sábado - 15/09/2012 - 09:56h
Calamidade de fato

UOL retrata que saúde do RN está ainda pior

Do portal UOL

Corredores lotados de pacientes clamando por atendimento, falta de material médico e remédios. Esta é a realidade do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, o maior em urgência e emergência do Rio Grande do Norte, e que sintetiza em sua estrutura a calamidade na saúde pública pela qual passa o Estado, agravada nos últimos dias pela greve dos médicos cooperados que prestam serviço ao município.

Com o fechamento das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e AMEs (Atendimento dos Ambulatórios Médico Especializado), responsáveis pelo atendimento básico na saúde, a demanda destas unidades está seguindo para o Walfredo Gurgel, que sente em suas estruturas também o impacto da falta de atendimento nos outros hospitais do município cujos médicos estão em greve.

“Deveríamos cuidar apenas de casos graves, mas estamos recebendo aqui desde pacientes com unhas encravadas, ou outros problemas mais simples, até pessoas que estão necessitando de atendimento da mais alta complexidade. Nosso maior problema hoje é a ortopedia. Isso porque a Prefeitura de Natal é a responsável por contratar os serviços de cirurgias ortopédicas, mas como há uma dívida do município de milhões com a Coopmed, e os médicos desta cooperativa estão com os salários atrasados desde junho, há esse caos. O ideal é que tivéssemos também um outro hospital para traumas”, explicou a diretora-geral do Walfredo Gurgel, a médica cirurgiã Fátima Pereira.

Nesta quinta-feira (13), 209 pacientes foram atendidos na unidade. Um total de 61 passaram por cirurgia geral e outros cinco pelo setor de queimaduras. Nesta sexta-feira (14), 79 esperavam nos leitos e corredores por cirurgias ortopédicas.

Para a diretora, já é possível prever um fim de semana de caos, já que é a partir de sexta-feira que ocorre a maior procura por hospitais, em virtude de acidentes de trânsito e brigas.

“Não há como fazer um plano para o fim de semana, se não estamos dando conta nem do que tem aqui. A capacidade de nosso hospital é de 261 vagas. Estamos com nossos cinco leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) lotados e todos os outros setores cheios também. O reflexo desta superlotação está nos corredores”, contou.

Veja matéria completa e série de reportagens AQUI.

Nota do Blog – O maior portal da América Latina traça um perfil bastante conhecido por nós, mas que tem maior impacto em face de seu peso como órgão de comunicação de projeção internacional e milhões de acessos diários.

Mas cá, na província, poucos se dão conta do que está ocorrendo.

Testemunhamos uma abjeta discussão politiqueira. Se sai uma notícia favorável na Veja, há o alarde, a exaltação. Se sai uma reportagem dessa envergadura, no UOL, é “perseguição”, a louvação financiada etc.

Esse maniqueísmo amplia nossa permanência no fundo do poço.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde

Comentários

  1. Antonio Saturnino Nogueira diz:

    Seria bom reduzir de forma drástica o gasto excessivo com o marketing e investir este dinheiro na saúde. O melhor marketing é aquele feito pelo povo. Se o marketing resolvesse tudo, o povo estaria satisfeito, apesar de na mídia paga, tudo está indo muito bem.

    • erivan diz:

      Volto a dizer, TANTO QUE PEDI, TANTO QUE PEDI, TANTO QUE PEDI. POREM, NINGUEI ME DEU OUVIDO, TANTO QUE IMPLOREI, NAO VOTE NESSA MULHER, MAS NADA ADIANTOU E VOTARAM NELA. agora estamos todos LASCADOS.

  2. jose aldo diz:

    é sempre assim.o povo sofre vem as campanhas politicas e o povo vota nos mesmos, manipulado pela mídia,além dos progamas eleitoral que a maioria iciste dizer que gratuito ainda tem as radios e jornais ligado aos politicos que esconde a realidade.agora o povão é abraçado depois toma um chute na bunda.

  3. Italo Gomes diz:

    É. A rosa está perpertuando o caos no RN. O MP precisa, urgentemente, tomar uma postura mais firme com este governo. É muito desmando, com “cheiro de carniça”. A justiça eleitoral também precisa abrir os olhos para este período, em Mossoró. Várias obras anunciadas às vésperas das eleições, numa clara tentativa de reverter o quadro político de lá. Se o estado não paga nem aos seus fornecedores, de onde vai tirar milhões de reais para tantas obras prometidas? Ou é mais um engodo deste governo? Secretários, toda a máquina abandonou o RN para priorizar uma eleição, porque é na terra da gove. Parece até coisa de novela O Bem Amado. Por onde anda o MP e a Justiça Eleitoral?

  4. FERNANDO fF diz:

    Toda regra tem exceção.Garibalde Alves Filho é deus hoje,, graças a midia, pra quem pratica o mal isso é tudo.

    • CALIBRE 50 diz:

      É se lessem a Privataria Tucana de Amaury Ribeiro Jr. e tivessem mais ou menos o Norte para onde foram o dinheiro da COSERN ninguém iria velho Gari!Dinherio nas caimãs e OFF SHORES tem as pampas!Negada num é atoa que o nosso elefante é um dos estados mais pobres da federação,é muita gente metendo a munheca e a massa Burra toda eleição empoleiram os mesmos.E assim caminha a humanidade!

  5. erivan diz:

    Sera que os senhores PEDRO CARLOS, NETO QUEIROZ E OTAL DO GUTEMBERG MOURA VÃO. COLOCAR ESSAS NEGATIVAS DE ROSALBA EM SEUS BLOGS? DUVIDO.

  6. paulo diz:

    COM LARISSA PREFEITA DE MOSSORO,ROSALBA VAI VER O QUE É BOM PRA TOSSE NAS ELEIÇÕES DE 2014…MUNICIPIOS DE DE BAIXA DENSIDADE ELEITORAL NAO ELEGE NEM DEPUTADO FEDERAL..

  7. GALBY diz:

    QUE COISA MAIS CHATA DO QUE ESSASSSS LIGAÇAO DA GOVERNADORA, E QUEM PAGA, PODERIA SER REVESTIDO EM MEDICAÇAO QUE E O QUE FALTA EM TODO O MRIO G. DO NORTE

  8. Luiz Costa diz:

    comentei em outra postagem e vou repetir nessa, a saúde do RN se encontra em uma UTI desaparelhada, é lamentável como esse (des)governo brinca com algo tão sério que é a saúde pública.

  9. FERNANDO fF diz:

    O que se comenta hoje na cidade, é que a deputada Fatima Bezerra tirou o curso de medicina que viria pra cidade de Mossoró.Essa é a deputada que fez de tudo pra se juntar a familia Rosado
    Mossoró, merecia esse curso, por sua importancia e pela posição geografica dentro do mapa do desenvolvimento do RN.Mas, quem tem Fatima como aliada, não carece ter inimigo.Vote Mossoró na candidata de Fatima, pra ela continuar atuando contra a nossa cidade.Vomos dar o troco a ela e seus aliados, hoje e sempre.

  10. xavier junior. diz:

    Faz 3 anos quase que eu e outros lutamos para inclusão no PCCS do estado, mas o elefante pesado da SESAP sempre travando os processos. A burocracia é a bandeira dessa secretaria, descaso com os médicos e servidores, falta de respeito aos profissionais que levam essa saúde nas costas.
    A governadora tem que colocar seu gabinete lá por uns dias, checar de perto situações que ela mesma não tem conhecimento.

  11. CLAUDIO OLIVEIRA diz:

    VERGONHOSAMENTE! A SAÚDE DO ESTADO DO RN. É UM ZERO A ESQUERDA. CULPA DO GOVERNO rosalba DO PARTIDO DEM. ESSE GOVERNO, ESTÁ SEM RUMO E SEM PRUMO.

  12. CALIBRE 50 diz:

    ATENÇÃO! VEJA TENTA FOMENTAR GOLPE.

    Aliás, essa é a mesma ladainha de sempre, que já vimos, por exemplo, na famigerada história do ‘grampo sem áudio’ envolvendo o – assim chamado pela ‘Veja’ – ‘Mosqueteiro da Ética’, o ex-senador cassado DEMóstenes Torres, e o ministro do STF, Gilmar Mendes.
    Então, qual seria a trama para levar adiante esse Golpe?
    Resumidamente, seria a seguinte:

    1) Condenar todos os membros do PT que estão sendo julgados pelo STF atualmente, com o objetivo de destruir com a imagem do partido perante o eleitorado, enfraquecendo-o fortemente.
    2) Fazer uma brutal pressão sobre Marcos Valério para que o mesmo use da ‘delação premiada’ a fim de envolver o ex-presidente Lula no escândalo, dizendo que o mesmo era o ‘chefe’ e o responsável por tudo o que está relacionado ao caso da AP 470.
    3) Submeter o ex-presidente Lula a um futuro julgamento no mesmo STF, condenando-o sumariamente, tal como está sendo feito atualmente, onde ‘provas tênues’ estão sendo consideradas mais do que suficientes para se condenar os acusados e no qual um ministro do STF, Luis Fux, disse que o ônus da prova cabe ao acusado e não ao acusador, jogando as leis brasileiras na lata de lixo.
    O objetivo disso seria destruir com a imensa popularidade de Lula e, assim, inviabilizar qualquer possibilidade dele se candidatar novamente à Presidência da República ou de influenciar decisivamente na sucessão presidencial de 2014, na qual irá apoiar a presidenta Dilma, é claro.
    4) Com o PT destruído, com os movimentos sociais acuados e com a imagem e a popularidade de Lula no chão, a Grande Mídia e a oposição demotucana neofascista, reacionária e golpista promoveriam uma brutal campanha contra Dilma, para forçá-la a se afastar de todos eles, tal como já tentaram fazer no início do mandato dela, inclusive.
    Com o fracassso da campanha naquele momento, a Grande Mídia iniciou um processo, organizado e articulado, para derrubar os ministros que haviam sido indicados pelo ex-presidente Lula ou que haviam participado do seu governo e que continuaram em seus cargos no governo Dilma, mesmo que não houvesse prova alguma contra os mesmos, tal como aconteceu com o então ministro do Esporte, Orlando Silva, contra o qual não se provou coisa alguma.
    Porém, tal plano fracassou, pois Dilma e Lula continuaram sendo aliados e a popularidade da presidenta não parou de subir desde então, já tendo atingido os 75,7% de aprovação pessoal, segundo a mais recente pesquisa.
    5) Sem o apoio e a sustentação de Lula, dos movimentos sociais e do PT, a presidenta Dilma passaria a depender apenas de partidos conservadores e da Grande Mídia para governar, tornando-se politicamente refém dos mesmos.
    6) Neste contexto, estaria aberto o caminho para que se levasse adiante um Golpe de Estado Judiciário e Midiático contra a presidenta Dilma, com características muito semelhantes ao que ocorreu recentemente no Paraguai, contra o presidente, democraticamente eleito, Fernando Lugo.

  13. Junior diz:

    LITERALMENTE, JÁ VIRAMOS VERGONHA NACIONAL!!!!!!!!!

  14. chagas diz:

    O MP está com a palavra em relação a administração desse casal de governantes, quebra de compromisso com a verdade, promessas e propaganda enganosa, falta de prioridades com as necessidades urgentissimas sem a devida atençao, caos nos serviços básicos e vital ao cidadão, etc . O MP não pode mais confiar e nem dá prazo para esse descompromisso governamental. O povo está há tempo reclamando, portanto a nossa justiça deverá tomar ações rápidas para proteger a sociedade, esse governo não merece credito de tempo e nem confiança na sinceridade da palavra honrrada, pois parece que a prioridade principal é politicagem nua e crua. Tem setores da sociedade que estam desastidos e a miséria humana já está instalada, urgências são visíveis e não há respostas a cont ento, parece que o descontrole nas prioridades já lidera, clama-se por soluções urgentes!!!!!

  15. carlos diz:

    OLA MP, FISCALIZA MAIS, GOVERNO DO ESTADO EM OITO MESES GASTOU MAIS COM PROPAGANDAS DO QUE NA AREA DE SAUDE, E PQ SO AGORA QUE O GOVERNO ESTA ASSINANDO UMA PILHA DE OBRAS SE ATE AGORA AINDA NAO PAGOU UM MES DE ALUGUEL ONDE FUNCIONA O BATALHAO DO ALTO SAO MANOEL.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.