Do UOL e Blog Carlos Santos
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu por maioria de 5 votos a 2 que os políticos enquadrados na Lei da Ficha Limpa até outubro de 2012 poderão disputar as eleições deste ano.
Como a Ficha Limpa prevê inelegibilidade por oito anos, a dúvida era se o adiamento das eleições de outubro para novembro continuaria a barrar quem foi enquadrado como ficha-suja nas eleições de 2012, realizadas em 7 de outubro.
Por maioria, os ministros decidiram que não seria possível ampliar o prazo da punição prevista em lei para estender a a proibição de se candidatar até a nova data das eleições.
Mossoró
Com a decisão, os seus reflexos chegam ao município de Mossoró. Beneficia a ex-prefeita cassada (12 processos – veja AQUI) Cláudia Regina (DEM). A partir desse posicionamento do TSE, ela pode formalizar registro para ser candidata a prefeito.
Cláudia e seu vice Wellington Filho (PMDB) foram cassados depois da mais conturbada eleição municipal de todos os tempos em Mossoró, quando polarizou com a então deputada estadual Larissa Rosado (PSB, hoje sem mandato, no PSDB).
Veja como votaram os ministros:
A favor da liberação – Alexandre de Moraes, Mauro Campbell, Tarcísio Vieira, Sérgio Banhos, Luís Roberto Barroso.
Contra liberação – Édson Fachin (relator) e Luís Felipe Salomão.
Saiba mais detalhes clicando AQUI.
* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Cláudia, junto com Alysson e Isolda, três dos principais nomes não-Rosado, tem capital político-eleitoral considerável. No entanto, a pergunta que fica para Cláudia é se é mesmo estratégico ela sair candidata à prefeitura, ou se inicia sua retomada da vida pública buscando uma vaga na CMM, que tudo indica terá duas cadeiras a mais a partir da próxima legislatura; ou se até mesmo, Cláudia segura sua postulação para um próximo pleito. A ex-prefeita já demonstrou que sabe jogar muito bem no xadrez politico de Mossoró. Durante todo esse tempo de ostracismo na vida eletiva, Cláudia se manteve em evidência.