A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) realiza o II Seminário sobre Raça e Diversidade, nos dias 30 e 31 deste mês, no auditório do Tribunal Pleno do TRT-RN, das 9h às 17h, em Natal.
O evento é uma parceria com o Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Norte (MPT/RN) e aberto ao público externo e interno. A primeira edição ocorreu em julho de 2024 e contou com a participação de grande número de pessoas no Teatro Riachuelo.
O Seminário é um espaço de diálogo e aprendizado coletivo, promovendo a troca de experiências entre pessoas com diferentes vivências e trajetórias.
O objetivo é ampliar a consciência sobre o racismo estrutural, fortalecer redes de apoio e inspirar práticas mais inclusivas nos diversos contextos sociais e institucionais.
Abertura
Após a abertura oficial marcada para à s 9h, haverá a primeira palestra do Seminário que vai abordar o tema “Discriminação algorÃtmica: caracterÃsticas e forma de combate”, com a participação do juiz do Tribunal de Justiça da Bahia, Bruno Barros dos Santos.
Às 11h, o debate será sobre “Direitos polÃticos e civis da população LGBTQUIAP+” com Lucas Dias, procurador da República e com o juiz Magno Kleiber Maia.
Ainda no primeiro dia, na parte da tarde, à s 14h, haverá uma palestra ministrada pelo cacique Luiz Catu sobre “O contexto atual da comunidade indÃgena no Rio Grande do Norte” e, a partir das 15h30, a palestrante Fábia Ribeiro Carvalho, que é coordenadora de assuntos fundiários na Superintendência de PolÃticas para Povos IndÃgenas do Estado da Bahia, vai falar sobre “A comunidade indÃgena e os direitos dos povos originários”.
O segundo dia do evento, na quinta-feira (31), começa, à s 9h30, com o painel “Redes de apoio e suportes à s populações negra, indÃgena e LGBTQUIAP+”, que terá a participação de Samya Katiane Martins e LÃrio Nascimento, além do procurador-chefe do MPT/RN, Antônio Gleydson Gadelha.
O Seminário segue, a partir das 14h, com uma palestra de Sara Wagner York e a debatedora JanaÃna Lima sobre “A desinformação como mecanismo de reforço ao preconceito transfóbico”. O encerramento do encontro será com a palestra “A mulher e os exercÃcios de cargos de poder”, que será ministrada pela decana do TRT-RN, a desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro.
As inscrições podem ser realizadas através do preenchimento do formulário aqui.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Faça um Comentário