• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 03/01/2014 - 07:52h
Serviço público

Um antídoto para combater ‘fantasmas’ e seus protetores

O Blog tem mais uma sugestão à melhoria do serviço público em Mossoró, que pode muito bem ser contextualizada em qualquer município.

Trata-se de proposição para valorizar o verdadeiro servidor e criar meios contra a prosperidade de “fantasmas”, bem como seus protetores.

Veja abaixo:

Decretar que toda repartição afixe, em mural de fácil visibilidade, lista de servidores lotados, para facilitar fiscalização contra fantasmas.

A lista dos servidores, em cada repartição, terá nome completo e horário de cada um, além de canais para denúncias por eventuais faltas etc.

Lista atualizada, com nomes de servidores em férias, de licença, torna mais transparente a folha e aumenta respeito a quem trabalha de verdade.

Servidor que trabalha será o maior fiscal contra quem não trabalha.

É uma forma simples de impedir o império dos fantasmas e desvio de recurso estatal.

Nota do Blog – No Palácio da Resistência, sede da municipalidade, se for afixada uma lista de todos os servidores lotados lá, aparecerão verdadeiras surpresas. Coisa de deixar, quem trabalha, boquiaberto.

Símbolo do poder em Mossoró, o Palácio da Resistência empoleira uma manada de fantasminhas.

Vão pipocar nomes que nunca, absolutamente nunca apareceram para dar um dia de expediente.

Há caso de gente da fina flor da sociedade, endinheirada, mas com emprego público que proporciona rica mesada paga pelo contribuinte.

Uma simples providência como essa sugerida pelo Blog, é parte do antídoto aos excessos e aberrações contra o erário e à sociedade que se mata de pagar impostos em benefício de uns poucos sabichões.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública

Comentários

  1. claudia diz:

    Apoiadoooo,ótima ideia, mas será que o prefeito terá coragem de colocar em prática????

  2. Mayra Izabel diz:

    Para isso é necessário fiscalização, lembro-me de um decreto criado pela prefeita cassada no inicio do ano passado,tratando do horário de expediente dos funcionários da prefeitura,em quase todos os departamentos estão expostos nos murais, porém nem todos cumprem, ou melhor só cumprem os servidores de baixo escalão,não menosprezando ninguém,é fato, refiro-me a rede de educação, que tenho casos em minha família, de pessoas que trabalham no apoio da escola, e vive sofrendo humilhação desse tipo, se horário é pra ser cumprido tem que ser pra todos.Então, caro prefeito,o seu trabalho está de parabéns,mas fica a dica, precisamos de FISCALIZAÇÃO,porque não adianta somente criar decretos, leis, tem fazer acontecer, tem que ir para prática mesmo.

  3. Paulo Melo diz:

    Amigo Carlos Santos. A ideia é boa. Mas o melhor seria o ponto eletrônico, que já é obrigatório por Lei Federal e nem o Município nem a Câmara instalaram. Dessa forma teria um controle mais eficaz do servidor. Agora o ponto tem que ser com digital e não por cartão magnético.

  4. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “No Palácio da Resistência, sede da municipalidade, se for afixada uma lista de todos os servidores lotados lá, aparecerão verdadeiras surpresas. Coisa de deixar, quem trabalha, boquiaberto.”
    ONDE FICA A LEI DA TRANSPARÊNCIA?
    JOGADA EM ALGUMA LATA DO LIXO?
    “Servidor que trabalha será o maior fiscal contra quem não trabalha.”
    NESTA TERRA ONDE SÓ FALTA O BOI VOAR, SERVIDOR QUE TRABALHA E FOR SE METER A FISCAL DE FANTASMA VAI SOFRER TANTA PERSEGUIÇÃO QUE ATÉ O DIABO IRÁ DUVIDAR.
    Isto só terá solução quando na Câmara Municipal de Mossoró existirem vereadores de oposição.
    Vereadores que não fiquem como serrotes, para lá e para cá.
    Vereadores que, se necessário for, irão ao judiciário, contratando advogados com recursos próprios, a fim de exigir o cumprimento da lei.
    Enquanto os mossorenses elegerem oposicionistas de araque os fantasminhas viverão na maré mansa.
    TUDO ESTÁ NAS MÃOS DO POVO!
    ////
    TUDO O QUE DESEJO É QUE MINHA VIDA SEJA UM TESTEMUNHO DE QUE JESUS VIVE.
    Inácio Augusto de Almeida

  5. Gilvandro Alves diz:

    Carlos Santos você tá fazendo igual a TV Globo mostrando as mazelas do serviço público brasileiro.

    Sendo que a Globo faz as reportagens mostrando as falcatruas com interesses que a ela convém. Diferentemente de você, que quer apenas contribuir para a melhoria do serviço público, tão mal entregue à população.

    Essa vergonha só ocorre no Brasil, por que todo mundo sabe ou conhece alguém que sabe, mas não denuncia. É o mesmo caso das propinas nas obras, que agora no governo do PT subiu para 20%.

    Estive recentemente em Porto Alegre (RS) e conversei com um empresário que trabalha com metrôs e ele afirmou que paga 20% para receber o que lhe é devido, sem falar dos esquemas envolvendo o judiciário que muitas vezes é conivente com a situação.

    Continue denunciando e dando sugestões como esta, que é totalmente factível.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Caro Gilvandro Alves
      “Essa vergonha só ocorre no Brasil, por que todo mundo sabe ou conhece alguém que sabe, mas não denuncia.”
      Isto você escreveu no início do seu comentário.
      Mais adiante você diz:
      “Estive recentemente em Porto Alegre (RS) e conversei com um empresário que trabalha com metrôs e ele afirmou que paga 20% para receber o que lhe é devido, sem falar dos esquemas envolvendo o judiciário que muitas vezes é conivente com a situação.”
      Interessante é como você concluiu o comentário:
      “Continue denunciando e dando sugestões como esta, que é totalmente factível.”
      Você, caro Gilvandro, começa dizendo que o problema maior é todo mundo saber ou conhecer alguém que sabe, mas ninguém oferecer uma denúncia.
      Em seguida afirma que ouviu de um empresário em Porto Alegre que a propina tinha subido para 20%.
      Se o empresário lhe falou isto ele lhe conhece. E se ele o conhece você com certeza sabe quem ele é.
      Mas você em momento algum declara que encaminhou esta denúncia a algum setor de fiscalização do governo, CGU, por exemplo.
      Apenas diz que as pessoas devem continuar denunciando.
      MAS NÃO DENUNCIA.
      É disto que a CORRUPÇÃO se alimenta.
      Todo mundo sabe, mas ninguém denuncia. Fica um esperando pelo outro e o outro esperando pelo um.
      Por que o senhor não faz um relato completo desta conversa e encaminha tudo à CGU através de um e-mail criado na hora?
      Isto pode ser feito de uma Lan House qualquer.
      Este empresário só aceita pagar 20% de propina porque o preço está superfaturado.
      Certamente agora você está dizendo que não vai se envolver com isto, etc.
      Então, daqui para frente faça como o amante da noiva.
      ////
      SÓ EXISTE CORRUPTO PORQUE EXISTE MEDO!
      Inácio Augusto de Almeida

  6. Valdomiro Morais diz:

    Acho caro Carlos Santo que você esta dando uma boa contribuição para iniciar a transparência.
    Porém existe o portal da transparência que poderia, no site da instituição ( no caso da prefeitura) colocar a relação nominal dos servidores por departamento, escolas, etc, com sua titilação, função que ocupa e classe no Plano de Carreira e cargos.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – A Internet é ainda uma esfinge para a maioria da população e até mesmo para “letrados”, Valdomiro. Sua sugestão é factível e deve ser implantada, mas mesmo assim, jamais ficará tão clara quanto à proposta da relação de servidores com horário etc. num mural de fácil visibilidade, com atualização mensal (devido férias e licenças etc.). Se o servidor que trabalha não denunciar o que n ão trabalha, estão é melhor fechar a bodega. A omissão é sempre um câncer que age contra quem se posta assim. Abraços

  7. leo.silva_29@hotmail.com diz:

    SO QUERIA VER A RELAÇAO DE FANTASMAS DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA… E OS SALARIOS? E QUERIA VER TODAS AS LICITAÇÕES DO GOVERNO DO ESTADO, DA SAUDE AO CARA QUE VENDE LAGOSTA AO PALACIO EM NATAL… MOSSORÓ BASTA A BODEGA DO BODE!

  8. raimundo nonato sobrinho diz:

    Leio todos os comentários desta página, e tenho lido muitas asneiras. Eu trabalho na UBS da alameda dos Cajueiros, e já falei para a primeira diretora, para a segunda, para a Ex prefeita, para a Prefeita cassada, para o Ministério Público, para o Prefeito Francisco José Jr tudo que se passa com o funcionalismo Municipal, todos sabem; e sabe porque? Porque eu levei a todos eles um raio X do funcionamento das UBS. Falei na Tribuna Popular fui ao MP, e sabe até agora o que aconteceu: Nada. E sabe Porque; a corrupção é generalizada no serviço público, o que predomina é o corporativismo, e o MP (Promotoria de saúde) quando é informado passa 6 meses, 1 ano para ir comprovar a denúncia, quando vai comprovar; tempo suficiente para os infratores corrigir os problemas. Não acredito que o Ponto Eletrônico resolva o problema, porque a questão é moral, e acho que vai ser mais um grande desperdício de dinheiro. Existe uma solução muito mais barata que resolve o problema e só precisa de um prefeito que faça com que a lei se cumpra. O prefeito já demonstrou que não tem coragem e nem pretende moralizar o serviço público. Nesse momento de turbulências administrativas, (porque o povo apoiou a corrupção, se não estaríamos vivenciando essa situação).
    muitos servidores se aproveitam da fragilidade da administração e comparecem ao serviço na hora que quer e no dia que pode. Portanto deixem de falar o que não sabem e falem só com conhecimento de causa. Dizem que os cargos comissionados não comparecem ao trabalho, pode ser em alguns casos; mais a maioria são os primeiros a chegar. Chegam cedo para agradar, chegam cedo com medo de perder o emprego, chegam cedo com medo de serem denunciados.
    Tem UBS que mais parece uma empresa particular de vereadores. Pode ser encontrado lá seus cabos eleitorais e toda parentada.
    Não se faz saúde pública de qualidade (PSF) só contratando ASG; precisamos de Técnicos, dentistas enfermeiros e médicos, que tenham compromisso, e respeito pelo próximo.

  9. raimundo nonato sobrinho diz:

    Seu Inácio os vereadores não precisam ser da oposição para cobrar austeridade do prefeito; precisam não ser corruptos.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Realmente você fala com razão quando diz que “Leio todos os comentários desta página, e tenho lido muitas asneiras.”
      Onde você ouvir falar em vereador situacionista cobrar austeridade de prefeito?
      Cite uma só cidade onde isto acontece.
      Diga o nome de um só vereador da base de apoio de algum prefeito que fez isto.
      Se nem os oposicionistas aqui em Mossoró cobram austeridade do prefeito, imagine os que estão encabrestados por centenas de cargos comissionados e nomeações de amiguinhos para cargos no segundo escalão.
      Quanto a ser honesto, isto todo políito precisa ser.
      PRECISA SER.
      Mas entre precisar ser e efetivamente ser vai uma distância maior do que daqui a Netuno.
      ////
      QUEM PLANTA DEBOCHE COLHE SOLIDÃO
      Inácio Augusto de Almeida

  10. raimundo nonato sobrinho diz:

    Tem uns BM, tem outros em cima do muro, e tem outros dando uma de missionários conciliador. Uma vergonha.

  11. Gilmar H. diz:

    O Franklin Jorge já encabeçou essa ideia há muito tempo atrás contra os nepotes e fantasminhas que assombravam a UERN. Infelizmente os “colegas” não deram repercussão.

    Essa gente fina flor da sociedade é exatamente aquela que a mídia dá destaque.

  12. raimundo nonato sobrinho diz:

    O único antídoto para exterminar fantasmas é aniquilar a corrupção.

  13. Hermiro Filho diz:

    Quase todos os dias ficando pensando: Por que o governo do estado não implanta o ponto digital nas escolas do RN. Se acontecer um dia, muitas pessoas vão precisar ir a postos de saúde e Upas para que médicos prescrevam consulta a base de remédios controlados.

  14. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Certas pessoas me lembram um samba que o Noite Ilustrada cantava.
    Salvo engano a música chama-se SAMBA DO AMIGO.
    Entre outras coisas encontramos:
    “Quando for chamar alguém de amigo, pense bem no que lhe digo
    Pra não ter que se arrepender
    Veja se é gente como a gente, se sente o que a gente sente
    Se há jeito de se entender…”
    E o saudoso Noite Ilustrada, naquela bela voz prossegue para concluir com esta verdade:
    “Verá que só restaram três amigos, você, mais você e a solidão.”
    Isto costuma muito acontecer com quem não tem respeito por ninguém, nem por si mesmo.
    Acontece de forma muito comum com os que estão sempre com um riso de ironia nos lábios e um olhar de mangação nos olhos.
    Acontece com os que se julgam superiores a tudo e a todos.
    São os hitlerzinhos de araque, mussolinizinhos de mentirinha, pinochetzinhos de faz de conta.
    Acabam sempre líderes de si próprios.
    Terminam sempre conversando com as paredes.
    Dignos de pena são.
    //////
    A DESCONFIANÇA É FILHA DA FRAQUEZA.
    Inácio Augusto de Almeida

  15. Raimundo Nonato Sobrnho diz:

    Todas essas sugestões devem ser respeitadas; mais a moralidade só vira no dia em que o povo Mossoroense eleger um prefeito desvinculado dessa sujeira administrativa. Francisco José poderia ter demitido todos os cargos comissionados e algumas terceirizadas, mais preferiu fazer média. Será julgado por isso. Agora para aqueles que pregam que Mossoró não tem quadros está totalmente enganado; o prefeito poderia está com uma equipe totalmente novinha, não ia fazer vergonha. Tem muita gente boa em Mossoró, gente nova e capaz, e o mais importante, sem nenhum ranço de corrupção.

  16. Raimundo Nonato Sobrnho diz:

    O primeiro a agir com austeridade devia ser o prefeito; os vereadores idem. Se não o fazem é outra história, mais é o que todos nós esperamos.

  17. Mary Costa diz:

    Atenção Vereadores Tomaz Neto e Soldado Jadson…Transformem essa ideia em um proposição.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.