Os taxistas têm o que comemorar. Após atos do Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (INMETRO), Governo Federal, Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN) e Governo do Estado, a classe que é de fundamental importância para a mobilidade, passou a não pagar taxa de verificação dos taxímetros, teve o prazo de verificação ampliado de um para dois anos e agora terá atendimento na nova Central do Cidadão Zona Oeste, localizada na Rodoviária de Natal, a partir da próxima semana.
A verificação do correto funcionamento dos taxímetros, realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte – IPEM – RN, passou por mudanças anunciadas há cerca de dez dias, pelo governo federal, por meio da Medida Provisória nº 1.305/2025, que isentou a cobrança das taxas de verificação inicial e subsequente de taxímetros e aumentou o período para a verificação periódica obrigatória de um para dois anos.
Os certificados de verificação emitidos em 2025 terão sua validade automaticamente estendida até completar dois anos, ou seja, permanecerão válidos até 2027. Da mesma forma, etiquetas com a inscrição “verificado até 2026” serão aceitas até 2027.
É importante alertar que os taxímetros que ainda não foram verificados em 2025 devem comparecer ao IPEM – RN para a vistoria. De acordo com o cronograma publicado no início do ano, os táxis de placa final 7, 8, 9 e 0 devem realizar a vistoria nos meses de julho, agosto, setembro e outubro, respectivamente.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Faça um Comentário