O Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou nesta segunda (21) uma lista com os nomes de 4.922 gestores públicos que estão impedidos de disputar as eleições de outubro.
Eles ficaram inelegÃveis porque tiveram suas contas dos últimos anos rejeitadas por mau uso do dinheiro da União em convênios de estados e municÃpios com entidades federais.
A grande maioria dos integrantes da lista é de funcionários de carreiras ou de cargos de confiança, e a maior parte não pretende disputar a eleição. Mas o que tiver essa pretensão será barrado na Justiça Eleitoral.
A lista do TCU, entregue nesta segunda-feira pelo presidente do tribunal, Ubiratan Aguiar, ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, tem 7.854 condenações – um mesmo gestor é punido mais de uma vez.
O número de condenações e de gestores aumentou em relação à última lista do TCU, divulgada nas eleições municipais de 2008: ela continha 4.840 condenações de 3.178 pessoas.
Veja AQUI a lista Ficha Suja do TCU com polÃticos e servidores de carreira com atuação no Rio Grande do Norte.
Caro amigo/jornalista Carlos Santos. Pelo o que eu li, e até onde tive a paciência de encarar a lista, só encontrei gente miúda, ou seja laranjas. Os tubarões da polÃtica do RN que tem ficha suja, e nós sabemos quem são, estão livre, leve e soltos para continuarem a prática da ‘polÃtica’ da boa vizinhança, no caso, toma lá dá cá, se o eleitor bobo concordar, claro. Vide como exemplo, a eleição em Tibau. Foi eleito um menino, isso mesmo Carlos, um garoto na idade da puberdade, para ludibriar justiça eletoral, cuja administração do municÃpio será conduzida pelo pai, Sidrônio Freire, como veremos mais adiante. Pobre Tibau!
Eleição no Brasil é semelhante à quela música que diz: “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”.