Nesse sábado (12) e domingo (13), Mossoró terá apresentação de espetáculos que percorrem o Brasil com grande sucesso, além de passagem pelo exterior. O projeto Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) vai estar no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, às 20h, nas duas datas.
A “Turnê da Liberdade” Norte e Nordeste, que conta com o patrocínio da PetroReconcavo, através da Lei de Incentivo à Cultura, celebra os 200 anos de Independência do Brasil na Bahia. A Orquestra Neojiba e o Coro Juvenil do Neojiba estão reunidas para esses shows.
Os grupos, que somam 150 jovens instrumentistas e cantores, estão percorrendo sete cidades do Norte e Nordeste do país, sendo Mossoró a única do interior. Além das apresentações sinfônicas, o coro apresentará uma ópera nordestina no sábado, herdeira do movimento armorial, idealizado na década de 1970 pelo escritor Ariano Suassuna para estimular a criação de obras que valorizem a arte popular do Nordeste. É a obra “Dulcinéia e Trancoso.”
No domingo, os concertos sinfônicos terão obras de compositores brasileiros contemporâneos, como “É doce morrer no mar”, para coro à capela, de Dorival Caymmi e arranjo de Ernst Widmer; “Estamos em pleno Mar”, do carioca André Mehmari, com letra do poeta Castro Alves; “Traços Brasilis”, do baiano Wellington Gomes, e “Canticum Naturale”, do catarinense Edino Krieger. O maestro é Eduardo Torres.
As apresentações também trarão compositores europeus consagrados, como o checo Antonín Dvořák, com o “Romance op. 11 para violino e orquestra”, e Robert Schumann, com o “Concerto para violino e orquestra em ré menor”. As peças de Dvořák e Schumann terão como solistas os spallas (primeiros-violinos) da Orquestra Neojiba, Eliel Santana e Isabela Rangel.
Acesso
A entrada é gratuita e os acessos já podem ser solicitados no www.sympla.com.br, com produção local assinada por Katharina Gurgel.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Faça um Comentário