quarta-feira - 03/08/2011 - 05:58h
Leonardo Rego e DEM

Festa com foco duplo em Pau dos Ferros

Festa com duplo foco em Pau dos Ferros, definida para o próximo sábado (6).

Prefeito Leonardo Rego (DEM) aniversaria e o Partido Democratas realiza convenção municipal, no Éden Clube.

Tudo começará ao meio-dia.

A expectativa é de participação da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), senador José Agripino (DEM), deputados estaduais, prefeitos e vereadores da região.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
segunda-feira - 18/07/2011 - 20:09h
Sucessão em Natal

Agripino preserva seu bambino

O senador José Agripino (DEM) não está disposto a colocar seu bambino, deputado federal Felipe Maia (DEM), na boca quente da sucessão de Natal.

Sua aposta, pelo o que é facilmente visto dessa distância aqui, ó, é em cima do deputado federal Rogério Marinho (PSDB).

Felipe, outra vez, deverá ser preservado.

O mar não está para peixe nem peixinho. Só tubarões.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sábado - 16/07/2011 - 21:38h
DEM em Natal

Agripino defende governo de Rosalba Ciarlini

“Rosalba é uma gestora competente, tem enfrentado dificuldades, mas é incansável na luta para reerguer nosso estado e principalmente é uma administradora de mãos limpas. Nela a gente pode confiar”.

Essas declarações foram feitas hoje em Natal, na Convenção Municipal do DEM, por seu dirigente nacional, senador José Agripino (DEM), numa referência à governadora Rosalba Ciarlini (DEM).

A governadora foi representada pelo secretário de comunicação, Alexandre Mulatinho, pois estava na convenção de Mossoró, onde o partido é presidido pelo ex-deputado Carlos Augusto Rosado – seu marido.

Na capital, os membros do diretório foram reconduzidos aos cargos. O presidente permanece o empresário Marcílio Carrilho, tendo como vice o vereador Ney Júnior.

Compartilhe:
Categoria(s): Primeira Página
quinta-feira - 14/07/2011 - 16:22h
Natal

DEM fará convenção municipal no próximo sábado

O diretório do Democratas em Natal realizará no próximo sábado (16) a convenção municipal para a escolha dos novos dirigentes do DEM na capital potiguar.

O evento ocorrerá na sede do partido (Av. Amintas Barros 4488, em Morro Branco) a partir das 10h e será uma convenção cartorial.

O presidente nacional da legenda, senador José Agripino, que também comanda o diretório estadual, confirmou presença no evento e afirmou que a grande festa do Democratas no Rio Grande do Norte acontecerá durante a convenção estadual (programada para o dia 20 de agosto).

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 11/07/2011 - 19:57h
Princípio da Impressoalidade

Gestores personalizam obras e ridicularizam Constituição

Um dos princípios constitucionais da administração pública é o da “impessoalidade”. O que ele significa? Simples: O governo é impessoal, não pode ser particularizado ou incensado em nome de alguém em especial.

Claro que é letra morta. Na prática, não vale coisíssima nenhuma. Está consagrado no “caput” do Artigo 37 da Constituição Federal. E daí: E daí, nada. Não tem qualquer valor. É permanentemente desmoralizado por todos, da esquerda à direita.

É mais um engodo constitucional, que diariamente atestamos nas propagandas e noticiário na imprensa.

O Rio Grande do Norte não é uma exceção. Por mais que tenhamos intervenções e questionamentos vindos de entidades da sociedade civil e do Ministério Público, o abuso continua e vai ser vida longa, sobretudo porque faz parte da cultura política nativa a divinização de nomes e a louvação de marcas e símbolos pessoais.

A cada mudança de administração, do município ao governo federal, mudam slogan, alteram logomarcas e remexem em cores que associem feitos do ente público ao presidente, governador, prefeito. O jogo semiótico é feito com cuidado científico.

No curtíssimo espaço de tempo em que ficou na condição de governador, Iberê Ferreira (PSB) jogou no ar uma identidade visual do seu governo, em que destacava o “I” do seu prenome. A Justiça, provocada, desmanchou o abuso.

A atual governadora Rosalba Ciarlini (DEM) chegou ao requinte do personalismo quando era prefeita de Mossoró, mandando que o piso de escolas, praças e outros equipamentos públicos, feitos e mantidos com dinheiro do contribuinte, tivessem arranjos de uma “rosa”. Ou seja, uma homenagem à própria.

Por que não se utiliza, em toda administração pública, dos municípios à União, apenas o brasão estatal em vez de peças de marketing personalizadas? Por que não aparece um parlamentar propondo essa mudança, através de projeto de lei?

Além desse abuso, é ainda frequente a apropriação de feitos. Um administrador inaugura ou anuncia algum projeto, que na verdade é originário de antecessor. Às vezes muda só nome ou fachada, para fazer a mesma coisa, sem citar por dever de justiça, que é resultado de gestão passada.

Mas na tradição político-administrativa brasileira há crime ainda mais hediondo: muitas vezes, o administrador encerra de vez algo que está dando certo, em favor da população, para não exaltar seu idealizador, um adversário. O Programa do Leite no Rio Grande do Norte foi extinto no governo José Agripino, hoje senador, porque era ideia da administração Geraldo Melo.

Garibaldi, exceção

Por favor, mas nem tudo está perdido. Lembro um caso à parte, que merece aplauso. Eleito governador em 1994, Garibaldi Filho (PMDB) – hoje ministro da Previdência Social – inaugurou algumas obras derivadas das gestões José Agripino-Vivaldo Costa, proclamando essa origem. Foi o caso, por exemplo, da Rodoviária Diran Ramos do Amaral, em Mossoró, concluída por ele.

Como temos um povo em sua grande maioria alienado, vítima do analfabetismo político, além de alheio ao papel de seus agentes públicos, todos esses vícios prosperam sem maiores dificuldades.

Sai administrador, entra administrador, e o quadro não muda. Não muda porque o povo ainda não teve meios para também mudar, tangido em sua ignorância para apenas dizer “sim” a tudo.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Opinião da Coluna do Herzog
sábado - 02/07/2011 - 08:37h
De olho no futuro

Wilma enxerga atmosfera perfeita para voltar à prefeitura

A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) dá sinais de que será candidata à Prefeitura do Natal em 2012. A conjuntura, hoje, é plenamente favorável à ex-prefeita (três vezes) da capital.

O cenário é de terra arrasada em Natal e em termos de Governo do Estado, a gestão Rosalba Ciarlini (DEM) parece uma biruta de aeroporto (sinalizador de direção de vento): não tem rumo definido.

A reunião de Wilma com vereadores do seu partido, em Natal, esta semana, marcou uma postura política esperada: o PSB é oposição à prefeita Micarla de  Sousa (PV), a quem não apoiou em 2008. Estarão em lados opostos na campanha do próximo ano.

Wilma tentou chegar à prefeitura pela primeira vez em 1995, sendo derrotada pelo deputado estadual Garibaldi Filho (PMDB). À ocasião, era ainda a Wilma “Maia”, casada com o ex-governador Lavoisier Maia.

Em 1996 foi eleita deputada federal constituinte com votação estelar.

Wilma precisa sair das "sombras"

Depois, em 1988, voltou à carga, atropelando o deputado federal Henrique Alves (PMDB) à Prefeitura do Natal.

Fez o sucessor em 1992, engenheiro sanitarista Aldo Tinoco (PDT).

Já em 1994 teve empreitada frustrada ao governo estadual, ficando em quarto e último lugar. Porém em 1996 retomou a Prefeitura do Natal numa atmosfera parecida com a atual, em que seu sucessor, Aldo, era campeão de rejeição.

Reeleita em 2000, Wilma ousou além da conta em 2002: renunciou ao mandato e disputou o Governo do Estado. Passou por cima de adversários de peso – senador Fernando Bezerra (PTB) e governador Fernando Freire (PP).

Reeleita em 2006, quando derrubou o “invencível” Garibaldi Filho, procurou uma vaga ao Senado ano passado. Mas ficou para trás na corrida direta por uma das duas vagas, conquistadas pelos senadores José Agripino e Garibaldi Filho.

O ano de 2012 é o tudo ou nada para a incansável Wilma, que ganhou o epíteto de “guerreira”.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
segunda-feira - 13/06/2011 - 15:20h
Missão de paz

Rosalba faz mais uns agrados ao Governo Dilma

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) está em Brasília. Entre os vários contatos de trabalho, um em particular, com conotação político-pessoal.

Ela participa agora à tarde da posse da ex-senadora e amiga, Ideli Salvatti (PT).

A ex-senadora assume a pasta das Relações Institucionais. Há poucos dias, a ex-senadora foi hóspede de Rosalba em Tibau (casa de praia da governadora, a 42km de Mossoró).

Nota do Blog – Rosalba costura meios para reduzir a distância em relação ao Governo Dilma Roussef (PT).

Sabe que a generosidade do Palácio do Planalto pode ajudar, sobremodo, a enfrentar as dificuldades que enfrenta na gestão estadual.

O problema é que da mesma forma que mostra interesse em ter uma relação amistosa, de benefício ao seu governo, assiste aliados como o senador José Agripino (DEM) e deputado federal Rogério Marinho (PSDB), fazerem o inverso.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.