sexta-feira - 17/08/2012 - 00:27h
OAB-Mossoró

Veja como foi o debate com candidatos a prefeito

Os cinco candidatos a prefeito de Mossoró duelaram sobre temas como Educação, Saúde, Segurança, Emprego e Renda, Mobilidade Urbana etc. em oito “rounds”, à noite de hoje (veja postagem abaixo). Veja como foi esse prélio, numa síntese feita pelo Blog:

Primeiro Bloco

No primeiro bloco, Raimundo Nonato (Psol), o “Cinquentinha” apresenta seu perfil, ressaltando que era natural de Caraúbas, graduado em Matemática e técnico em Enfermagem.

Cláudia Regina (DEM) classifica-se como advogada e conhecedora da realidade local.

Ednaldo Calixto (PRTB), formado em Letras, professor do Colégio Estadual Eliseu Viana, deu ênfase a esse ponto.

Larissa Rosado (PSB) é enfática ao afirmar que era natural de Mossoró, com destaque na atividade parlamentar como duas vezes a melhor deputada estadual do ano, ex-secretária da Agricultura do Estado e de vida familiar conhecida por todos, desde a infância.

Josué Moreira (PSDC) enaltece Deus pela oportunidade de ser candidato e falou de sua disposição, como professor, com experiência em assessoria técnica, o que lhe credenciaria a concorrer à prefeitura.

Segundo Bloco

Com o tema proposto falando sobre mobilidade urbana, Cinquentinha aponta que pretende criar uma empresa municipal de transporte urbano, mas combater a clandestinidade de moto-taxistas, além de ensejar a formatação de um sistema de veículos alternativo ao fluxo de passageiros.

Cláudia Regina (DEM), também por sorteio temático, é instada a dissertar sobre propostas à educação. Erroneamente passou a se referir à “saúde” como se fora o tema, mas logo  ajusta seu raciocínio.

Salienta que a Prefeitura de Mossoró teve média de 5.1 na avaliação de seu ensino municipal. Prometeu valorizar professor e estrutura. Lembrou que  a evasão escolar chegou a um patamar excelente. “A cada 200 alunos, só um sai”. E mais: “A cada 100 alunos, 92 são alfabetizados”.

Ednaldo Calixto (PRTB) critica falta de equipamentos vitais para pleno uso nas Unidades de Pronto-Atendimento da Prefeitura UPA´s. Elogicou esse programa do governo federal, adotado pela municipalidade, mas ponderou que precisa ser melhor aparelhado, além de cobrar maior assiduidade de médicos. Prometeu que construirá mais UPA´s.

Larissa Rosado (PSB) é levada a falar sobre propostas à segurança pública. Prometeu um enfrentamento baseado na prevenção, com fortalecimento e melhor utilização da Guarda Municipal, reabertura de postos policiais em convênio com o Governo do Estado, ampliação de monitoramente por câmeras e criação de um Gabinete de Gestão.

Também aponta a prioridade de montar um programa similar ao existente há anos no Governo do Estado, conhecido como Proerd, que é encetado pela Polícia Militar no sentido de agir no apoio a crianças e adolescentes.

Josué Moreira (PSDC) admite que está preocupado com o abastecimento de árua na zona rural, mas também acha modesto o investimento em saneamento, programa que é densamente apoiado com recursos federais. Em sua ótica, Mossoró dava atenção aquém do necessário, principalmente para populações menos abastadas.

Terceiro Bloco

No terceiro bloco começa série de perguntas entre os próprios candidatos, com sorteio dos nomes para travarem esse duelo.

Ednaldo pergunta a Cinquentinha sobre Mobilidade Urbana. Cinquentinha afirma que “não existe mobilidade urbana para a periferia.” Lembrou o que já dissera antes. Seu governo será “honesto e transparente, coisa rara por aqui.”

Josué pergunta à Larissa sobre Segurança Pública. Ela reiterou o que dissera minutos antes. Tema repetido, que a organização do evento não conseguiu contornar.

Quarto Bloco

Mesa de debate (Josué fora do foco) foi na OAB

Cláudia pergunta a Josué sobre Abastecimento e Saneamento. “Problema de Mossoró não é falta de água, mas gerenciamento.” Para ele, o saneamento está aquém das necessidades.

Cláudia, na réplica promete chegar a 90 por cento de cobertura da cidade com o saneamento básico. “Rosalba pegou com cerca de 6 por cento,”disse.  Afirma que a solução definitiva para a escassez de água será o sistema adutor da Barragem de Santa Cruz.

Cinquentinha pergunta a Ednaldo sobre  Saúde.  Na ótica do interpelado, “há muita propaganda mascarando a realidade”. Cinquentinha na réplica fala que a prefeitura vende imagem irreal do Programa Saúde da Família (PSF) e apontou algumas outras deficiências na Saúde Pública do município.

Quinto Bloco

Larissa pergunta à Cláudia sobre Educação. “Tudo passa pela valorização,” diz. Salários e qualificação. “Família deve e vai participar do projeto de educação”, complementa a candidata.

Larissa faz réplica com defesa de uma gestão democrática. “Cuidar bem” é a palavra que ela lapida. Cláudia pega a tréplica para comenta que o processo de educação continuará valorizando servidor. Será sequência das gestões de seu grupo.

Sexto Bloco

Larissa pergunta a Cinquentinha sobre Emprego e Renda. “Governar de fora para dentro,” afirmou, será seu modo de administrar. Ouvirá mais o povo. Em seu entendimento, administrações só priorizam os “grã-finos”.

Na réplica, Larissa pega a “deixa” e aponta a contradição de Mossoró. O índice de desenvolvimento humano de Mossoró, conhecido tecnicamente como IDH, é o sexto do RN, mesmo sendo o segundo município do estado. Falta investimento na juventude, na qualificação para o trabalho. Diz que ouve essa queixa, com frequência, em suas peregrinações.

Cinquentinha pergunta para Ednaldo sobre Esporte. Ele anuncia que quer criar áreas de esporte na periferia e apoio maior para Potiguar e Baraúnas. Esporte ajuda combate à violência, acrescenta. “Periferia está abandonada”, denuncia.

Na réplica, Cinquentinha lembra que  quer manter Estádio Nogueirão e deseja construir complexo esportivo com visão olímpica.

Sétimo Bloco

Cláudia pergunta à Larissa sobre sua participação em trabalho pela Mobilidade Urbana.  A deputada Larissa mostra que cidade precisa de plano de mobilidade urbana que respeite moto-taxista, gente com necessidades especiais. O ser humano é o fim.

Josué pergunta à Cláudia Regina sobre Favelização. Por que ainda existem esses focos de humilhante condição humana numa cidade rica como Mossoró? Claudia diz que município oferece “saúde de qualidade”. Cita que Rosalba recebeu gestão municipal com 14 favelas e muitas foram erradicadas. Existem projetos que alcançam algumas favelas e obras vão ser realizadas, assegurou. “Dignidade não é apenas construir casa”, filosofou.

Josué acha estranho que tanta gente ainda viva em condições desumanas, ao contrário do que a propaganda oficial promove.

Oitavo Bloco

Ednaldo pergunta a Josué sobre Educação. O candidato do PSDC defende escola de tempo integral como prioridade. “É complemento da educação que vem de casa”, raciocina. Também pretende construir duas escolas técnicas de tempo integral. O caminho é a busca de parcerias para viabilização dos projetos.

Ednaldo comenta – em réplica – que acha mais importante a modernização de escola existente, climatizando-a, preparando melhor o professor. Josué acha que existe muita propaganda, com gasto de mais de R$ 8 milhões num só ano, pela prefeitura, mas com realidade distante do que é mostrado.

Considerações Finais

Nas considerações finais, Cinquentinha não perdeu a serenidade para definir que Cláudia e Larissa “representam o atraso. Não tem o que oferecer”. Arranca risos da plateia.

Cláudia argumenta que “nós respeitamos e construímos cidadania”. Afirma, na terceira pessoa, que “Cláudia Regina sempre trabalhou com vocês”.

Ednaldo pede que o povo não se impressione com as grandes estruturas. Ironiza Cláudia, que disse “não precisar de muita coisa” para chegar ao povo.

Larissa dá tom emocional à sua fala. Destaca que sente amealhar  o sentimento de incontáveis pessoas, que querem  mudar o modelo de gestão que está fincado na prefeitura e prevê que fará parceria com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Não esquece de citar seu vice, professor Josivan Barbosa (PT) à missão.

Josué, com ar professoral, citou o presidente norte-americano Abraham Lincoln. Exumou frase que define seu pensamento: “Não se pode enganar o povo para sempre!” Comenta, com fleuma, que as duas candidatas fazem jogo de palavras para continuar sendo a mesma coisa, o mesmo modelo. Muitos se entreolharam nas cadeiras do auditório, acrescentando um leve sorriso ao gesto, depois de suas palavras.

Nota do Blog – Esta é a frase na íntegra de Abraham Lincoln, que o professor Josué alinhavou: “Podeis enganar toda a gente durante um certo tempo; podeis mesmo enganar algumas pessoas todo o tempo; mas não vos será possível enganar sempre toda a gente.”

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Nenhum dos candidatos se referiu ao problema da transformação do público em privado.
    Os flanelinhas.
    Ou estes indivíduos não transformaram o público em privado?
    Alguém pode estacionar em algum local na área comercial sem ter que PAGAR pelo estacionamento?
    Ou paga ou tem o carro danificado, seja por arranhões na pintura, seja por pneus furados,etc.
    O que acontece é uma verdadeira extorsão que o poder público tolera.
    Tolera porque fracassou na sua política de bem estar social.
    Tolera porque assim não utiliza devidamente os recursos de que dispõe para assistência social.
    E a população? Ora, a população que arque com mais este “imposto”.
    Hoje os flanelinhas se contentam com um ou dois reais. E amanhã? Será que amanhã não farão como os flanelinhas do Rio de Janeiro ou de São Paulo, que exigem 50 reais por uma vaga?
    Isto o tempo dirá.
    No item segurança pública nota-se que os candidatos desconhecem que a população paga , repito, PAGA, vigilância particular. Seja o comércio, seja o morador desta cidade. Paga-se por um serviço que é OBRIGAÇÃO do estado. E, ou paga, ou o risco de ser roubado aumenta de mil vezes.
    Já ouvi comerciante dizer que paga esta vigilância para não SER ROUBADO.
    Não é preciso lembrar que as milícias surgiram no Rio e em São Paulo por este mesmo caminho. Depois se agigantaram e passaram a dominar totalmente a vida dos cidadãos. Cidadãos que vivem reféns destes grupos por culpa da incúria estatal. Hoje, estes bandidos, determinam até onde os moradores dos locais sobre seu domínio devem comprar o gás, o pão, etc.
    Mossoró já iniciou a caminhada para isto.
    Para não alongar ainda mais o comentário, fiquemos apenas nestes dois tópicos sobre o quesito segurança.
    As candidatas não tocaram nestes pontos porque DESCONHECEM estes problemas.
    E desconhecem porque querem desconhecer.
    Desconhecerm porque lhes é conveniente desconhecer.
    No item educação as candidatas se saíram bem.
    Mossoró possui uma educação bem acima da média das cidades brasileiras.
    Mas muita coisa na educação pode ser melhorada.
    Inteligentemente a Cláudia Regina procurou dar destaque na sua fala a educação, evitando ao máximo tocar no item saúde. E fez isto por saber que a saúde em Mossoró está um verdadeiro caos. Aproveitou a candidata da prefeita o bom momento que vive a educação em nossa cidade.
    Apenas o candidato Cinquentinha, por sinal apresentou-se muito bem neste debate, fez uma crítica ao PSF. Os outros, sequer tocaram neste assunto, assunto que é o calcanhar de Aquiles da candidata Cláudia Regina.
    Por que os outros candidatos permitiram que isto acontecesse?
    Isto somente eles poderão responder.
    No todo, um bom debate.

  2. Rodrigues Almeida diz:

    EI CARLOS SANTOS PQ O SR NÃO COLOCOU COMO REALMENTE FOI NO SETIMO BLOCO REALMENTE CLAUDIA PERGUNTA SOBRE A PARTICIPAÇÃO DELA E TRABALHO PELA MOBILIDADE URBANA , MAIS ELA NÃO RESPONDEU A ESSA PERGUNTA ENRROLOU E NÃO RESPONDEU UMA VERGONHA SE ELA NUNCA FEZ NADA IA DIZER Q TINHA FEITO OQ ?

  3. Rodrigues Almeida diz:

    E SE ELA FEZ ALGUEM MIM PROVE

  4. CALIBRE 50 diz:

    Debate insoço,desorganizado que pouco acrescentou a disputa até agora,esperamos um debate em que as principais postulantes sejam mais exigidas!Foi preciso paralizar o debate por diversas vezes para corrigir problemas técnicos pricipalmente de áudio,o próximo que se contrate especialistas em organização de debate. É só!

  5. Nicênia Aguiar diz:

    LARISSA E PROF JOSIVAN TEM OTIMAS PROPOSTAS, OS MARAVILHOSOS PROJETOS APENAS QUANDO ELES RASGAREM ESSE MANTO NEGRO QUE COBRE A PREFEITURA MUNICIPAL DE MOSSORÓ!!!!!!
    VAMOS LÁ!!!!!!!!!!!!

  6. klarissa Queiros diz:

    Parabens a deputada Larissa para mim foi a melhor em suas proposta ,ate Cinquentinha se saiu melhor que Claudia Regina que confunde Saude com e ducação,saiu de casa para ler estatistica e dados da administração Fafa Rosado ,o povo que e proposta .E ainda mentiu quando diz que o servidor recebe bouça para fazer pos graduaçao e mestrado MENTIRA deslavada,menti tambem quanto a o DECIMO QUARTO quando disse que todos os professores recebeu onde foram pagps apenas a algumas escolas.
    Candidata tenha vergonha sai de casa para menti desse jeito sei nao viu…..
    E ainda foi chamada a atençao por que levou um papel com o numero 25,vai ver e para v se a populaçao se lembra por que e so 40 na cabeça….

    • FRANCISCO diz:

      BOUÇA ???? O que é isso ???? que idioma é esse ????? kkkkkkkk

      • klarissa Queiros diz:

        Não apenas corrija meu português,(Bolsa),todos nos somos submetidos a erros,agora mas grave que o meu Português são as mentiras deslavadas citadas acima da sua candidata que nem ao menos vc quis comentar ,sem argumentos isso sim e FATO todos nos sabemos que foi tudo mentira……

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Cara Klarissa
      Eu lhe peço encarecidamente que nunca use ATÉ quando se referir a uma pessoa.
      Até significa o limite.
      Se eu disser, por exemplo, que ATÉ a Klarissa é capaz de fazer isto ou aquilo, você certamente ficará magoada. E com toda razão.
      Cinquentinha saiu-se bem no debate.
      Cinquentinha não merece, nem ele nem ninguém, que se use a preposição ATÉ quando formos no referir a ele.
      Cinquentinha, Cláudia, é um idealista.
      E tanto quanto eu, você e tantos e tantos outros, quer o melhor para Mossoró.
      Como você é uma pessoa educada, tenho certeza de que nunca mais, ATÉ o fim dos tempos, usará esta preposição que fere, incomoda, machuca e humilha quando se referir a uma pessoa.
      Quanto a você dizer que Cinquentinha saiu-se melhor do que a Cláudia Regina, concordo plenamente.
      E olhe que o Cinquentinha não dispõe de nenhuma assessoria.
      Está nesta campanha contando apenas com a ajuda de Deus.
      Talvez esteja Cinquentinha plantando uma semente do que será uma nova Mossoró, politicamente falando, daqui a alguns anos.
      Certamente é esta a missão que Deus deu a Cinquentinha.
      E a Mossoró do futuro saberá agradecer a Cinquentinha.
      Um abraço
      Inácio

  7. Macia diz:

    Claudia Regina fala em melhorias qualificação na educação e valorização para os professores como é que pode? se sempre foi contra aos professores votou contra ao pagamento do FGTS, contra ao plano de carga e carreira e salario dos professores dentre outros . Claudia nos não esquecemos o seu olhar e o ar de riso no canto da sua boca na câmera não viu? está tudo gravado exatamente na memória dos professore que com outras palavras você estava chamando de burros e barraqueiros … Aguarde!!! você vai ter o que é seu.

  8. ROBERTHA diz:

    Cada dia que passa tenho mais certeza em quem vou votar Larissa 40 a mais preparada sempre em relação a cláudia nesse debate tava parecendo um general e só falou em Rosalba.. Me poupe!!!!!!!!

  9. Marcelo Barbosa diz:

    Prezado Carlos, gostaria apenas de sugerir a inserção de uma ferramenta para podermos compartilhar suas ótimas postagens no facebook com mais facilidade.

    Sobre o debate, só podemos torçer para que todo essa preocupação demonstrada com a “Coisa Pública” ultrapasse o período eleitoral, de modo a converter-se em atitudes por parte dos nossos novos – ou não tão novos assim – governantes.

  10. Roberto Barreto diz:

    Fica ai uma sugestão para a OAB fazer um debate com os candidatos a Vice Prefeito…..seria uma boa oportunidade para o povo Mossorense conhecer um pouco cada um deles e ver suas propostas para a cidade.

  11. MARIA diz:

    Claudia foi muito boa, derrubou a candidata Larissa ,ficou bastante claro para o eleitor ….

  12. Zé Paula diz:

    Conclusão: Tudo merda,só fede.
    Os candidatos que representam as oligarquias,por cima e os nanicos ciscando sem as minimas chances,infelizmente,os mossoroenses na sua grande parte,entram no “joguete” ROSADIANO.

  13. FRANCISCO diz:

    SÉTIMO BLOCO – Cláudia pergunta à Larissa sobre sua participação em trabalho pela Mobilidade Urbana. – Na realidade Larissa NADA RESPONDEU mesmo porque NADA tinha a falar sobre o assunto, já que em NADA ela contribuiu para o referido trabalho.
    CONSIDERAÇÕES FINAIS – Larissa prevê que fará parcerias com a Governadora ROSALBA CIARLINI. Quer dizer que se Larissa ganhasse, a Governadora passaria a ser uma grande administradora do RN ???? Porque o que vemos atualmente (e só não vê quem não quer ver), é ela (Larissa) e seu grupo político, fazerem críticas constantes ao governo Rosalba Ciarlini. Basta assistir ao programa Observador Político da TV “EDUCATIVA” MOSSORÓ, de propriedade de sua família, inclusive tendo como apresentador o seu pai (Laire), para se comprovar, aliás tem outro apresentador que quando acaba de fazer um comentário, abaixa a cabeça e começa a rir……… só não sei de quem ele tá rindo………. seria das autoridades eleitorais ???? sei não…. !!!!

  14. CALIBRE 50 diz:

    Caro Carlos volto a comentar,a atitude da OAB MOSSORÓ foi louvável e está de parabéns,mas da próxima tem que ter especialistas em organização,não é admissível que se cometa o mesmo erro três vezes,sortearam Calixto e Cinquentinha três vezes e em um a mediadora ficou sem saber quem perguntava a quem,ficou interrogando se invertiam ou não invertiam,ou seja o objetivo que era “esquentar” o debate terminou em confusão,me desculpem mas ficar procurando quem ganhou e ínútil,tudo empatado a nível de debate!É só!

  15. Giordano diz:

    Interessante, cada um defende seus candidatos e seus “INTERESSES PARTICULARES”. Um diz: fulano foi show, o outro diz: sicrano arrasou… Já tenho meu voto definido, e não é por um comentário que é feito aqui que mudarei, espero que os outros eleitores que visitem essa página façam o mesmo!

  16. Pedro Vitor diz:

    Acho que o Francisco está equivocado. O fato da candidata Larissa dizer que caso eleita, procurará a governadora, não denota que o Governo está a mil maravilhas. Mostra, que a partir do amadurecimento político, de ambas, deixarão as “picuinhas” de lado e irao trabalhar pela cidade, que é o que o povo realmente quer. Não acha? Pelo menos é o que eu entendo, quando a governadora, que é do DEM, procura a presidenta DIlma, que é do PT, partidos que são oposição. É assim que o povo quer a política, onde seus representantes estajem imbuidos em fazer a cidade crescer, independente de qual partido estão.

    Outro ponto. A pergunta da candidata Claudia Regina, foi devidamente treinada pelo marketing de Claudia. Ela queria que Larissa respondesse na negativa, porque sabe que como deputada, Larissa nao pode intereferir nas ações da Câmara Municipal. A mesma coisa seria, se Larissa perguntasse o que a candidata Claudia tem feito para a instalação da UTI pediatrica em Mossoró. Nada. Já a candidata Larissa, como deputada, alocou 600 mil de emendas ao Orçamento. Simples assim. Cada uma na sua função. Larissa deputada e Claudia vereadora. Agora, e se Larissa tivesse perguntado sobre a votação do FGTS, PLano de Cargos,…onde existem videos que comprovam que a vereadora votou contra o povo?

  17. Geraldo Fagundes diz:

    Tenho certeza absoluta que, a prefeitura de Mossoró e de outras cidades infestadas de flanelinhas não poem um fim a essa ‘profissão’, temendo perderem votos dos ‘pastoradores do nada’.

    Na minha opinião, a cada voto perdido da – raça dos que não fazem nada em troca de dinheiro -, os prefeitos ganhariam 100 votos ou mais dos proprietários de veículos.

    A situação é tão caótica que mesmo você estando dentro do seu veículo, eles pedem para ‘pastorar’. Mas ai vem a pergunta que sempre faço: ‘PASTORAR’ DE QUÊ E DE QUEM?

    Engraçado, enquanto na Europa, Estados Unidos e Canadá os donos de veículos chegam a deixar os carros abertos em vias publicas e com a chave na iguinição, no Brasil, aonde quer que se vá, tem sempre um ‘pastorador’ de plantão, dando a imaginar que a cada cinco minutos um veiculo é roubado nesta ou naquela cidade.

    A resposta para tudo isso é simples: São coisas normais que acontecem e fazem parte do cotidiano de um país de terceiro mundo.

  18. sidicley diz:

    agora observem só a ênfase que o caro blogueiro da a sr. larissa rosado. santa paciência amigo carlos seja coerente e admita cláudia foi melhor no debate e é a melhor em tudo. mossoró já sabe disso. não adianta querer forjarem um crescimento exorbitante que nunca existiu. o crescimento é o da força do povo e se cuidem o IBOPE vem ai…

  19. Sebastião diz:

    Infelizmente não ví nenhum dos candidatos falar sequer de ZONA RURAL. Lamentável esse posicionamento e esquecimento dos candidatos. Lamentável! Zona Rural vai continuar na mesmice, sendo esquecida a vida toda por quem quer que ocupe o Palácio da Resistência. Infelizmente o homem do campo sofre! Lamentável, repito lamentável!!!

  20. Cayo Riketh diz:

    Caro Carlos Santos, sou leitor diário do seu blog, há muito tempo, mais você precisa ser mais imparcial nos seus comentários, sempre está dando enfase a uma determinada candidata em relação a outra, isso não bom para sua credibilidade.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Volto a frisar pela milésima vez: eu não sou imparcial. A imparcialidade é uma utopia ou farsa. Eu não me permito é ser leviano, o que tem sido comum por essas bandas. Se eu agrado ao interesse de “xis”, sou imparcial e correto. S não agrado, sou bandido, canalha. A leitura deste Blog é uma opção, nunca imposição. Isso é democracia. Respeitar opinião alheia é fundamental para quem se proponhe ao debate. Abração

  21. Jailson Antnio diz:

    Como é notável, Cláudia Regina, é mais preparada para governar Mossoró, fala como quem conhece as verdadeiras necessidades , desta cidade, mas também mostra responsabilidade, não fez discurso vazio, e tenho certeza que foi a melhor neste debate.

    • Serenidade diz:

      Claudia fala como quem conhece Mas age como convém a gustavo rosado ( ASSIM MESMO, MINÚSCULO)

      Cláudia Regina é uma farsa..NÃO ACREDITO MAIS EM LÁBIA DESSE GRUPO AÍ QUERENDO EMPURRAR QUALQUER UM GUELA ABAIXO!

      Claudia Regina é jurássica na prefeitura, uns 18 anos socada, talvez, e nesse tempo todo só se viu lábia dela. É fraca como a fafá, a diferença entre ambas está na falácia: uma manobra como poucos a língua, a outra sem comentários.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.