 2006 e ao Governo do Estado em 2010, aparece em declínio vertiginoso em termos de avaliação de governo. Qualquer pesquisa mostra esse quadro.

Mas basta um passeio comum por qualquer ponto de concentração humana da capital, para se identificar essa situação, sem necessidade de aferição científica. O Governo do Estado já tem problemas demais.

Nesse ambiente em que as maiores forças institucionais, no estado, estão fragilizadas, a própria união de Micarla e Rosalba não está descartada. Nos últimos dias, declarações de porta-vozes do governo estadual alimentaram essa hipótese. Um “balão-de-ensaio” ou apenas um “me engana que eu gosto”, segurando a prefeita em suas esperanças de receber reforço à própria reeleição.

Na verdade, o grupo da governadora não tem candidato próprio à Prefeitura do Natal. Ninguém. Aspira pegar embalo e conseguir esse feito, por tabela, na aposta de um nome que tenha condições de vitória.

Para arrimar a tese de que a sucessão natalense pode tudo ou quase tudo, não se descarte a possibilidade de apoio ao pedetista e ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), via influência familiar através do PMDB do ministro e senador Garibaldi Filho (PMDB).

Contabilize-se ainda, a influência do deputado federal Henrique Alves (PMDB), que declarou empenho em “ajudar” o governo da “Rosa”, desinteressadamente. Por vocação pública, digamos.

Primos de Carlos Eduardo, mesmo que em partidos distintos, os peemedebistas Garibaldi e Henrique atrairiam o ex-prefeito para ser também o candidato de Rosalba. Uma forma de distanciá-lo por completo da ex-governadora e também ex-prefeita Wilma de Faria (PSB).

Reflexos

Qualquer pessoa medianamente atenta à política natalense sabe: hoje, a composição entre Carlos e Wilma praticamente nomearia o ex-prefeito para retorno à Prefeitura do Natal. Uma união com reflexos diretos nas eleições de 2014, em que Rosalba deve tentar a reeleição e Henrique aspira uma vaga ao Senado. Garibaldi projetaria o filho, deputado estadual Walter Alves (PMDB), à Câmara Federal.

Nesse jogo de interesses, há pouco espaço para outros atores coadjuvantes. É o caso do deputado federal Rogério Marinho (PSDB), que faz um esforço sobre-humano para ser adotado por Rosalba e pelo ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM), marido da governante e seu mentor político.

A aspiração de Rogério depende do casal. Ele só é deputado porque Betinho Rosado (DEM), titular do mandato, cunhado de Rosalba e irmão de Carlos, foi convocado para a Secretaria Estadual da Agricultura.

Carlos só aposta em Rogério se não aparecer outra alternativa mais viável

Ninguém esqueça, nesse enredo, o vice-governador Robinson Faria (PMN), sitiado pelo casal Carlos-Rosalba. Claro que ele não vai ficar de braços cruzados, assistindo a tudo passivamente. Nem pretende meter a mão na mesa e ofertar argumentos para ser enxotado oficialmente.

Robinson já entregou ao deputado estadual Agnelo Alves (PDT), pai de Carlos Eduardo Alves, o controle do nascente PSD, em Parnamirim, principal reduto do parlamentar.

Ao mesmo tempo, com o PSD, que deverá ser o terceiro maior partido da base da presidente Dilma Roussef (PT), o vice-governador ganha passaporte direto à sombra do governo, ao contrário de Rosalba que precisa de intermediários. Outro complicador para a governadora, é que o senador José Agripino (DEM), presidente do seu partido, é o mais feroz adversário da presidente no Congresso Nacional.

Robinson, Wilma e Carlos Eduardo Alves, na esfera nacional, são da base de Dilma Roussef. Só para lembrar. Rosalba, não. Rogério Marinho, também não. Micarla só chega lá pelas mãos de Henrique Alves. O PT tem acesso livre e deve ter postulação própria à prefeitura.

Com o fim do bipartidarismo, o desmanche das correntes “verde” e “encarnada”, o desaparecimento das grandes lideranças populares e a confusão para se identificar quem é oposição e governo, é difícil se fazer previsão para a corrida sucessória em Natal.

Está tudo junto e misturado. Dessa “gororoba” pode sair qualquer coisa, com qualquer cara. E no caso específico do governismo estadual, não fazer o prefeito de Natal pode causar estrago ainda maior em seus planos políticos. Administrativamente, o degaste anda rápido e corrosivo.

Compartilhe:
Categoria(s): Reportagem Especial

Comentários

  1. HENRIQUE diz:

    é a coisa anda feia em sucessão. TANTO EM NATAL COMO EM MOSSORÓ. AGORA EU QUERO VER SE O SR., CARLOS AUGUSTO É BOM EXTRATEGISTA POLÍTICO, COMO DIZIAM POR AÍ. ELE NEM CONSEGUI COLOCAR SEUS CANDIDATOS NEM EM NATAL E NEM MOSSORÓ. NO CASO ROGÉRIO MARINHO EM NATAL E RUTH EM MOSSORÓ.

  2. Izaurinha diz:

    nao abrigo a menor duvida diante esse declinio vertiginoso, mais dia menos dia tudo isso alçara novos voos!

    • itamar de sousa diz:

      enquanto as oligarquias batem cabeças para se perpetuarem no poder,”esbrugando “os potiguares.
      o hospital de referencia da REGIAO,HRTM,falta medicos anestesistas,isso sem contar que estamos sendo governados por medicos,enfermeiros e pessoas ligadas em tds as areas da saude.
      a conclusao que se chega e que tds sao incompetentes, insensivéis e inrresponsáveis,digo isso morrendo de preocupaçao,pois quem chegar agora no HRTM,E PRECISAR DE UMA SIMPLES CIRURGIA,TERÁ QUE IR A NATAL,SE NAO MORRER NO CAMINHO!!!!

      • HENRIQUE diz:

        KD A DOUTORA ROSALBA Q NÃO FAZ NADA POR MOSSORÓ? SERÁ QUE ELA TÁ ESPERANDO CHEGAR 2012,ANO ELEITORAL?. MOSSORÓ, A SAÚDE É UM ZERO A ESQUERDA!.

  3. B.Nunes diz:

    Esses estrategistas do RN, só funcionam para atrasar mais ainda o estado ! Vejam os indicadores econômicos e sociais.Povo do RN, PERCEBAM O QUANTO SÃO ENGANADOS, MUDEM RADICALMENTE ESSA HISTÓRIA “estoria’!

  4. Geraldo Junior diz:

    COM TANTO DESMANDO E DESCAMINHO QUE SEU GOVERNO TEM, SÓ CANDIDATA DO SEU LADO QUEM NÃO TEM O QUE FAZER MESMO.
    QUEM DIRIA A MULHER QUE CONSTRUIU TANTO ESGOTO A CÉU ABERTO, CALÇAMENTO DE QUINTA QUALIDADE, PRAÇA DE CARNAÚBA NA PERIFERIA E OUTRAS TANTAS “OBRAS” DE FAIXADA E MAQUIAGEM SONRISAL NO CENTRO DA CIDADE DE MOSSORÓ, ENQUANTO ENGANAVA O POVO COM SEU “SORRISO ENCANTADOR”, NÃO CONSEGUIRIA TAMBÉM ENFEITIÇAR POR PELO MENOS 8 ANOS O POVO DO RN! MAS, O QUE MATA A CARREIRA DE UM HUMANO PÚBLICO É A SUA ESCALADA AMBICIOSA POR CARGOS QUE NÃO NÃO SÃO PARA ELE. O MODELO É O MESMO. ELA FEZ OBRINHAS E GANHOU NOME COM GRANDES FEITOS DO GOVERNO FEDERAL, ENQUANTO PREFEITA. AGORA JÁ COMEÇOU A POR AS PLACAS COM AS MENTIRAS DESLAVADAS DIZENDO QUE TÁ AMPLIANDO O SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, QUE TÁ FAZENDO O COMPLEXO VIÁRIO DO ABOLIÇÃO, DENTRE OUTRAS OBRAS QUE QUEM É CONHECEDOR DA VERDADE SABE MUITO BEM QUE É O GOVERNO FEDERAL QUE ESTÁ FAZENDO TAIS OBRAS. LULA INICIOU E DILMA CONTINUA. ABRAMOS NOSSOS OLHOS MOSSOROENSES E POTIGUARES DE UM MODO GERAL. ESSA MULHER É PERIGOSA.

  5. Geraldo Junior diz:

    PENSEM NISSO, MEUS QUERIDOS: SÓ EM MOSSORÓ, TERRA ONDE ELA DISSE QUE CRIANÇA É REI, FICARAM MAIS DE 1300 CRIANÇAS SEM CRECHE POR CONTA DO MEIOS QUE ELA FECHOU, QUANDO DEIXOU DE RENOVAR O CONVÊNIO QUE HÁ MUITO TEMPO O ESTADO VINHA MANTENDO. E ISSO É SÓ O QUE EU DESTACO COMO UMA DAS MAIORES MALDADES DA ROSA. MAS ELA TÁ QUERENDO A QUALQUER CUSTO EMPLACAR A CANDIDATURA DE SUA IRMÃ, A SEU BEL PRAZER, TENTANDO MANTER A SUA PRÁTICA MAQUIAVÉLICA DE ENGODAR O POVO. MAS EU CREIO NA SÁBIA DECISÃO DO NOSSO POVO E DAQUI PRA FRENTE, VAMOS SEPULTAR A MAQUIAVELICE RAVENGARIANA E CONSTRUIR UMA NOVA HISTÓRIA PARA MOSSORÓ E PARA O RN. DEUS NOS ABENÇOE COM MAIS SABEDORIA.

  6. RICARDO JOVITO diz:

    nos norte riograndense precisamos de emprego, saude de qualidade ,ensino de vergonha,uma segurança presente,porque estao morrendo pessoas todo os dia ,onde governo estadual ou municipal ,nao cria uma politica para comparte as drogas,melhor fala nao existe centro de reabilitaçao para os dependentes quinicos publico,deixe 2012 chega para discutir politica vamos cuida das nossa crianças,este e meu apelo para prefeita ,e senhoras governador,nao deixe as drogas leva-las.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.