• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 22/03/2011 - 10:28h

Uern agoniza e professores tentam mobilização

Telefones cortados, fornecedores com pagamentos atrasados, dificuldades para a realização de viagens em virtude da falta de combustível nos veículos: essa é a realidade atual da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

A dificuldade financeira começou no governo passado quando mais de R$ 1 milhão destinado ao custeio da instituição deixou de ser repassado. No entanto, o descaso com a UERN não se restringiu à administração passada, já que o atual governo realizou diversos cortes no orçamento 2011 da universidade.

Para o professor Flaubert Torquato, presidente da Associação dos Docentes da UERN (ADUERN), o corte de 30% do orçamento já reduzido da UERN é algo injustificável.

– Isso é um retrocesso no desenvolvimento educacional do estado, pois causará enormes prejuízos à qualidade de ensino na instituição. Vamos tentar reverter este corte através de uma ação conjunta que envolva a participação das entidades representativas dos segmentos da Uern, da administração superior da Uuern e de toda a sociedade potiguar  – afirma.

Segundo ele, é preciso "sensibilizar a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) quanto à necessidade de corrigir esta situação indesejada e extremamente prejudicial para nossa Universidade”.

Compartilhe:
Categoria(s): Terezinha Queiroz

Comentários

  1. LIA QUEIROZ diz:

    O MOTIVO É SIMPLESMENTE PORQUE O REITOR DA UERN NÃO APOIOU ROSALBA AO GOVERNO, SÓ ISSO! O GOVERNO DO DEM(O) UTILIZA O QUE PODE PARA PUNIR QUEM NÃO É CORRELIGIONÁRIO,ESSA É A FORMA DE GOVERNAR DO DEM(O) QUE NO RN TEM A GOVERNADORA ROSALBA COMO PRINCIPAL ARTICULISTA DESSA SIGLA!!!!

  2. Iris Maia diz:

    É importante que a comunidade acadêmica da UERN fique atenta, uma vez que a governadora do RN é do DEM, partido sempre aliado ao PSDB, cuja política da educação na época do FHC deixou o triste marco através da Lei 9.649 de 1998 que proibia a criação de Escolas Técnicas no Brasil. Fato revertido no governo LULA, quando retomou com a criação de mais de 100 atualmente Institutos Federais, destes 9 beneficiando o RN, que passou de 2 para 11.

  3. MARCOS PINTO - Da AAPOL, ICOP, IHGRN e do IANTT. diz:

    Onde ESTÁ O MOSSOROENSISMO da Rosalba Rosado? Ora, se ela age assim com a universidade de Mossoró, imagine com as outras instituições de ensino do estado. Não foi falta de aviso. Esse povo do DEM(O) só tem atenção para objetivos que satisfaçam outros interesses que lhes sejam peculiares. DECIFRA-ME OU TE DEVORO!.

  4. Amauri Araújo de Moura diz:

    Caro Carlos Santos, estamos chegando aos 100 dias do Governo da Dra. Rosalba e ainda não conseguimos ver um único setor que tenha tido alguma melhora, se a coisa continuar nesta pisada nos setores prioritários como Educação, Saúde e Segurança, vamos caminhar para o caos.

  5. Olavo diz:

    e um ASG que ganha mais que um professor? sem desmerecer ninguem, mas é uma injustiça grande. O desnivelamento dos salarios dos servidores perante a responsabilidade dos cargos que exercem. Que País é esse? Qaundo faltam profissionais especializados, professores, medicos, administradores nos quadros publicos, ainda ficam falando asneiras na imprensa. Salario de esmola é uma vergonha euma falta de reconhecimento a capacidade tecnica do profissional… arre égua, não muda isso não?

  6. Paula diz:

    Abre o olho Rosalba, a Uern, cja sede é na tua casa, será o termômetro pelo qual se medirá o teu zelo com a educação. Se não cuidas bem dela, o que farás com a educação do Estado?

  7. Jose Eustáquio diz:

    Tática dos neoliberais, asfixiar até a quase morte o patrimônio público e diante da insolvência vender a preço de banana. FHC tentou com as universidades federais e os institutos de ensino técnico, mas não deu tempo. A educação é o oxigênio de um povo, de sua economia e inteligência e eles perderam as eleições em 2002, justamente no mandato em que essa parte do plano seria posta em prática. O governo petista reacendeu as universidades federais, mas o Rio Grande do Norte retroagiu em sua escolha política de 2010. Esse ano Rosalba já esteve como Ministro da Educação estudando a possibilidade de federalização da UERN. Intenção descabida, não há interesse do governo federal em mais uma instituição de ensino superior em Mossoró. A UFERSA já cumpre esse papel muito bem e em breve será ajuda pelo IFRN. Rosalba e seu grupo neoliberal não perdeu o foco, agora assumirá o discurso de que a UERN é cara demais para o estado e que o papel da unidade federativa é garantir o ensino médio, não o ensino superior. Serão 04 anos de arrocho na UERN que poderão dobrar. Se ela demora a Universidade do Estado acabará sendo vendida a preço de bolo em final de quermesse, depois reaberta minúscula e insignificante na capital. Decisão econômica, política e parcial.

  8. João Freire Rodrigues diz:

    Finalmente a situação de abandono vivida pela UERN chega ao conhecimento do público. A mídia impressa comprometida com o governo não dá a mínima importância ao fato. Mas felizmente há a blogosfera. Desde a eleição da senhora Rosalba Ciariline Rosado (DEM), para o governo do estado que eu comentei com meus colegas de Departamento de Ciências Sociais e Política que os quatro anos de governo do DEM seriam os piores da história da UERN. É da essência do partido, como diz o seu presidente nacional, zelar pelos princípios (neo)liberais: redução do estado, desprezo pelos serviços públicos e despreocupação com a vida das pessoas. A solenidade de colação de grau realizada na última quinta-feira, dia 17, foi sintomática. Nenhum ator político que tivesse a mínima ligação com o governo do DEM, estava presente. Um sinal claro do desprezo da governadora pela instituição. Não me surpreende tal postura de um governo liberal e reacionário. O contrário sim, me surpreenderia. Se um governo com essa orientação ideloógica tivesse alguma preocupação social.
    Parabenizo o blog por abordar o assunto.

    Prof. Doutor João Freire Rodrigues

  9. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Caro Carlos Santos, claramente se constata nos comentários em tela, o quanto efetivamente já se sabia – pelo menos no tocante às pessoas com algum grau de consciência política – o que o governo do DEMO… iria, independente da situação econômica do Estado, iria repis-se, priorizar.

    Não há como, não há de maneira alguma possibilidade de se retirar água mineral de um poço…onde só existe lama e águas putrefatas.

    Até as estrelas sabem o quanto essa gente do DEMO… está, histórica, atávica e visceralmente atrelada a interesses que de maneira alguma dizem respeito e (ou) vinculam qualquer nexo com a coletividade e seus interesses maiores que é o trabalho dígno, a educação, o acesso a terra e a cultura e, consequentemente, a possibilidade mínima de sair-mos das conhecidas amarras de um país ainda medieval e escravocrata em suas estruturas de poder.

    ROSALBA, JOSÉ AGRIPINO, JORGE BORNHAUSEN…ETC E ETC. ESSES SENHORES REPRESENTAM UMA ESTRUTURA DE PODER E UM MODO DE SE FAZER POLÍTICA, QUE, NA PRÁTICA FAZ INVEJA AOS PIORES DITADORES ARÁBES.

    Quem sabe, num futuro não tão distante…. a ignara massa possa aprender, apreender e, realmente refletir quando do ato de votar, e, finalmente nos libertemos desses demoniocratas…”BEM INTENCIONADOS (as), para que possamos restaurar o sitema republicano no país de Mossoró/RN.

    Um abraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  10. Olavo diz:

    politicos safados, so isso não é D. Lia?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.