Nos últimos tempos, a tecnologia tem avançado rapidamente. Contudo, a inclusão por meio dessas inovações nem sempre acompanha o mesmo ritmo.
Para se ter uma ideia, em plena Era 5G, menos de 1% dos sites brasileiros se preocupam com a acessibilidade digital, segundo estudo conduzido pela BigDataCorp, em parceria com o Movimento Web para Todos. Com aplicativos e sistemas em geral, isso não é muito diferente, comprometendo seriamente o atendimento das pessoas com deficiência.
Felizmente, novas soluções e iniciativas estão surgindo para criar um ambiente mais inclusivo e justo, levando em conta as diversas necessidades individuais. Elas não apenas ampliam o acesso às tecnologias, mas também promovem uma sociedade mais igualitária.
Plataforma para educação
Assim, sistemas de Gestão Acadêmica e Secretarias Digitais vêm evoluindo para garantir mais inclusão no ambiente educacional. Um exemplo é o JACAD, plataforma desenvolvida pela SWA e voltada à gestão da educação, que acaba de passar por melhorias para ampliar sua acessibilidade. Usada por alunos, professores e gestores, a ferramenta agora oferece opções de personalização que atendem diferentes necessidades de acesso.
“Já contávamos com funcionalidades voltadas à acessibilidade, mas agora tornamos o sistema mais robusto e único”, afirma Leandro Scalabrin, fundador da SWA. “Ao acessar a plataforma, os usuários podem adaptá-la para pessoas surdas, idosos, pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), baixa visão, entre outras condições que exigem atenção diferenciada.”
Para mais informações, acesse: //www.jacad.com.br/
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Faça um Comentário