• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 11/01/2009 - 19:34h

SUSpeito…

A Constituição Federal de 1988 – que nem sei se ainda existe mais neste país, pois diversas foram as vezes em que a mesma foi rasgada – declara no seu artigo 196 que a “saúde é um direito de todos e um dever do estado”. Lindo, não?!  

Esta mesma Constituição – que nem sei se ainda existe… – juntamente com a Lei Orgânica da Saúde (8080/90) permitiu que fosse criado o SUS – Sistema Único de Saúde, “com a finalidade de alterar a situação de desigualdade na assistência à saúde da população, tornando obrigatório o atendimento público de qualquer cidadão”.

Portanto, o SUS é sem dúvida o maior programa de inclusão social, não só deste País, mais também do mundo.  Entretanto, o que é mais interessante – e por que não dizer: SUSpeito – é que essa inclusão social não inclui nenhum governante.

Deu pra entender? Não?

Pois vou tentar explicar: quando os nossos ‘queridos’ governantes adoecem, nenhum, isto mesmo, nenhum procura os nossos hospitais públicos. Todos eles têm seus planos de saúde e são atendidos nos excelentes hospitais e clínicas particulares com mármore, granito e aço escovado; e nestes hospitais não existem filas, distribuição de fichas de madrugada, macas enferrujadas, nem falta de material e nem de profissionais de saúde.

Então, por que os nossos governantes não querem ser atendidos nos hospitais do SUS? Taí uma pergunta que faço todo santo dia a mim mesmo e não consigo responder, muito provavelmente deve ser pela minha escassez de neurônios (saiba caro leitor que nasci numa cidade muito quente do interior do Estado e na infância não dei ouvidos aos conselhos de minha mãe: “Menino, coloque essa chapéu senão o sol vai rachar a sua cabeça…”).

Pois bem, o sol queimou quase todo o meu cérebro e o meu reduzido número de neurônios não consegue explicar essa questão.

Ora, se saúde é um direito de todos e um dever do estado, se todos foram criados à semelhança de Deus, se o SUS é o maior programa de inclusão social do país, etc, etc… por que não incluir os nossos governantes no SUS?

A não ser que eles não concordem que o SUS seja tão belo quanto eles dizem. Será que eles não acreditam no SUS? 

Não sei por quê, mas me veio agora à lembrança de Cristo (pra quem não sabe, Ele foi aquele que morreu na cruz para livrar-nos dos nossos pecados) que podia muito bem ter feito como os nossos governantes… Ele poderia ter colocado Pedro, ou quem sabe João, para morrer no seu lugar, mas não: Cristo sabia que o discurso tinha que corresponder à prática.

É triste, mas na minha escassa lucidez (pela falta de neurônios), só posso chegar à conclusão de que o SUS é ótimo, para os outros, é claro; porém não para os nossos governantes.

Fiz todo esse preâmbulo acima apenas para sugerir aos promotores de saúde que se realmente quiserem resolver o problema do SUS no nosso Estado, lutem para que os nossos ‘queridos’ governantes – juntamente com os seus parentes de primeiro, segundo, terceiro e quarto grau, e mais todos os seus ‘amigos’ e bajuladores afins – sejam obrigados a serem atendidos – por qualquer problema de saúde, desde cólicas menstruais até infarto agudo do miocárdio – nos hospitais e ambulatórios da rede pública de saúde do SUS.

Aí, com certeza, não teremos mais as ‘ilegalidades’ das cooperativas médicas, nem muito menos a falta de leitos nos hospitais, nem a falta de medicamentos, nem a falta de profissionais de saúde que, trabalhando em condições dignas e recebendo dignos salários – já que as bandas fantasmas deixariam ‘de tocar’ e as ‘Higias’ da vida não existiriam mais… – ficariam felizes e a população seria a maior beneficiada.

Enquanto isso não acontece, só nos resta achar uma coisa: o SUS é muito SUSpeito… Ah! Isso é…

Francisco Edilson Leite Pinto Júnior é professor, médico e escritor – edilsonpinto@uol.com.br

Compartilhe:
Categoria(s): Fred Mercury

Comentários

  1. lindomar silveira diz:

    Houve um tempo em que os melhores hospitais publicos do Inamps , reservavam leitos especiais para autoridades… em SP., Rj, Mg., Df., hoje devem servir para os ASG dos ministerios, secretarias e por aí vai.

  2. Sandro diz:

    Perfeito, esse artigo. Parabéns ao autor e ao blogueiro por publicar.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.