terça-feira - 09/11/2010 - 17:57h

Três ângulos interessantes em sessão da Câmara de Mossoró


A Câmara de Mossoró realizou sessão solene hoje no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Pelo menos três registros podem ser feitos, quanto a aspectos do evento.

1 – Chamou a atenção o tititi prolongado à mesa de autoridades, entre a senadora-governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM), homenageada especial do evento, com a deputada estadual Larissa Rosado (PSB), sua "adversária" política e prima em segundo grau. Tinha gente incomodada. Larissa representava a Assembleia Legislativa e sua mãe, deputada federal Sandra Rosado (PSB);

2 – Causou espécie e riso o bolo cenográfico bancado pela Prefeitura de Mossoró, para marcar o aniversário de emancipação política do município. A ideia ufanística de estilizar o desenvolvimento na peça artística, passou a impressão que era o aniversário de Dubai e não de Mossoró, tamanho os "arranha-céus";

3 – Continua sendo um absurdo a agressão à sua história, que Mossoró se permite ao consignar o 9 de novembro com data de sua emancipação. Estudiosos, pesquisadores e historiadores atestam em tom uníssono que a data correta é 15 de março.

Foto – Rosalba recebe medalha da prefeita de direito Fátima Rosado (DEM), ladeada pelo presidente da Câmara, Claudionor dos Santos (PDT); vereadoras Maria das Malhas (PSL) e Cláudia Regina (DEM).

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria

Comentários

  1. itamar de sousa diz:

    “eles” mudam nome de cidade,[SAO SEBASTIAO],mudam nome de bairro[30 de setembro] por que nao comemorar uma data que nao coincide com o que dizem os estudiosos,isso p “eles” è fichinha……como diz o BORIS CASOY [aquele do CCC] TÁ TUDO DOMINADO!!!!!

  2. Izaurinha diz:

    era só o que faltava!!!! a patotinha tem que aceitar a idéia que Larissa será a força presencial dos anos vindouros na política local indicada pela rosa gov,. q fique claro ela é menos ofensiva que a idéia da fertilização in vitro ao nome do p. franc carlos e seu “pagem” gustavo rosado.

  3. Mendes diz:

    A data correta é 15 de março de 1852, sem dúvida, pois foi quando Mossoró foi emancipada politicamente e em 2010 completa 158 anos.

    Falta só bom senso pra perceber que a data de 9 de novembro é o dia que Mossoro é elevada à categoria de cidade, o que foi um erro dos legisladores da época, pois no Brasil se eleva uma Distrito à categoria de cidade no momento em que se institue um município para que aquele referido distrito venha a sediá-lo a partir daí com status de cidade.

    Pena que os legisladores da época e os atuais pouco conhecem de legislação para corrigir erros como esse.

    Olhem só o vereador que sugeriu a lei que determina ponto facultativo aos 9 de novembro foi Júnior Escóssia (Risos), pra mim era previsível uma confusão da parte do então edil sobre o assunto.

    Os demais vereadores também não sabem a diferença entre Cidade e município, aliás até mesmo Fafá Rosado prefeita, estava numa comunidade rural (isso eu presenciei) e se referia como se estivesse na cidade de Mossoró, quando na verdade estava na zona rural do município e não na zona urbana (cidade) do município.

    Ps.: as pessoas costuma achar , também, que cada comunidade da zona rural é um “município” de Mossoró, quando na verdade faz parte do município de Mossoró, contituindo a zona rural deste. Isso é uma questão de comunicação, o Português tem essas “peças”.

  4. Mendes diz:

    Mossoró tem 158 anos de emancipação política.

    Mossoró criou governo próprio desde 1852, simples assim.

    Emancipar = Tornar independente

  5. maria goreti diz:

    faltou vc comentar a posição dos vereadores “eleitos” para a mesa diretora, e os que querem ser eleitos. Desmontaram até o cerimonial para ficar 7 a 5.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.