• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 13/03/2024 - 13:30h
Jornalismo

Uma confissão de amor para me sentir vivo

Foto ilustrativa

Foto ilustrativa

Estou próximo de completar 39 anos de atividade continua no jornalismo e 17 desta plataforma – www.blogcarlossantos.com.br. Dei-me conta há poucos dias que os 40 estão rondando por aí. Sinceramente, não sei se chego lá. Dobrei o Cabo da Boa Esperança e estou na etapa final, quase uma prorrogação.

De verdade: nunca imaginei tanto nessa longa estrada da existência terrena e numa atividade profissional que não estava nos meus planos mais primários.

Até pensei, menino mirrado e asmático que fui, adolescente também, que jamais chegaria tão longe na vida. E, nesse ofício, menos ainda.

O jornalismo me salvou, me abduziu, me deu a chance de viver com apetite e querendo viver mais. De ser feliz, mesmo quando os manchetes do meu íntimo diziam: “Não. Não vai dar certo.” É meu lazer, meu parque de diversões. Onde me encontro e reencontro-me todos os dias.

Sigo aprendiz, sobretudo porque gosto da companhia e dos ensinamentos dos mais jovens.  Mas, impossível esquecer o encantamento com professores como Cassiano Arruda Câmara, Dorian Jorge Freire, Jaime Hipólito Dantas, Givanildo Silva, Aluízio Alves e Vicente Serejo, por exemplo. Ricardo Kotscho, Luiz Fernando Imediato, Hélio Fernandes, Mauro Santayana, Elio Gaspari, Sylvio Costa, David Nasser, Gilberto Dimenstein, Carlos Lacerda…

Quero mais e mais fazer o que faço no webjornalismo, no rádio e televisão. Sem esquecer a escola do jornal impresso, a experiência inovadora e surpreendente do Herzog Press (jornal via fax que lancei em fins dos anos 90).

A disposição física não é aquela de décadas. Mas, o apetite em aprender, a curiosidade, a febre da reportagem, o detalhismo da textualização, o foco no título, o zelo nas legendas e fotos, tudo continua como antes.

Tive frustrações, tentei largá-lo, senti-me atraído pela advocacia, mas a paixão e um pouco da razão de viver me chamaram de volta. Puxaram-me uma, duas, três vezes ou mais às redações.

Desisti de desistir. Chega.

Eloísa, meus filhos, netos, amigos, webleitores, por favor não fiquem com ciúmes. Essa não é uma crônica que menospreza vocês, mas uma confissão de amor para me sentir vivo.

Já disse e repito: enquanto der, dará.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica

Comentários

  1. Pedro Jales diz:

    Parabéns por se sentir assim, atraído e apaixonado pelo que gosta. Acredito que quando se trabalha executando o que gosta, o trabalho se torna uma diversão.
    Que venham mais e mais anos de saudável trabalho em sua vida. Assim continuaremos a admirá-lo mais e mais do lado de cá da telinha. Em frente…

  2. Rocha Neto diz:

    No elenco dos amigos sei que faço parte da soma, por isso só quero que você me dedique apenas ao menos 0,5 por cento do amor e respeito que você Carlão, dedica a sua missão e profissão de WEBJORNALISTA .
    Você sabe como todos nós sabemos que CARLOS SANTOS é uma das melhores referências que temos na nossa Mossoró e estado.
    Deus te conserve sempre como você é!!!!

  3. Odemirton Filho diz:

    Parabéns pela trajetória profissional. Como é bom fazer o que se gosta. Faz um bem danado, pois alimenta a nossa alma para continuar na labuta, aprendendo, reiventando-se, acertando e errando.
    Como você gosta de dizer:
    “Gládio à mão, à luta”.
    Abração!

  4. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Carlos, com licença, querido. Sua presença em minha vida é bênção. Sempre admirei seu trabalho consciente e elegante. Seu cuidado com as palavras, o bom gosto. Quantas vezes estive aqui em seu blog precioso, fiz até amizades duradouras, uma findando com a passagem para outro plano, o Sr. Inácio. Todas as noites ainda me despeço de Maria, viúva dele. Aprendi a respeitar os seus posicionamentos, Carlos, por conta de seu notável equilíbrio. Agradeço por ter optado pelo jornalismo pois, dessa forma, posso recorrer em minhas dúvidas. Saber que está do outro lado dessas linhas mágicas da comunicação é um conforto. Abraço você e Eloísa. Parabéns, menino!

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BCS – Voltaremos ao RJ, quem sabe levando Pedro como suplemento, para que vocês conheçam que maravilha esse rapaz. Saudades de Sérgio, Lena, os meninos. De andar no apartamento como se fosse minha casa, nossa casa, sucursal do Nosso Blog.

      Obrigado por tudo.

  5. Tacio Garcia diz:

    Parabéns amigo/irmão! Quando trabalhamos com o que amamos fica bem mais fácil e com a inteligência e sabedoria que você tem, a história se torna longa e inesquecível. 👏👏🤜🤛🤝🤝

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BCS – Digo, repito, solto ao vento, para se espalhar por léguas: “Você tem todas as virtudes que eu gostaria de ter e nenhum dos meus defeitos.”

      Posso lhe tratar por irmão, sem medo de falsear.

      Abraços e beijos.

  6. Honório de Medeiros diz:

    Ando desconfiado, Carlos Santos, que você se transformou em uma instituição. Das boas. Essenciais…

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Um de meus maiores patrimônios é o elenco de amizades que ganhei, conservo, algumas por décadas, até da remota infância. Se isso for ser uma instituição, que bom.

      Obrigado, irmão!

  7. Aldaci de França diz:

    Nada melhor do que fazermos o que nos fascina. Siga em frente amigo, nos proporcionando boas leituras, e atendendo ao seu ego, com essa arte da escrita, e, consequente prestando serviço a sociedade, com emissão da opinião séria e do jornalismo onde a verdade, o respalda

  8. Marcos Aurélio de Aquino diz:

    Parabéns meu amigo pela bela carreira e pela coragem de ser honesto e grande no seu ofício. Obg pelas excelentes matérias e textos. Abraço

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.