Por Fernando Rodrigues (Portal UOL)
No inÃcio de agosto, o PSB corria o risco de ficar sem nenhum governador de Estado a partir de 2015, perdendo os 5 que tem no momento. Depois do lançamento de Marina Silva como candidata a presidente, os pessebistas ressurgiram pelo paÃs afora.
Agora, há candidatos do PSB com chances reais de vitória em 3 unidades da Federação (Distrito Federal, Pernambuco e ParaÃba). O partido tem chance também de virar o jogo em Roraima –com a nova configuração de candidaturas naquele Estado.
No EspÃrito Santo, a disputa continua apertada, mas não tanto como na metade deste ano. O atual governador, Renato Casagrande (PSB), e mais os outros candidatos somados estão a 1 ponto de distância (considerado o limite da margem de erro) do lÃder das pesquisas, Paulo Hartung (PMDB).
Com 3, 4 ou 5 governadores eleitos, o quadro para o PSB nos Estados já é bem melhor do que o de 50 dias atrás.
Quando se observa a situação geral dos partidos, o PMDB aparece ainda com o maior número de favoritos: 9 candidatos a governador com chances de vitória. Em segundo lugar vem o PSDB, com 6. Depois, o PT, com 4.
Eis a seguir uma compilação feita pelo Blog com as pesquisas mais recentes em todas as 27 unidades da Federação:
se for para botar outro q nao faz nada deixa o q ta
e para o senado eu nao gostei o q fizeram com o anchieta eu votava em luciano mas com essa trairagem eu vota no anchieta
José Riva, candidato ao governo do Mato Grosso, é considerado ficha suja por responder a 107 PROCESSOS.
Neudo campos, candidato por Roraima, também é considerado ficha suja por responder a 40 PROCESSOS.
Ambos foram barrados pelo TRE. Até ai, tudo bem.
Acontece que, ambos lançaram suas próprias esposas para substitui-los. Ou seja, se eleitas forem, o poder estará nas mãos dos maridos corruptos. A Lei ordinária e medÃocre, os permite fazer esse tipo de “jogada”. Mas essa Lei partiu de quem e quem a aprovou? Eles mesmos, os polÃticos.
DifÃcil de acreditar que os eleitores daqueles Estados sabendo da alta periculosidade dos dois elementos, ainda votem nas tais “peças” indicada por eles. Eu estou sujo e não posso, mas minha esposa pode, minha filha pode, meu irmão pode, etc. Portanto, vamos a caça aos votos. Dizem eles.
É a prova cabal de que o brasileiro não saber votar? Ou é excesso de idiotice, loucura ou asnice?
Eu acho que é tudo isso junto e misturado.
Não se surpreendam. Se José Dirceu e José GenoÃno se candidatarem a presidente e vice após cumprirem as suas penas, terão milhões de votos em todo o Brasil. Milhares deles, de mossoroenses onde a pérola ainda é visto como homem probo e acima de tudo, “intelectual” e quase Santo. E ninguém ouse discordar, pois está sujeito a apanhar.
O povo brasileiro merece mais do que qualquer outros povos, os polÃticos corruptos que governam o PaÃs, Estados e MunicÃpios. E como merece.
Portanto, pau neles. Nos polÃticos? Não! Nos eleitores, claro.