• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 20/10/2022 - 22:29h
Assembleia Legislativa

TSE rejeita registro de campeão de votos; outro deputado deve assumir

Da 96 FM

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, aceitou o recurso da Procuradoria-Regional Eleitoral (PRE) e indeferiu o registro da candidatura do deputado estadual eleito Wendel Lagartixa, do PL. Com isso, o policial militar reformado que teve mais de 88 mil votos, batendo o recorde de votação, não tomará posse caso a decisão não seja alterada.

Wendell teve eleição sozinho, sem precisar de soma de votos por quociente eleitoral (Foto: 96 FM)

Wendell teve eleição sozinho, sem precisar de soma de votos por quociente eleitoral (Foto: 96 FM)

O assunto foi trazido em primeira mão pelo jornalista Gustavo Negreiros, no Jornal das 6. 

A decisão reverte o entendimento da relatora do caso, a juíza Erika de Paiva Tinoco, concluiu que apesar de Wendel Lagartixa ter sido condenado por posse de munição de uso restrito e ele ter terminado de cumprir a pena só no ano passado (quando a lei pede um intervalo de oito anos), o crime não é hediondo (o que caracteriza a inelegibilidade).

Outro deputado

A decisão do TSE pode alterar, também, a composição da Assembleia Legislativa, com o PL perdendo uma cadeira e o PSDB ganhando uma. No caso, assumiria o mandato o deputado estadual Ubaldo Fernandes (que atualmente é deputado, mas não havia conseguido a reeleição).

Ubaldo não conseguiu se reeleger este ano (Foto: reprodução)

Ubaldo não conseguiu se reeleger este ano (Foto: reprodução)

Entenda a história

O vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco, opinou pela cassação do registro da candidatura do deputado estadual eleito Wendel Lagartixa no TSE. O entendimento do procurador se baseia em uma condenação por “crime hediondo” e “decisão transitado em julgado em ação por inegibilidade”. O caso foi publicado no dia 11 de outubro.

Para o vice-procurador-geral eleitoral “a condenação do candidato foi por crime hediondo e a decisão transitou em julgado”. “A condenação decorreu de posse de munição de uso restrito. É certo que, desde 2019, apenas a posse de munição de uso proibido, categoria de conduta diferente da posse de munição de uso restrito, deixou de ser crime hediondo, ainda que prossiga sendo crime”, afirmou ele.

A alteração legislativa, na visão do procurador, não desfez o fato da condenação por crime hediondo. “A perda da qualificadora não afeta as consequências secundárias da condenação sofrida a esse título; não desfazendo, portanto, a realidade da condenação por crime hediondo, relevante para o efeito secundário da inelegibilidade”, acrescentou.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2022 / Política

Comentários

  1. Fernando diz:

    Quem ganha com essa troca é o RN e a sociedade civilizada.

  2. Marcos Pinto. diz:

    Lugar de Miliciano é na Cadeia. E será trancafiado em menos tempo do que se espera. O Lula irá para a Presidência da República vê este bandido irá para a Cadeia, lugar onde ainda deveria estar. Anotem e confiram. Essa é de lascar.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      E o lugar de CORRUPTO é onde?
      Vocês já sabem quem será benefiado com o afastamento do mais votado para deputado estadual de ytoda história poíítica do RN?
      ////
      CADÊ O COENTRO DA LICITAÇÃO DE MAIS DE 143 MIL REAIS?
      VÃO DESARQUIVAR AS INVESTIGAÇÕES DE ARRASTÕES EM MOSSORÓ? VERDADE?

    • Miro Guerreiro diz:

      Se fosse o larápio estaria enjaulado até hoje.

  3. Wendell Stewart da Costa Silva diz:

    Isso é Brasil !

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.