Bom-dia, Jornalista Carlos Santos.
Gostaria muito que você pudesse abordar e denunciar no seu Blog (do qual sou leitora assídua) o péssimo atendimento prestado aos milhares de usuários de Mossoró, pela UNICAT (Unidade Descentralizada de Agentes Terapêuticos), da II Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap).
Vamos ao relato: Há pelo menos um ano que eu não frequentava a UNICAT MOSSORÓ, já que uma medicação para asma da qual a minha mãe faz uso, e que é cara, está em falta. Desta vez, fui tentar adquirir uma medicação para osteoporose, e me deparei com um cenário caótico, assombroso. Eu esperei por quase duas horas, para receber o tal medicamento, e olha, que só haviam 6 pessoas na minha frente.
O que observei, é que existem 6 guichês para atendimento, e apenas 3 atendentes, e para piorar a situação, 2 dessas atendentes estavam totalmente “enroladas”, demonstrando nitidamente que não sabiam operacionalizar um novo sistema que está sendo implantado.
Segundo, a Unicat o novo sistema é para melhorar o controle da distribuição desses medicamentos, que são de alto custo, ótimo!! Só que esqueceram de treinar o pessoal!!! E com isso, o atendimento torna-se lentíssimo, de má qualidade. Apenas, afixaram cartazes avisando que devido ao novo sistema o atendimento está um pouco lento. Brincadeira!!!
E tem outro agravante: na tarde de terça-feira, dia 12/06, eu já tinha comparecido à Unicat, na tentativa de retirar a medicação, mas a informação que eu obtive, é que são distribuídas apenas 30 senhas de atendimento. Achei um absurdo, já que outrora, precisava apenas que o usuário comparecesse à UNICAT na data pré-agendada para retirar o seu medicamento. (o perigo era apenas faltar o medicamento, que já é de praxe!).
Alguns dos servidores, (não todos), não primam por um bom atendimento, esquecem do “Princípio constitucional da Eficiência”. Eles não tratam os usuários com cordialidade, gentileza e eficiência!! Realmente, o cenário descrito acima, apenas enaltece a má gestão pública da saúde no nosso Estado!!!
Inúmeras pessoas, na maioria, idosos, que são submetidos a uma situação vexatória e humilhante. Não sei o que de fato a direção da UNICAT vai fazer para melhorar o atendimento aos sofridos usuários!! Pobres de nós, potiguares, nordestinos!!
Abraço e obrigada pelo espaço!! Parabéns pelo Blog.
Kalina Machado.
Não vejo dessa forma como relata a web leitora acima. Sou usuário dos serviços da UNICAT-Mossoró e o atendimento é sempre o PERMITIDO para serviço público na rede pública funcionar. O atendimento é deficitário, como deficitário é o atendimento na área da Saúde em todos os níveis, não só no nosso município, mas em todo o território nacional, seja ele público ou privado quando se trata de servidores em operacionalizar equipamentos e sistemas operantes e até mesmo no atendimeto burocrático de registros institucionais que a política de atendimento e transparencia fornece.
O relato exposto, é TENDENCIOSO, e exala mais como DENÚNCIA ao GOVERNO, a administraçaõ local e aos servidores que ali servem relevantes serviços à população, sempre disponíveis e dando o melhor de si, na tentiva de contribuir e acertar, haja visto há servidores com mais de 20 anos de atuação, graduados, especialistas e pasmem: CONCURSADOS.
Acredito que esta usuária nunca em tempo algum tenha precisado de serviços BÁSICOS E CORRIQUEIROS tais como exames, medicação e marcação de consultas em rede PRIVADA, a exemplo dos hospitais e clínicas no município de Mossoró. ISSO SIM É DEPRIMENTE e deve ser denunciado seja nas mídias seja no MINISTÉRIO PÚBLICO!
Imagina se esta usuária precisa dos serviços dos HOSPITAIS PRIVADOS e CLÍNICAS PARTICULARES que existem aos montes na cidade de Mossoró…no quesito ATENDIMENTO, UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTO, RESPEITO e ZELO AO PACIENTE!? Desafio inclusive, que citemos ao menos TRES instituições PRIVADAS e PARTICULARES que existem no muncípio de Mossoró que trate o USUÁRIO com a transparência, eficácia e equidade no tocante a atendimento, marcação de consultas, exames e distribuição de medicamentos e assistência como é proporcionado pelos servidores nos serviços da rede PÚBLICA. Se a UNICAT ou outro órgão deixa de passar o medicamento ao usuário ao menos um mês a população vai aos rádios e TV e denuncia, mas ninguém denuncia na mídia quando é destratado com atendimento de má qualidade nas filas de consultório e hospitais particulares.
Encobrir um mal feito com outro mal feito parece coisa de criança, saber qual é o pior é difícil haja vista que a desqualificação profissional e o desvalor a humanização é uma praxe tanto nos orgãos públicos quanto nos privados. A saúde de Mossoró já saiu da UTI e pra mim já teve morte cerebral, portanto, sem jeito, espera só a falência múltipla dos orgãos!!!!!
Dizer que não é como a webleitora diz é inverídicto tbm. Sou usuária, minha filha tem problema neurológico e a mesma medicação que era possível receber em casa e que diga-se de passagem não faltava no governo anterior, hj chega esporádicamente (ontem paguei 600,00 na farmácia) e pra acabar de completar o desconto que a farmácia me dava não me dá mais pois o governo aumentou os impostos em cima dessas medicações… Ou seja, já que ela não dá, poderia retirar os impostos ou dá isenção aqueles que tem atestado comprovando doença crônica né????? Qto aos atendimentos já expus meu ponto de vista, desqualificação, desmotivação, fadiga crônica, falta de material, pra mim isso é falha de um programa de gestão, metástase desse governo… Pra mim, se os remédios chegassem nas mãos dos usuários poderiam até arremessar com toda força e careta, desde que chegassem nas mãos daqueles que menos afortunados do que eu não podem pagar mensalmente 600,00 por uma medicação pra si ou pra seu filho. Isso sim é lamentável!!!!!!!!!!
nao devemos generalizar, mas para quem escuta radio, sabe que quase todos os dias a UNICAT MOSSORÓ esta sendo alvo de criticas , tanto pelo atendimento quanto pela falta de MEDICAMENTOS. quem nunca passou pelo que eu e muitos usuario daquela unidade tem passado ,jogue na loteria, ´vc atem muita sorte.
Boa tarde gostaria muito que os responsáveis pelo péssimo atendimento, o telefone a semanas não atende, quando se desloca de outra cidade pra lá pra pegar o remédio nunca tem um descaso com a social…
NOTA DO BLOG – Um pedido ao internauta que usa o sobrenome de “Barbosa” e o email falso de barbosan2009@hotmail.com, com IP identificado por nosso sistema de número IP: 186.216.231.71: aguardamos que o senhor se apresente com real identidade e endereço eletrônico, para participar normalmente dos comentários e debates desta página. Como é claro em nossas regras, não aceitamos intervenção de gente que quer abrir o verbo, mas encobre a cara através do anoninato. Anonimato é crime e neste Blog, mais ainda. Nossa expectativa é de que este Blog continue sendo um fórum de debates elevado, respeitoso, sadio e limpo. É isso.