• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 13/12/2009 - 08:40h

Sun Tzu rubro negro

Machado de Assis, pela boca do seu Quincas Borba, tentando explicar a sua teoria do humanitismo, disse: “Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas!”. Pois bem! Aceito as batatas, desde que os vencidos aceitem a minha compaixão e recebam um lenço e o livro de Sun Tzu, “A arte da guerra”.

Dou um lenço, para enxugar as lágrimas, já que o choro é mesmo válido para os derrotados; dou um livro, para que os adversários aprendam sobre a guerra e a sua arte e se tornem melhores guerreiros, pois essa história do FLAMENGO viver ganhando, está nos deixando entediado. 

Nunca um título teve tanto a cara do FLAMENGO, como esse brasileirão de 2009. Saindo do fundo do poço, vários pontos atrás dos líderes, o rubro negro da Gávea usou como ninguém a sabedoria do chinês fantástico, que 500 anos antes de Cristo, escreveu o seu sensacional livro.

E ensinava Sun Tzu: “Lutar e vencer todas as batalhas não é a glória suprema: a glória suprema consiste em quebrar a resistência do inimigo sem lutar… O guerreiro vence os combates não cometendo erros. Não cometer erros é o que dá a certeza da vitória, pois significa conquistar um inimigo já derrotado”. 

Os nossos adversários abusaram do direito de errar: O Palmeiras passou quase vinte rodadas sendo líder, menosprezou a todos, assumiu sua condição de campeão por antecipação e viu-se o título lhe escapar, e quando seu exército quis reagir já era tarde. Aliás, o exército palmeirense se esqueceu de ler a página 56 do livro de Sun Tzu: “Quem não for precavido e fizer pouco dos seus adversários, certamente será capturado por eles”.

Final melancólico do alviverde paulista: terminou fora até da libertadores; O São Paulo – cheio de empáfia, o que já é natural e por isso Nelson Rodrigues dizia que não havia solidão maior do que a companhia de um paulista – quando assumiu a liderança talvez precisasse das sábias palavras da página 64 da Arte da guerra: “Clamor noturno indica nervosismo. O medo torna os homens inquietos, levando-os a gritar de noite… Se há confusão no acampamento, o general tem pouca autoridade…”.

A troca de socos entre os jogadores paulista (André Dias e Hugo), no jogo contra o time do Vitória, mostrou a desunião do grupo e não há vitória em exército desunido. Já  o nosso rubro negro, leitor assíduo de Sun Tzu, sabia que a página 86 era uma das mais importantes: “O general habilidoso conduz seu exército como se estivesse levando um único homem. Compete a um general ser calado e, assim, assegurar o sigilo; honesto e justo, mantendo dessa forma a ordem. Deve ser capaz de confundir seus oficiais e soldados com relatórios e aparências falsas, mantendo-os em total ignorância”.

Então, o técnico Andrade agiu exatamente assim: se fazendo de morto… O tempo todo dizendo que o único objetivo do FLAMENGO era “apenas” conquistar uma vaga no G4, para disputar a libertadores. E na verdade, a vaga que o time da Gávea queria era a primeira. Era o título.

Por isso, ao assumir a liderança, na penúltima rodada do campeonato, fez valer os ensinamentos da página 81 de Sun Tzu: “Para o soldado, dominar a rapidez é de suprema importância e ele jamais deve perder oportunidades”.

E o FLAMENGO não desperdiça as oportunidades, afinal está lá no seu hino: “Vencer, vencer, vencer… (seis) vezes FLAMENGO, FLAMENGO até morrer…”.

P.S. Já ia esquecendo… Aceito mesmo as batatas (que é ótimo para comer com bacalhau), pois no próximo ano, teremos a boa companhia, novamente, do nosso ‘co-irmão’ Vasco, e isso nos dá a certeza, de pelo menos seis pontos já garantidos…

Francisco Edilson Leite Pinto Junior é professor, médico e escritor

Compartilhe:
Categoria(s): Fred Mercury

Comentários

  1. Daniel Dantas diz:

    Aproveite esse momento. Daqui há dezesete anos vocês seram campeões de novo.

  2. Sandra Raissa F de L Escóssia de Oliveira diz:

    Caro doutor, vá esperando ganhar pontos contra o Vasco no próximo ano e comemorando antecipadamente esses pontos, viu?? Seu “P.S” vai de encontro ao seu texto, imita a “natural empáfia” do time do São Paulo e ainda o faz demasiadamente incoerente. Certamente, diferentemente do Andrade, o senhor não leu o “Arte da Guerra”, em sua íntegra… rsrsrsrsrsrs!!

  3. Bruno Barreto diz:

    Apesar de vascaíno não vou fazer críticas ao conteúdo do texto. Quem é campeão tem todo o direito de comemorar. Prefiro reconhecer que o colaborador fez um texto genial. Se o editor chefe da Revista Placar, Sérgio Xavier Filho, lê esse material o publica como matéria alusiva ao título. A Placar costuma buscar o “diferente” qd um time conquista um campeonato importante.

  4. Francisco diz:

    Seis pontos, não, dezoito. Seis do vasco, seis do flu e mais seis do botafogo, kkkk. É o único time q já entra com 18 pontos garantidos.

  5. Hugnelson diz:

    Sandra Raissa. Assino embaixo de seu comentário!!!

  6. JORGE LUIZ diz:

    Caro “torcedor” Rubro negro, vc é mais um daqueles que aparecem somente quando ganham, sendo que nos últimos dezesseis anos, vinham ganhando somente o “carioquinha”. Vcs viram a semelhança do nome do campeonato que o Urubu gosta mais com o nosso feijão de cada dia?? pois é meu caro, “Carioquinha” todo mundo come, ou todo clube ganha, já os títulos de importância são raros na sua coleção. Vamos agora as mentiras que de vez em sempre, ganhando ou não, os “Burros-negros” gostam de proliferar.
    1) Somos a maior torcida do mundo – Mentira, em 2007, foi a 12ª média de público do brasileiro, perdendo para torcidas de times pequenos;
    2) Zico é o maior jogador do Brasil: Mais uma mentira, nunca ganhou nada a nível mundial, até Roque Júnior foi campeão do mundo, o Zico é um pé-frio, nunca ganhou nem como jogador nem como dirigente;
    3) Somos Hexa campeão: Essa é a maior mentira, e eu não tenho nem medo de apostar, para os torcedores de televisão e radinho, que somente veem e ouvem o que a sai na Globo, é só verificar no site da CBF, FIFA, ou fazer uma busca minuciosa no Google. E essa mentira vem sempre acompanhada de outras duas “A CBF já reconheceu” ou “O Sport concordou em dividir o título” são elas, mas não passa de mais mentira. A justiça já deu a causa ganha ao Sport em 2006, de forma definitiva, transitado em julgado, e a CBF, mesmo que queira, não pode reconhecer o Urubu como campeão. Dizem também que o Urubu era da primenria divisão e o Sport e Guarani de segunda, como pode?? o Guarani foi o terceiro colocado em 1986!! Mentira tem perna curta!!
    4) Eu sou campeão do mundo: Isso é que não é, no site da FIFA, encontramos a inscrição INTERCONTINENTAL CUP, para o título que, dizem, ser um título mundial, e os verdadeiros mundiais, disputados desde 2000, são inscritos como FIFA CLUB WORLD CUP, até o Santos tem, segundo a FIFA, 2 International Cup, em 62 e 63.
    5) e sobre essa coisa de “Próximo ano já temos 6 pontos garantidos” é conversa pra boi dormir, afinal entre 1994 e 1999, os Urubus da gávea ficaram nada menos do que 6 anos sem ganhar em oito jogos disputados, e nos últimos anos sempre perde uma pro Vasco, e tem mais, esse ano, que o Vasco emprestou seu brilho à Série B, ganhamos de 2 x 0 fora o Show, mesmo o juiz expulsando o nosso melhor jogador, Carlos Alberto, e para completar, ganhamos em todas as divisões de base, somente para mostrar nossa força.
    TREMAM ADVERSÁRIOS, ACABOU A MOLEZA, VAMOS BOTAR PARA QUEBRAR EM 2010, PREPAREM OS PANOS-DE-CHÃO PARA ENXUGAR AS LÁGRIMAS.

  7. ze roberto diz:

    Isso é ser Flamengo: TIRAR ONDA.
    Se assim não for,não tem graça.
    PS: Doutor,faça como eu,diga: Homi,vá cagar!

  8. ze roberto diz:

    Ah! Sobre este livro e autor,eu nada sei,só cheguei na CARTILHA DE SARITA.
    “….O Coelinho de Sarita é Bibí…” Assim me ensinou Dona Mana,lá na Doze Anos.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.