Acompanhei hoje pela manhã diversos noticiosos da chamada Grande Imprensa. Todos, sem exceção, focalizam o escândalo com Agaciel Maia (veja abaixo).
Também resolvi olhar diversos organismos de imprensa do RN, no enfoque do mesmo tema.
Diretor-geral do Senado afastado (veja postagem abaixo) nesta manhã, Agaciel é o centro do escândalo na mídia nacional. Já em parcela dos veículos de comunicação do estado, ele é peça secundária.
Preferem "enquadrar" João Maia. Uns até o satanizam canhestramente.
O "Bom-dia – Brasil" da Rede Globo, por exemplo, mencionou João Maia de forma ilustrativa. Foi citado porque é referência familiar de Agaciel, não como suposto implicado na acusação. Despejaram críticas e ilações sobre Agaciel.
No solo potiguar, cada um disseca o assunto conforme interesses distintos: há quem trabalhe em nome do bom jornalismo, outros procuram contaminar João Maia e tem que deseje protegê-lo. Não faltam ainda os omissos, que preferem ignorar tema tão grandiloquente.
A opinião pública, interessada em que tudo seja esclarecido, quer apenas a verdade dos fatos em meio a esse emaranhado de versões e intenções.
Um comprou a mansão, o outro pagou e nenhum dos dois declarou à Receita Federal. É, eles ainda tem muito o que esclarecer, principalmente ao cidadão comum que em tudo paga imposto: feijão, gasolina, remédio, etc.