Projeto de Lei do vereador mossoroense Alex Moacir (PMDB), que dispõe sobre a inclusão da mensagem “Doe Órgãos, Doe Sangue, Doe Vida!” nas mensagens, correspondências e em toda a publicidade oficial do município, espera sanção da prefeita Cláudia Regina (DEM).
Na Câmara Municipal de Mossoró, a matéria teve aprovação unânime.
“O transplante é, sem dúvida, a tão esperada resposta para milhares de pessoas com insuficiências orgânicas terminais ou cronicamente incapacitantes. Porém, é um procedimento impossível de ser executado sem o consentimento de uma população consciente da possibilidade, da necessidade e responsabilidade de depois da morte, destinar os seus órgãos para salvar vidas”, justificou o parlamentar.
Ainda nesse contexto, há a constante falta de sangue no estoque do hemocentro. Não há substituto ao sangue humano. Só a doação pode salvar vidas em casos onde os hospitais precisam repô-lo, como para cirurgias, tratamento em pacientes com câncer e com doença renal crônica. Sem contar em casos de acidentes e catástrofes naturais.
Com informações da Assessoria de Imprensa de Alex Moacir.
Por um longo período, o HTM, dispunha de um serviço para atestar morte cerebral, no comando da Dra. Elizabeth Carraco.Inclusive fui a SP, onde ela,um enfermeira e eu realizamos no Albert Einstein um curso bre morte encefálica.Foi montado um serviço com voluntários e por ul gum tempo fez inúmeros exames com retirada de órgãos que serviram a pessoas que precisavam.De repente, foi solicitado por Natal (Sesap) o aparelho de EEG, conseguido com muito esforço, devido o do Walfredo estava quebrado e, que logo que chegasse do conserto, retornaria o de Mossoró.Ledo engano.O serviço hoje inexiste.Esta semana mesmo fui fazer voluntariamente e sem pagamento o exame e, teve que vir um técnico de EEG no carro com motorista para realização do exame.Pode? Pode, que está acontecendo!!!!
Sinceramente….precisa de um projeto de lei apenas para incluir uma simples frase nas correspondências do município?