• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
quarta-feira - 13/05/2015 - 22:16h
Crise

Táxi-lotação e Câmara conhecem projeto sobre ônibus

Operação de sistema coletivo assusta taxistas que temem esvaziamento de atividade na cidade

Na manhã desta quarta-feira, 13, o Presidente da Câmara Municipal de Mossoró. Jório Nogueira (PSD), ao lado dos demais vereadores, se reuniu com Secretário de Mobilidade Urbana de Mossoró, Charlejandro Rustayne, e representantes dos taxistas.

Houve movimento dos taxistas em frente ao Legislativo. Daí surgiu rápida ação do presidente, promovendo a reunião. Eles temem que reestruturação dos coletivos urbanos acabe por aniquilar sua atividade como táxi-lotação.

Reunião ocorreu em sala de reuniões da Câmara (Foto: CMM)

O objetivo da reunião com a presença do secretário Charlejandro Rustayne foi o de apresentar o projeto do novo Transporte Público de Passageiros Emergencial por Ônibus em Mossoró.

Durante a reunião, Charlejandro apontou estratégias que irão favorecer o bom funcionamento do novo sistema. Entre eles estão:

– Alocar taxistas de outros municípios em dois pontos da cidade e determinar seu itinerário;

– Conduzir os taxistas de lotação aos pontos turísticos da cidade, como hotéis e pousadas, atendendo a demanda daquele local;

– Definir valores da Bandeirada, Bandeira 1 e Bandeira 2;

– Fiscalização do transporte.

O secretário explicou que os taxistas de outros municípios irão desembarcar os passageiros em dois terminais. Um dos terminais será localizado em frente ao Aeroporto de Mossoró, e o segundo terminal será onde funciona a Feira do Bode.

“Os taxistas de municípios circunvizinhos passarão a ter um destino final. E, a partir deste destino terá a opção de um taxi, mototaxi ou transporte coletivo para chegar ao centro da cidade”, explicou.

Além dos mecanismos de saída apresentados pelo Secretário para o bom desempenho da nova mobilidade de Mossoró, foi exposto benefícios à população.

“O usuário de transporte público vai deixar de passar horas em um ponto de ônibus. A partir do próximo mês, esse tempo de espera cai para em torno de 15 minutos”, disse.

Ainda, foi apresentado que além das linhas já existentes, outras duas foram acrescentadas no projeto. “Com esse novo sistema além da ampliação das linhas existentes, está sendo inseridas ao projeto outras duas linhas que atenderão o público das universidades e do shopping”, comentou.

O representante dos taxistas Willamy Fernandes, se opôs ao projeto que exclui o serviço de taxi lotação. “Não será possível honrar nossos compromissos apenas trabalhando em hotéis ou pousadas com o serviço do taxímetro”, disse.

Jório sugeriu que segmento faça projeto alternativo.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública

Comentários

  1. Rosilene Rocha Soares Pinto diz:

    Se funcionar realmente, o Prefeito marcou um golaço por minimizar o problema do transporte público em Mossoró.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.