Representantes das principais associações e entidades do setor turístico participaram, esta manhã (12), do Seminário “Turismo como Fator do Desenvolvimento do RN”, promovido pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados. Para a maioria dos participantes, o setor é visto como a melhor alternativa para o Rio Grande do Norte e o País superarem a crise atual.
“O turismo é a grande ferramenta para superarmos a crise econômica do País. É a ferramenta do desenvolvimento. Estados como o Rio Grande do Norte e cidades como Natal tem uma beleza que pode ser melhor aproveitada, independente das crises”, afirmou o deputado Alex Manete (PPS), que preside a Comissão de Turismo da Câmara Federal.
O seminário contou com a presença do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB) e foi uma iniciativa do deputado federal Rafael Motta (PROS), integrante da Comissão de Turismo e mediador dos painéis apresentados, além da participação dos deputados, prefeitos e secretários municipais.
Direcionamento
Para o deputado Kelps Lima (PR), o turismo deve ser o principal foco e motivo de união da bancada potiguar no âmbito estadual e federal. “É necessário que as emendas parlamentares sejam direcionadas para o setor”, afirma Kelps. Márcia Maia (PSB) defendeu ações para qualificação da mão-de-obra.
O ministro do Turismo citou dados que mostram o potencial do setor para a economia: gera 9,6% do PIB nacional, três milhões de empregos diretos e interage com 52 atividades da indústria. No Estado, é o maior empregador e a cadeia turística é a responsável pela segunda maior fonte de receita. A atividade também é o quinto item no ranking das exportações, colaborando U$ 6,9 bilhões de dólares.
Henrique Eduardo Alves afirmou que o turismo precisa ser mais valorizado e reafirmou o potencial de Natal para a atividade e comparou as belezas naturais de Natal com Cancún, no México, que possui 15 quilômetros de praia e gera 11 bilhões de dólares na receita do País. “Quantas ´Cancuns não poderíamos ter aqui no Rio Grande do Norte?” questionou.
Entidades
O presidente da Associação Brasileira Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) nacional, Enrico Fermi, disse que o momento era histórico porque existem duas frentes parlamentares atualmente em defesa do turismo: uma mista e uma da Câmara. “A consciência em torno do turismo tem evoluído”, disse.
O secretário de Turismo do RN, Ruy Gaspar, disse que aposta na expectativa do Estado receber o ´hub´da TAM. “A gente tem muito para crescer. Imagine ter 13 vôos saindo daqui todos os dias para a Europa e a América do Sul, conectando Natal”, afirmou. Ruy Gaspar disse que apesar dessa ser uma decisão técnica, é necessário a união da classe política e empresarial para trazer o hub para Natal.
O presidente da Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR), Vinicius Lummertz, apontou a necessidade de eliminar fatores contrários à competitividade, os quais classificou como “iniquidades e fatores de descompetitividade”. Afirmou: “Temos que empacotar todo o lixo que nos atrapalha e criar programas para estimular a competitividade”, disse.
Femurn
Presidente da Federação dos Municípios do RN (FEMURN), o prefeito de Mossoró, Francisco Silveira Júnior (PSD) destacou a atividade turística como a mais provável para contornar a crise: “É a alternativa de retorno mais rápido e que gera mais de 100 mil empregos diretos, além de alcançar atividades e serviços como o transporte, alimentação, pousada e taxistas”, disse. A vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), defendeu a união para que o Rio Grande do Norte retome sua posição de destaque. “A gente precisa a ocupar o primeiro lugar”, disse.
Autor da Lei que criou o Fundo Estadual de Desenvolvimento do Turismo (Fundetur), promulgada este ano, o deputado Gustavo Fernandes citou como um dos benefícios da regulamentação, a disponibilidade de recursos orçamentários para que o Governo do Estado invista na divulgação do RN como destino em eventos e congressos. “Antes da lei, os secretários de turismo tinham dificuldade, principalmente orçamentária, para divulgar nosso Estado em mercados potenciais”, disse.
Ao final do seminário, Rafael Motta avaliou o evento como positivo, por reunir as principais entidades ligadas ao setor e afirmou: “É como otimismo que vivemos esse momento, por ter um ministro potiguar na pasta do Turismo, no momento em que sabemos que o retorno do investimento na atividade é incalculável”, disse.
É muito blá blá blá, mas ação, atitude, providência que é bom nada!!! Bando de incompetentes!
Vão todos à PQP, vocês falam demais e agem de menos!
A propósito, por onde anda Santa Luzia, Sr. prefeito? Será que se perdeu no caminho da Serra Mossoró?
Esses parasitas bem que poderiam visitar o litoral cearense, aqui, bem pertinho de nós e tentarem fazer algo parecido na nossa belíssima Costa Branca, que no Ceará, tem o mínimo de infraestrutura para usufruto de suas espetaculares belezas naturais a qual Deus não cobrou nada para nos presentear. Além disso, nada mais é, no Estado vizinho, do que uma extensão da nossa, mas que lá, por existir um mínimo de interesse político, gera, além de lazer, aos que a visitam, também dividendos aos que lá residem!
Aqui, no RN, as espetaculares belezas de nossa Costa Branca é ofuscada pela falta de quase tudo, o “trivial”, ou seja, aquilo que qualquer visitante precisa para e sentir bem, afinal, só beleza não satisfaz plenamente um visitante!
Mas não adianta reclamar, afinal, todos nós sabemos que este pobre RN termina no mesmo lugar onde começa, isto é, na “Reta Tabajara”!
UMA BANCADA QUE FAZ VERGONHA PARA O RN E QUE NAO TEM CORAGEM DE BRIGAR PELO SEU POVO
Cadê os deputados federais,os políticos em geral fraquíssimos do RN que náo fizeram nada de novo plano do governo federal que deixou um gosto amargo para o seu povo, a exclusão do estado que nao foi contemplado com os R$ R$ 198 bilhões do governo federal????
É uma vergonha!!!!!!!!!!…É uma vergonha!!!!!!!!…É uma vergonha!!!!!!
O turismo é importante para economia, mas depender muito do turismo é incompetência.
Como pensar em Turismo para o RN, sem incluir a
Costa Branca, sem Aeroporto e se quer uma ponte
Que liga Grossos a Areia Branca !! Vejo que um Blog
Como o Carlos Santos posso cobrar das autoridades,
Já que é muito lido !!