terça-feira - 29/07/2025 - 22:22h
Em Natal

TRT-RN realiza II Seminário sobre Raça e Diversidade

Banner de divulgação

Banner de divulgação

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) realiza o II Seminário sobre Raça e Diversidade, nos dias 30 e 31 deste mês, no auditório do Tribunal Pleno do TRT-RN, das 9h às 17h, em Natal.

O evento é uma parceria com o Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Norte (MPT/RN) e aberto ao público externo e interno. A primeira edição ocorreu em julho de 2024 e contou com a participação de grande número de pessoas no Teatro Riachuelo.

O Seminário é um espaço de diálogo e aprendizado coletivo, promovendo a troca de experiências entre pessoas com diferentes vivências e trajetórias.

O objetivo é ampliar a consciência sobre o racismo estrutural, fortalecer redes de apoio e inspirar práticas mais inclusivas nos diversos contextos sociais e institucionais.

Abertura

Após a abertura oficial marcada para às 9h, haverá a primeira palestra do Seminário que vai abordar o tema “Discriminação algorítmica: características e forma de combate”, com a participação do juiz do Tribunal de Justiça da Bahia, Bruno Barros dos Santos.

Às 11h, o debate será sobre “Direitos políticos e civis da população LGBTQUIAP+” com Lucas Dias, procurador da República e com o juiz Magno Kleiber Maia.

Ainda no primeiro dia, na parte da tarde, às 14h, haverá uma palestra ministrada pelo cacique Luiz Catu sobre “O contexto atual da comunidade indígena no Rio Grande do Norte” e, a partir das 15h30, a palestrante Fábia Ribeiro Carvalho, que é coordenadora de assuntos fundiários na Superintendência de Políticas para Povos Indígenas do Estado da Bahia, vai falar sobre “A comunidade indígena e os direitos dos povos originários”.

O segundo dia do evento, na quinta-feira (31), começa, às 9h30, com o painel “Redes de apoio e suportes às populações negra, indígena e LGBTQUIAP+”, que terá a participação de Samya Katiane Martins e Lírio Nascimento, além do procurador-chefe do MPT/RN, Antônio Gleydson Gadelha.

O Seminário segue, a partir das 14h, com uma palestra de Sara Wagner York e a debatedora Janaína Lima sobre “A desinformação como mecanismo de reforço ao preconceito transfóbico”. O encerramento do encontro será com a palestra “A mulher e os exercícios de cargos de poder”, que será ministrada pela decana do TRT-RN, a desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro.

As inscrições podem ser realizadas através do preenchimento do formulário aqui.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Justiça/Direito/Ministério Público

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.