A vereadora Izabel Montenegro (PMDB) denunciou a venda do Hospital da Caridade (Hospital Duarte Filho) para o grupo Hapvida (operadora de plano de Saúde). A denúncia foi feita durante a sessão ordinária desta terça-feira, 21, na Câmara Municipal de Mossoró.
De acordo com a parlamentar, o estatuto do Hospital da Caridade – que proíbe esse tipo de negociação – assegura que o Duarte Filho deve apenas ser repassado à administração municipal.
“É inadmissível ficar apenas observando essas transações financeiras envolvendo um patrimônio público. O Hospital da Caridade não pode ser negociado desta forma. Recordo que numa época, recente, passaria a ser administrada pelo município, mas a administração informou que não seria possível. Agora a venda para a Hapvida está sendo negociada e é preciso que esta Casa evite transação”, disse.
Ao final de seu pronunciamento, Izabel Montenegro revelou que o valor da negociação seria em torno dos R$ 2 milhões.
História
O Hospital da Caridade de Mossoró nasceu como entidade filantrópica.
Foi criado pelo médico, que também foi prefeito nomeado de Mossoró por curtíssimo espaço de tempo (pouco mais de dois meses), além de senador, Duarte Filho.
Ele faleceu em Brasília no dia 21 de setembro de 1973. Estava em pleno exercício do mandato de senador, com 68 anos de idade.
A inauguração do hospital data de 1938, estando perto de completar 80 anos de vida.
Veja AQUI uma condensada história desse empreendimento.
Compra
Em 2009, o Blog Carlos Santos chegou a noticiar a negociação entre a Hapvida e o grupo controlador do hospital (veja AQUI).
Depois a negociação emperrou.
É provável que o caso tenha outros capítulos.
Acompanhe também nosso Twitter AQUI com notas e comentários mais ágeis.
Canto do Cisne, Baile da Ilha Fiscal, Batalha das Ardenas.
Escolham.
////
OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS A QUALQUER ISNTANTE. A QUALQUER INSTANTE!