O Ministério Público (MP), através da 4ª Promotoria de Justiça, promoveu hoje (quinta-feira, 25), uma audiência pública para discutir a situação do transporte escolar na rede pública estadual, em especial a suspensão do serviço que tem prejudicado centenas de estudantes. Na ocasião, as autoridades informaram que esperam que o serviço seja retomado no inÃcio de julho.
Durante o encontro, o Governo do Estado anunciou – através de Rina Márcia, diretora da Regional de Educação sediada em Mossoró –  que sete ônibus vão ser enviados para fazer o transporte dos estudantes da zona rural. A Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) deverá assinar um convênio com o Governo do Estado para realizar o transporte de alunos com estes ônibus.
A expectativa é que no dia 1º de julho os ônibus retomem o transporte de alunos da zona rural.
Parceria
A secretária municipal da Educação, Iêda Chaves, ponderou que mesmo não existindo convênio, a Prefeitura tem sido parceira e colaborado com o Estado dentro de suas possibilidades.
O problema da falta de transporte escolar se arrasta desde o inÃcio do ano letivo e tem prejudicado cerca de 300 alunos da rede estadual e municipal de ensino. Segundo representantes de escolas, que estiveram presentes no encontro, a maioria dos alunos está perdendo aula.
Os que estão indo precisam pagar em média R$ 20 por dia para poderem chegar à escola.
A audiência pública de hoje foi provocada pelos vereadores Genivan Vale (Pros) e Tomaz Neto (PDT). No dia 13 de maio, quando os estudantes interditaram a RN-015 em protesto contra a falta de transporte escolar, os vereadores foram ao Ministério Público pedir a intervenção do órgão a fim de contribuir para solucionar este problema.
Na terça-feira (23) em Natal, o deputado estadual Manoel Cunha Neto (PHS), o “Souza”, já tinha conversado sobre o assunto com o secretário da Educação do RN, professor Chagas Fernandes (veja AQUI).
Faça um Comentário