A discussão sobre a saúde pública de Mossoró está novamente sendo partidarizada. Como antes. Há o contra e o lado a favor. Abunda o maniqueísmo doentio.
Nem todos, claro, agem assim. Mas não faltam os que desejam buscar culpados pura e simplesmente, em vez de priorizarmos soluções.
Há cerca de 3 anos, a gestão Fafá Rosado (PMDB) fez esforço titânico para fechar a Casa de Saúde Dix-sept Rosado (CSDR), controlada por primos e adversários políticos. Muitos que hoje bradam pela CSDR, se calaram ou atiçaram seu esquema à promoção desse crime de lesa-humanidade.
Por quê?
Precisamos discutir saúde como interesse público, não privado, partidário, particular ou de grupo. Ser contra ou a favor do prefeito Francisco José Júnior (PSD), ou quem quer que seja o prefeito de ocasião, não ajuda.
O Hospital da Mulher precisa estar aberto. Sob intervenção, continuou aberto. Sob corrupção, continuou aberto. Nem contra ou a favor da “Rosa”, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), que o instalou às pressas e sem qualquer zelo pela coisa pública.
A Casa de Saúde Dix-sept Rosado sempre foi uma célula partidária, mas é inequívoco seu papel imprescindível à saúde da região.
A CSDR precisa continuar aberta, funcionando, atendendo, cumprindo seu papel social.
Punam eventuais excessos de gestão. Quem não pode ser punido é o bebê, a parturiente, famílias pobres, gente sem gravata Gucci, bolsa Louis Vuitton ou sapato Carmen Steffens.
Chega!
O “Direito de Nascer” é princípio constitucional. Ele está acima de todos os outros direitos. É a mãe de todos os princípios.
Respeitem-no!
Sou pai. Meus filhos nasceram na Dix-sept Rosado. Sou privilegiado e agradecido pela benção da paternidade e a graça da natividade.
Algumas pessoas estão perdendo essa benção, a benção da vida. E isso não é um problema apenas delas. É de cada um de nós, se é que nos consideramos humanos.
Estou indignado. Continuo graças a Deus me indignando.
Quando eu parar de me indignar com o injusto e vil, paro de existir. Que assim seja!
Veja bastidores surpreendentes desse caso nos acompanhando no Twitter AQUI.
Parabéns nobre Carlos, que acompanho diariamente. Você fez das suas palavras as minhas, só acrescentaria a palavra genocídio de bebês ao invés de absurdo.
Isso é uma monstruosidade. Não pare de se indignar, continue existindo para nos colocar a par dessas situações vergonhosas, indecentes, desumanas.
MAS, CLÁUDIA REGINA VOLTA QUANDO, MESMO??? TOMARA!!!
Parabéns pela sua OPINIÃO!
E que ESSA, seja ouvida pelas autoridades COMPETENTES!
NOSSAS MÃES (e seus filhotes), MERECEM RESPEITO!!!
Vejo com muita tristeza essa situação.
Meus três filhos nasceram nessa maternidade, bem como um sem número de sobrinhos.
Este ano em maio, veio ao mundo meu primeiro neto.
Eu e sua mãe, minha filha primogênita, fizemos questão que, assim como ela o meu neto viesse ao mundo na terra de Santa Luzia.
No dia 22 de maio de 2014, sob os cuidados de Dr. Manoel Nobre, veio ao mundo o meu netinho.
Hoje ao ver tudo isso, fico indignado.
Até quando meu Deus, haveremos de conviver com tamanho descaso?
Aproveito a oportunidade para reconhecer o seu trabalho, Carlos Santos, este espaço é
peça fundamental nessa luta pela vida.
Parabéns Carlos, pela sua brilhante opinião sobre a saúde pública de Mossoró. Espero que as autoridades competentes unam forças e encontrem uma solução urgente para essa grave situação que a saúde Mossoroense está vivendo. Deus nos proteja e guarde.
Parabéns Carlos Santos pela coragem de divulgar.
Enquanto isso nossa impressa fica omissa diante de tão grave momento social em que vivemos.
Observamos a luta nos bastidores do poder da política e jurídica, onde os políticos onde menos se importam com a vida de mães e bebes pela vida, divulgam apenas o que lhe convém.
Não estamos precisando de discussões e sim de soluções que apenas a Prefeitura e direção da maternidade podem resolver.
Peço pelo amor de Deus salvem nossos bebes.
Caro, Jornalista CARLOS SANTOS,
Que “O GRITO” de revolta e indignação, desta TRIBUNA POPULAR possa ecoar aos quatros cantos desta nossa CIDADE. E, que os ouvidos daqueles que podem fazer alguma ossam ser atingidos.
Prezado Carlos,
Indignação. Esse é o sentimento de todos. Mas não podemos ficar calados em nossas casas. Precisamos ir as ruas, protestar, gritar, chega!. Já basta estarmos trancados em nossas casas com tanta violência. Não podemos aceitar que tirem o direito de nossos filhos, netos, ou qualquer criança de nascer. A briga dos políticos egocêntricos já ultrapassou a tempo a nossa capacidade de tolerância. Chega!
Não sei ate quando vou ter “reserva de revolta” com tanto absurdo que vejo em minha cidade, meu estado e país, tá tudo virado de cabeça para baixo, um dia desses estavam fazendo festa com o dinheiro publico na copa da pilantragem e agora, após a farra o caós se instalou.
É desgoverno municipal, estadual e nacional.
Deus tenha misericórdia!!!!!!!!!!!!
Estamos juntos nessa, Carlos André!
“É desgoverno, municipal, estadual e federal”. Concordo plenamente com suas palavras, pois quem ver a propaganda petista, pensa que está na Escandináva, Alemanha ou Canadá. Com médicos importados, atuando em cada esquina, “procupados” com à SAÚDE da população!
Já em NÍVEL ESTADUAL, ROSALBA divulgou há uns três meses, um TAL de EMPRÉSTMO de mais de um BILHÃO de reais, que estava sendo feito, e que este DINHEIRO, ia ser INVESTIDO TOTALMENTE, na SAÚDE, EDUCAÇÃO e SEGURANÇA, pra o ESTADO AVANÇAR. Estamos LAMENTAVELMENTE, três meses depois, avançando no INFANTICÍDIO, nos MOLDES dos mais POBRES países da Africa, como Serra Leoa, Guiné, Libéria e Nigéria. Só que LÁ, o QUE agrava à SITUAÇÃO é o EBOLA. Aquí, o nosso PROBLEMA, é das NOSSAS GESTANTES não TEREM onde darem a LUZ a SEUS filhotes. ISSO no ano de 2014, do SÉCULO XXI!!
Já o OUTRO – O PREFEITO, QUE NÃO É MAIA, ALVES OU ROSADO, foi cantado EM PROSA E VERSO, como um NOVO ESTADISTA (WINSTON CHURCHILL, ROOSEVELT e ABRAHAM LINCOLN, se REMEXERAM no TÚMULO, FELIZES, porque iam serem substituídos), após RESOLVER o PROBLEMA da UPA do BELO HORIZONTE. Sim, resolveu, TRAZENDO, os MÉDICOS de OUTRAS UPAs – o OBJETIVO era “ABRIR”, de FATO, a UPA, que a prefeita ANTERIOR, tinha INAUGURADO ÀS PAREDES!!! SÓ POR INTERESSE POLÍTICO!!!
Quanto a esse JUÍZ, que não entendo porque SÓ AGORA, ele resolveu LIBERAR esses R$ 300.000, 00, que segundo o secretário de saúde, estava SUB JUDICE. Será que essecidadão, NÃO LER JORNAIS??, OU, NÃO ASSISTE TELEVISÃO??? PORQUE não JULGOU LOGO, se estava em RISCO de MORTE, VIDAS INOCENTES???
Num país SÉRIO, ESSA AUTORIDADE ERA PRA TER PUNIÇÃO EXEMPLAR!. PRA NÃO BRINCAR COM À VIDA dos OUTROS!!
e o povo cego que e´ correndo atras dos politicos aplaudindo sendo mais uma vez iludidos.
Nao vejo nessa tragédia humana nenhuma autoridade competente, pelo contrário, um bando de incompetentes, que assistiu por mais de duas décadas o desmonte da saúde pública no município de Mossoró, onde gestores municipais inverteram as prioridades, jogando milhoes de reais no lixo do corredor da folia, e ninguem fez nada até que o caos se instalou, e a saúde da populaçao se agravou, e muitos dos obtos hoje sao frutos da açao criminosa desses gestores que continuarao impunes. Ninguem vai pagar por essas mortes, por esses crimes, a nao ser que o próprio tempo se encarregue de puni-los, porque se depender dessa justiça nada acontecerá a esses criminosos.
Só muito bla bla bla, e jogo de cena. nada alem.
Os milhoes que serao jogados as cobras na serra mossoró ” Se é que lá existem, as cobras venenosas estao todas aqui mrando em apartamentos de luxo” nao vai salvar nenhuma vida, nao passará de vaidade humana com o aval da igreja, uma vergonha.
Mais um a vez um gestor Mossoroense está invertendo as prioridades, e o tempo mostrará quem está equivocado.
E se os milagres de agosto e setembro cessarem em outubro como será o futuro do povo Mossoroense.
Muitos dos problemas vividos hoje pelos Mossoroenses começaram em 1988 com a gestao da entao prefeita Rosalba Ciarline, que se intensificaram com o governo de sua sucessora, e que parece continuar com o nosso prefeito interino.
Quando se inverte prioridades o tempo se encarrega de corrigir mais leva tempo e muito sofrimento.
Peço licença para autores de alguns posts, para substituir as palavras “autoridades competentes”, para autoridades IMCOMPETENTES.
Isto é imoral, inaceitável, absurdo, incompreensível… isto é acima de tudo, DESUMANO !
Resultado de mais de 30 anos de politicagem com o bem público! Não se preocupem, isso vale para todo Brasil, por isso o SUS tem que revisto com foco principal na qualidade, planejamento e prevenção com mínimo possível de intervenção política. E PRINCIPALMENTE SEM OS VELHOS CLICHÊS DA TERCEIRIZAÇÂO COMO REMÉDIO PARA TODOS MALES!
Pela FORMA como estamos vendo, como esse PROBLEMA da SAÚDE PÚBLICA da cidade de MOSSORÓ, está sendo CONDUZIDO, ou tudo ISSO é uma GRANDE ENCENAÇÃO, ou há muita INCOMPETÊNCIA, DESCASO e DESGOVERNO GERAL, por trás de tudo isso, tanto do MUNICÍPIO, como do ESTADO e até mesmo com relação aos nossos DEPUTADOS ESTADUAIS, FEDERAIS, GOVERNADRÁVEIS e SENADORES que estão lutando para reelegerem-se novamente, principalmente aqueles que tanto PROMETEM LUTAR pela MELHORIA da SAÚDE PÚBLICA deste ESTADO. O que mais parece é que TODOS ELES nada estão VENDO nem OUVINDO.