Por Toni Martins (Blog do Toni Martins)
Aos olhos menos atentos, um inventor “não faz nada”, tratando-se de um ser curioso, sem responsabilidades, e dado a esquisitices. Diante de olhos mais objetivos, é “um artista anônimo”, às vezes fora dos palcos, mas com muitas invenções para mostrar.
Vamos conhecer um pouco o trabalho de Francisco Guilherme de Araújo (“Chico do Bode”), que há anos faz de sua oficina uma fábrica de ‘carros’, fogões à lenha, bicicletas personalizadas, peças ornamentais e tudo mais que se possa imaginar, em Carnaubais, Vale do Açu.
Chico do Bode usa sucatas para desenvolver suas ideias. Muitos acham maluquice, mas o inventor não está nem aí para isso. Seu negócio é criar.
Apesar de todas as dificuldades, ele faz o que gosta e ganha dinheiro com as invenções que já foram adquiridas por pessoas de Natal, Mossoró e de outras cidades da região.
É mais vocação do que profissão. É mais talento natural do que estudo. É na base da dedicação e do amor ao que faz.
Esse inventor também é músico. Já tocou em várias bandas, inclusive tinha um conjunto musical e atuava como baterista. Pai de dois filhos (Franklin Doeste e Gabriela), Chico do Bode é casado com Gorete Nogueira de Lima, a “Gorete de Severino”.
E é num galpão que foi local de uma serraria do sogro Severino, aposentado, sempre cheio de qualquer material que possa servir à sua criatividade, que Chico do Bode se vira desde os anos 90. Natural de Alto do Rodrigues, ele confessa: “Aqui é o melhor lugar do mundo”.
A oficina – que vai ganhando vários cômodos para caber as invenções e parafernálias – fica na avenida Graciliano Ferreira das Neves, no centro de Carnaubais-RN. Quem desejar adquirir algum produtos confeccionado pode entrar e contato pelo 99936-3019.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Muitíssimo interessante o trabalho desse rapaz.
Palmas. Que obtenha o merecido reconhecimento.
Parabéns também pela matéria do Toni Martins e republicação aqui no Blog do Carlos Santos.
Esse cidadão é gente fina, um excelente profissional. Obrigado amigo CS por registrar a história do Chico do Bode.