O documentário “Aboio, A Poesia do Vaqueiro”, gravado em Lajes-RN, em Maio de 2014, finalmente será exibido na TV com veiculação nacional por meio do Canal Futura. Trabalho de profissionais potiguares para o Brasil.
A obra integra a V Edição do projeto Revelando os Brasis que é voltado para o fomento da produção audiovisual em municípios com menos de 20 mil habitantes, gerido pelo Instituto Marlim Azul e com parceria do Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobras.
Aboio, a Poesia do Vaqueiro, foi dirigido pelo jornalista Tárcio Araujo, que também apresenta o Jornal das Cinco na FM 105,1 de Mossoró. A propósito, ele é natural de Lajes, no Sertão Central do RN.
Concorrência
Nesta Quarta-feira (22), Tárcio gravou entrevista para o Futura falando sobre a realização do documentário. Tanto o filme quanto a entrevista estão previstos para serem exibidos na nova temporada do programa Revelando os Brasis que começa em Setembro próximo, mas ainda sem data exata para veiculação no Futura.
Além do filme de Tarcio Araujo, mais 19 produções contempladas pelo projeto serão veiculadas pelo canal ligado à Fundação Roberto Marinho.
Tárcio Araujo explica que o documentário retrata a vida e a cultura do vaqueiro, considerado símbolo de resistência e tradição do povo nordestino.
“O vaqueiro é o herói nordestino por essência, e vemos que essa tradição tem se perdido aos poucos, ou se desconfigurado. A intenção com esse trabalho é trazer o resgate das tradições dos antigos vaqueiros que ainda resistem em meio ao avanço do mundo moderno”, argumenta.
E prossegue: “É um registro importante para entendermos as nossas raízes e contribuir para as novas gerações com mais esse enfoque da nossa cultura”.
Os personagens do filme foram extraídos do município de Lajes, única cidade do Estado a ser contemplada pelo projeto que tem âmbito nacional.
Ele revela uma faceta da caatinga. Retrata que certa frase, de um clássico de nossa literatura, casa com a realidade.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
Reproduz “Os sertões” do escritor e jornalista Euclides da Cunha: “O sertanejo é antes de tudo um forte!”
Nesta edição, 940 projetos concorreram à produção dos filmes, apenas 20 propostas foram selecionadas. Entre elas está o Aboio, A Poesia do Vaqueiro.
Nota do Blog – Bravo, Tárcio!
Mais uma demonstração do seu talento, sensibilidade jornalístico-social e compromisso com a bela profissão que, sei, és apaixonado.
Não pode dar errado!
Retratas seu lugar, daí o caráter universal do seu trabalho, como descrito pelo escritor por Leon Tolstoi.
Faça um Comentário