Excelência e empreendedorismo são palavras-chave para quem busca um diferencial no mercado de trabalho. Pensando nisso a Universidade Potiguar (UnP), integrante da Rede Laureate, lançou nessa quinta-feira (20), dois Centros que irão promover a inovação e a tecnologia entre os alunos, egressos e pesquisadores da Instituição.
Integradas à Instituição, as duas organizações funcionarão como núcleos de estÃmulo a prática profissional, seja na criação de empresas no sistema de incubadoras, ou de pesquisas acadêmicas aplicadas.
A Arena das Dunas foi o palco do evento, reunindo empresários e empreendedores de destaque não só no Rio Grande do Norte, como também em todo o paÃs. Encontro contou também com membros da Rede Laureate, a qual a UnP está integrada.
Empreende
É uma organização dentro da Universidade Potiguar que visa inspirar o empreendedorismo nos alunos e egressos, e tem como objetivo estimular novas ideias e atuar como incubadora de empresas e parques tecnológicos, oferecendo infraestrutura e apoio gerencial. Além do serviço de incubadora, o Empreende também atuará em três outros focos de apoio a empresas. Um deles é o projeto de Consultoria Júnior, ao qual está vinculado o programa Pré-Consultores.
O Pré-Consultores existe há quatro anos dentro da Escola de Gestão e Negócios da Instituição e já atendeu mais de 1.200 empresários, fornecendo consultoria gerencial às empresas de micro e pequeno porte nas áreas organizacional, recursos humanos, marketing, finanças e gestão de operações, por meio de intervenções realizadas por alunos e professores. Através do setor de Orientação Profissional e Empregabilidade serão ofertados serviços de Coaching, Monitoria, Aconselhamento e Network sobre profissões, carreira e decisões gerenciais.
e-Labora
É um Centro de Excelência focado na inovação tecnológica, através de pesquisa aplicada. Oferece aos alunos e sociedade civil a estrutura e experiência acadêmica dos docentes, através de serviços que contribuam para a solução dos problemas de produtividade do estado, da região e do paÃs. Entre os serviços oferecidos pelo Centro estão o desenvolvimento de inovações tecnológicas que propiciem saltos de eficiências, a formação de profissionais de excelência e criação de patentes.
As pesquisas aplicadas do e-Labora serão divididas em quatro grandes áreas: Construção Civil, Desenvolvimento de Software, Automação e Controle, e Microeletrônica. Em 2014 os projetos foram selecionados, mas as empresas interessadas em firmar parceria já podem se candidatar. Os pré-selecionados farão parte dos desafios de 2015 do e-Labora.
Que passo importante! Parabéns à UnP pelo brilhantismo na criação dos dois Centros. EstÃmulo ao adiantamento cultural, à prática e à pesquisa.