Estudantes de todo o paÃs se preparam para concorrer à s vagas nas universidades brasileiras por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2025). As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2024) serão divulgadas no dia 13 de janeiro e as inscrições do SiSU 2025 serão realizadas no perÃodo de 17 a 21 de janeiro por meio do site //sisu.mec.gov.br.
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) se prepara para receber novos estudantes nos campi de  Mossoró, Assú, Caicó, Natal, Patu e Pau dos Ferros. Ao todo serão ofertadas 2.509 vagas em 66 opções de cursos de graduação, na modalidade presencial.
A Uern terá novidades no Processo Seletivo de Vagas Iniciais (PSVI 2025) deste ano. Uma das novidades é com relação à classificação de estudantes que concorrem no sistema de cotas – Pretos, Pardos e IndÃgenas (PPI), Pessoa com Deficiência (PcD) e Estudantes de Escolas Públicas (EEP).
A partir de agora, candidatos cotistas serão classificados inicialmente dentro da categoria Não Cotista, caso a pontuação seja suficiente para serem aprovados, assumem vaga nesta categoria. Caso a pontuação não seja suficiente, serão classificados dentro da categoria na qual se inscreveram.
Outra novidade é a suspensão do Argumento de Inclusão Regional, por determinação do Ministério da Educação (MEC), em cumprimento à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que estabeleceu que as bonificações regionais não devem ser computadas no SiSU 2025. Com isso, candidatos da Ampla Concorrência, que cursaram o ensino fundamental e médio em escolas do RN não terão direito ao bônus aplicado à nota do Enem.
A Pró-reitora de Ensino de Graduação, Fernanda Abreu, informa que o edital com todas as normas e procedimentos relacionados ao Processo Seletivo de Vagas Iniciais – PSVI SiSU/Uern 2025 – será publicado em breve e trará outras novidades.
Conforme o cronograma do MEC, a convocação dos aprovados na Chamada Regular do SiSU 2025 está prevista para o dia 27 de janeiro de 2025.
As vagas ofertadas pela Uern serão distribuÃdas nas categorias:
Cota Social – Contempla 50% do total de vagas disponibilizadas pela Uern. Esta cota está subdividida da seguinte forma: 60% para quem se declara Preto, Pardo ou IndÃgena (PPI) e que pode ter cursado os ensinos fundamental e médio em escolas públicas ou privadas; 40% para Estudantes de Escolas Públicas (EEP), ou seja, quem estou todo o ensino fundamental e ensino médio em escolas públicas.
Cota para Pessoas com Deficiência – Reserva de  5% do total de vagas, para Pessoas com Deficiência (PcD);
Não Cotista – Direcionada a quem não às Cota Social ou Cota para Pessoas com Deficiência e disputam na Ampla Concorrência.
Faça um Comentário