• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
quarta-feira - 28/08/2024 - 14:38h
Projeto Quinta Cultural

Uern e Amol fazem homenagem póstuma a Canindé Queiroz

Canindé Queiroz morre no Dia do Jornalista, deixando uma marca como iconoclasta, polemista e às vezes inconsequente Foto: arquivo BCS)

Canindé Queiroz criou e dirigiu o extinto jornal Gazeta do Oeste (Foto: arquivo BCS)

O projeto Quinta Cultural, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), recebe, na próxima quinta-feira, 29, às 16h, no pátio da Reitoria, os acadêmicos da Academia Mossoroense de Letras (AMOL). Será realizada sessão solene de homenagem póstuma ao jornalista, ex-reitor da Uern e acadêmico Francisco Canindé Queiroz e Silva, falecido em abril de 2022.

A sessão solene contará com a presença de acadêmicos, amigos e familiares do homenageado, e também com discurso especial do acadêmico Geraldo Maia do Nascimento. Na oportunidade, será oficialmente declarada vaga a cadeira 36 da Amol, ocupada anteriormente por Canindé Queiroz e que tem como patrono o imortal Manoel de Almeida Barreto. Com o rito, a Academia anunciará a abertura de inscrições para interessados(as) em ocupar a cadeira.

De acordo com o presidente em exercício da Amol, Filemon Rodrigues, realizar a sessão no pátio da Reitoria da Uern tem simbologia importante devido à relação histórica entre o homenageado e a instituição.

Canindé Queiroz

Fundador do jornal Gazeta do Oeste, Canindé Queiroz foi professor da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FURRN), e a presidiu no período em que os cargos de reitor e presidente eram ocupados por pessoas diferentes, sendo o primeiro responsável pela parte administrativa e o segundo pela pedagógica.

Canindé presidiu a Fuern entre fevereiro de 1973 e junho de 1975 durante o reitorado da professora Maria Gomes de Oliveira. Ele foi professor e diretor da Faculdade de Ciências Econômicas (Facem).

Fez história à frente do jornal Gazeta do Oeste e da coluna “Penso. Logo…”.

Foi vice-prefeito de Mossoró entre 1973 e 1977 e candidato a prefeito da cidade, em 1982. Morreu em abril de 2022, aos 79 anos.

Acompanhe o novo Instagram do Blog Carlos Santos clicando @blogcarlossantos1

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicação / Gerais

Comentários

  1. Clóvis Pituleira diz:

    ESSE ERA O CARA.TIVE O PRAZER DE CONHECE-LO,

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.