A saúde em Mossoró chegou a um cenário surreal. Quem nos revela uma mostra disso é o internauta Gilnete Filho.
Segundo o seu relato, o assistido pelo Sus é menos maltratado do que aquele detentor de plano privado. Leia-o abaixo:
Caro Jornalista Carlos Santos,
Em nossa Mossoró acontece um fato inusitado e preocupante. Uma piada mostra o que quero dizer: Ao chegar em uma clinica particular de Mossoró, o sujeito se depara com duas filas de espera, uma média e outra enorme e pergunta a atendente:
– Qual dessas filas é a do SUS?
A atendente responde:
– Nenhuma. A fila média é da Hapvida e a maior é da Unimed. A do SUS, o pessoal chega de madruga e logo é atendido e vai embora.
O que os Planos de Saúde estão fazendo com seus usuários não existe. Só se consegue consulta para no mínimo um mês.
Grato.
Gilnete Ferreira da Rocha Filho – gilnete@hotmail.com
Tem toda razão a colaboradora… Um dia desses liguei para uma atendente e disse que queria fazer uma consulta.. ela me´perguntou qual o plano. E disse é o SUS MELHORADO (isso se tratando da Unimed). Fui logo advertido pela mesma.. O SUS ESTÁ MUITO MELHOR!!!!
Assino em baixo,se é que isso,vale alguma coisa,meu testemunho(isso é a moda do povo das bandas de forró),precisei de um oftalmologista,no dia 04,/08,liguei e uma atendente,perguntou,”é algum convênio ou particular”,caí na besteira de dizer que era pela Unimed,pois,este é o meu plano(ui!),ela disse:”tá marcada,para o dia 04/11″,isso é um absurdo,agora digo,se ela me esperou,também cansou,fui não.
Carlos Santos outra situação vexatória é essa história de consulta “por ordem de chegada”, o profissional de saude por necessidadeter um status de rico, mantém vááááááááááááários empregos, então nós pobres mortais somos obrigados a enfrentar uma verdadeira maratona de espera para sermos atendidos embora que na condição de Particular, e´perdemos horas a fio como se fossemos um bando de desocupados.
Engraçado, muitas pessoas passam meses e até anos dando dinheiro de graça para esses “planos de saúde”. Se essas mesmas pessoas depositassem esse dinheiro numa Caderneta de Poupança, teriam dinheiro de sobrar para pagar uma consulta e fazer algum exame.
Assisti há poucos dias o documentário Sicko, do diretor americano Michael Moore. Ele denuncia o drama dos segurados dos planos de saúde americanos. Em contraponto, mostra os sistemas de Saúde da França, do Canadá e de Cuba, onde a universalização dá a população uma vida de sonhos,se comparada a outros lugares. Parece que aqui, como nos EUA, nem pagando você tem assistência razoável. A culpa não é dos médicos. Estudam 6,8,10,12 anos para iniciarem na profissão e são pagos com salários vergonhosos. Fora os riscos que correm ao atenderem sem mínimas condições de segurança. A culpa é dos…a gente sabe de quem…
Há tempos que a situação dos usuários da UNIMED está assim. O assunto já foi até matéria em alguns jornais impressos da cidade e, até aqui, o Ministério Público, que tem o papel de defender a sociedade, estranhamente faz de conta que não tem nada a ver com isso. Estranho, muito estranho mesmo esta omissão do MP!
Amigos, melhor que a Unimed, melhor que o hapvida e melhor que SUS é o plano de súde REAL NA FRENTE. Pago todo mês um absurdo a Unimed. Precisei outro dia fazer uma ultrasonografia a atendente do médico disse que só tinha vaga na outra semana, e olhe que era uma terça-feira. Em seguida optei por pagar na hora, no plano real na frente. Pasmem, fui atendido na hora, a frente até dos que chegaram antes de mim. O Everton Carlos tem toda razão, se depositasse numa poupança todo mês o que pago sairia muito mais em conta. E viva o Ministério Público. Paaaaraaaaabenssss!!!!!!!!
O problema é do modelo de saúde. Plano de saúde é para ganhar de dinheiro, não para salvar vida. eles não funcionam em parte alguma. O filme citado pelo Sr. Igo SICKO: SOS Saúde merece ser assistido, e debatido também. O filme mostra a realidade do modelo de saúde privado (americano, por exemplo) e a do modelo de saúde universal ( O Inglês ). A crise da saúde em Mossoró é ética e moral, além de gestão. Continuará sendo uma das mais valorizada moeda (eleitoral) do mercado mossoroense. Nos últimos dias os jornais oficiais de Mossoró só falam da possibilidade de parceria entre a prefeitura e algumas instituição privada, assim não tem SUS que resista. o SUS é o caminho, claro, não com essa turma comandando. para dar certo o SUS tem que contar com o seu/nosso controle.