Do Novo Notícias e Canal BCS
O reitor da Universidade Federal do RN (UFRN), Daniel Diniz, acolheu hoje o parecer da Procuradoria Jurídica da instituição, sobre o relatório da Comissão de Processo Administrativo que havia emitido despacho pedindo a cassação do título de doutora da Professora Ludimilla Oliveira, atual reitora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA/Mossoró). A acusação – agora constatação – é de que houve plágio em sua tese do doutorado feito na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
O reconhecimento da nulidade desse título de pós- graduação trará certamente graves consequências para a vida acadêmica da professora, sendo a primeira delas a perda do cargo de Reitora. E, possivelmente, a exigência de devolução dos valores extras recebidos em seu contracheque como chefe daquela instituição.
Nos bastidores da instituição diz-se que o plágio chegou a acometer cerca de 45% da dissertação da professora.
Como aconteceu
Um relatório tinha sido elaborado pela Comissão de Processo Administrativo Disciplinar (CPAD) com despacho enviado ao reitor Daniel Diniz. Recomendou a anulação do título de doutora conquistado por Ludimilla através ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O título de sua tese foi “De repente, tudo mudou de lugar: Refletindo sobre a metamorfose urbana e gentrificação em Mossoró-RN”, que teria sido plagiada da dissertação de mestrado “O processo de urbanização da Cidade de Mossoró: Dos processos históricos à estrutura urbana atual”, de Karisa Lorena Carmo Barbosa Pinheiro. Ela também teria copiado trechos do livro “Expansão Urbana de Mossoró – Período de 1980 a 2004”, de Aristotelina Pereira Barreto Rocha.
Indicada por Bolsonaro
Apesar de ter ficado em terceiro e último lugar na disputa para a Reitoria da Ufersa, com 18,33% dos votos na eleição de 2020, a nomeação de Ludmilla Oliveira foi anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) durante uma visita dele a Mossoró. Na consulta pública a segmentos da Ufersa, Ludmilla ficou atrás dos professores Rodrigo Codes, com 35,55% dos votos; e Jean Berg, com 24,84%.
A nomeação gerou revolta na comunidade acadêmica que, na época, fez uma série de manifestações contra a intervenção federal.
O outro lado
A reitora pronuncia-se em defesa pessoal, através de uma Nota à Imprensa e Sociedade. Veja abaixo:
Meus cumprimentos à sociedade !
Primeiro, quero dizer aos que tentaram assassinar minha moral e idoneidade estudantil, se o objetivo era me matar, não precisava atirar na minha alma. Ela está sangrando, ferida e machucada. Mas, a cura Deus tem para essa dor imensurável, assim como a nódoa do meu espírito. Ele mesmo apagará.
Segundo, nunca plagiei nada na minha vida, quiçá um doutorado que fui: primeiro lugar no ingresso, tirei nota A em todas às disciplinas e A sem ressalvas na tese. Então, a verdade será o caminho das veredas da justiça humana e de Deus. Afirmo, que todas às providências foram tomadas e agora é aguardar .
No mais, como permaneço viva, embora padecendo das agruras da alma seguirei cumprindo minha missão, porque essa história não terminou ontem dia 02 de junho de 2023.
Minha nota a imprensa e à sociedade – Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira – Reitora da UFERSA.
Nota do Canal BCS – As sanções por plágio podem ir além do que é divulgado pelo portal Novo Notícias, indo pros campos cível e criminal. Ludimilla ainda poderá responder por violação dos direitos morais e violação aos direitos patrimoniais. Determina a legislação a pena de detenção de três meses a um ano, ou multa em casos de violação de direitos de autor e conexos.
Que tudo seja esclarecido.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Pelo título da tese de doutorado : “ de repente , tudo mudou de lugar “ , eu acho que Deus já vinha era julgando e ela não percebeu .
Vocês já observaram que os patriotários psicóticos são todos carimbados com todo tipo de mácula, que vai da corrupção à crimes de falsidade, crimes contra ciência, negando a ação das vacinas no combate às Endêmicas e as Pandemias. O pior é a constatação de que comportam-se como componentes de seitas e só cooptar psicóticos que Sr identificam pelo mesmo perfil personalístico. Essa é de lascar.
Em adendo ao primeiro comentário. Crimes de Falsidade ideológica com requintes de psicopatia grave.
QUEM FOI SEU ALUNO JA SABIA.
NUNCA FOI DOUTORA.
É inacreditável como os picaretas tentam ludibriar as pessoas com seus vitimismos. Esta reitora que não sabe nem falar e escrever, imagine produzindo uma tese de doutorado. Claro que plagiou e o fez de forma consciente pq não tinha a menor condição de produzir uma tese própria. Esta mulher é semianalfabeta, só não ver quem não quer. Agora, a universidade ficar a mercê dessa gestão é que não faz sentido mais. Gestão desastrosa com pessoas altamente amadoras e incompetentes, a começar pela atual gestora, que nomeou uma equipe das mais ridículas, píficas da história. FORA, INTERVENTORA, E NÃO VOLTE NUNCA MAIS!!!!!!!
ELA CONFUNDE SER REITORA COM SER COLEGUINHA DE TODOS E AGRADAR A TODOS. É MUITO IGNORANTE EM GESTÃO E PELO SEU PERFIL PODERIA NO MÁXIMO SER UMA DIDRETORA DE UMA ESCOLINHA DE ZONA RURAL. COM TODO RESPEITO PARA AS DIRETORAS DE ESCOLINHA DE ZONA RURAL. UM HORROR DE GESTORA, A CARA DE QUEM A NOMEOU INJUSTAMENTE PARA REITORA.