O Diário Oficial da União (DOU) traz vetos do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), que atingem em cheio interesses de grande valia para o Rio Grande do Norte. Estão no DOU dessa quinta-feira (11).
Estão entre os vetos presidenciais, a duplicação da BR-304, proposta pelo Senador Jean Paul Prates (PT) desde 2019; a construção do Cinturão das Águas; a adequação das BR-405 (Jucurí), BR-104, que liga Lajes a Cerro Corá; e a finalização da Reta Tabajara.
“A BR-304 funciona hoje como uma grande rodovia de escoamento de cargas, trânsito de pessoas e, com a expansão das eólicas, é o único acesso possível à interiorização do nosso estado, considerando que possui conexões capilares com outras importantes rodovias. Não termos a duplicação sendo feita significa que os riscos de acidentes se tornam cada vez maiores devido ao elevado fluxo na BR. Esse foi um projeto aprovado por uma intensa maioria e nós iremos lutar para derrubar o veto e conseguir garantir, já em 2023, com os estudos de viabilidade técnica que estão em andamento, a garantia de recursos para construção”, argumenta Jean.
Além desse veto, o presidente também tirou recursos aprovados pelos congressistas a outras cinco propostas de infraestrutura no RN, sendo um deles o Cinturão das Águas, responsável por escoar as águas do Rio São Francisco pelo Rio Grande do Norte e garantir a expansão de importantes projetos hídricos que beneficiam a agricultura e pequenas, médias e até mesmo grandes indústrias no estado.
Águas
O projeto de implantação do cinturão das águas do Rio Grande do Norte iria realizar a transferência de águas advindas do Ramal Apodi para abastecer as regiões Oeste e Central, terminando na Região do Mato Grande, o que levaria água para 54 municípios potiguares.
“Em fevereiro, o presidente chegou a reunir uma comitiva e espalhar que no Rio Grande do Norte as águas do São Francisco estavam chegando pelo esforço do seu ministro Rogério Marinho (PL). Jardim de Piranhas só recebeu água por caminhões pipa, e não pela finalização da obra do Eixo Norte. Mas, Bolsonaro chegou a prometer pelo seu aliado que entregaria a obra da transposição ao povo potiguar”, lembra o senador.
Os outros vetos em relação à infraestrutura realizados por Bolsonaro atacam a construção do trecho rodoviário da BR-405/RN116, em Jucuri, até a BR-437, no Ceará; a adequação do trecho da BR-104 que liga os municípios de Lajes a Cerro Corá; e a finalização da construção da Reta Tabajara, com a adequação do ligamento entre a BR-304 e a BR-101.
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Segundo o dep. GIRÃO a duplicação já está certa e sera feita pela empresa que vai explorar a NATAL/RECIFE.
A duplicaçào será NATSL/FORTALEZA.
O certo é entrevistar o GIRÃO e esclarecer este assunto. Inclusive saber se vai ser cobrado pedágio.
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VÃO DESARQUIVAR AS INVESTIGAÇÕES DE ARRASTÕES EM MOSSORÓ? VERDADE?
Passa pano pra miliciano
Não é RN sem sorte; são ET’S desunidos onde os interesses difusos aleatórios não são ate!
Um bom domingo?
NR atendidos
Faltou esse ‘poste’ acrescentar que o PT geriu à União durante 14 anos e não colocou uma pá de terra na BR 304..
Faltou esse PETRALHA dizer que o Brasil não tem só à BR 304.
Sei que é importante à duplicação da BR 304.
Agora, dentro de quatro anos de mandato o capitão não obra milagres.
Vamos aguardar mais um mandato do Pátria AMADA BRASIL e tudo isso será resolvido.
Brasil acima de tudo, Deus acima de todos.
O trecho do Ceará foi todo restaurado no governo PT. Os estudantes de Aracati sabem muito bem disso
Potiguar que tiver vergonha na cara jamais votará neste bandido, miliciano, corrupto e Genocida. Essa é de lascar.
Gado não tá preocupado com isso não, a mente tá toda voltada para: -E o Lula? E o PT?. E no restante do tempo com Cuba, Argentina e Venezuela
É verdade que no Brasil não tem só a BR 304. Tem a 405, 226 que estão em situação precária no nosso estado, assim como tantas outras. Isso comprova que o presidente apenas concluiu obras que, em grande parte, já estavam com 90% feitas.
Você faltou citar às rodovias do RN gerida pelos peta petralhada…
A matéria é sobre o governo federal. Se não tens justificativa para tal, não tente justificar com outro assunto.
ainda tem gente no RN que ainda vai votar nesta praga! Esta BR precisa muito ser duplicada para evitar mortes.
Carlos Santos,
Desde dezembro de 2018, tramita na 10° Cara Federal da Comarca de Mossoró uma Ação Cívil Pública promovida pela DPU em desfavor da União e DNIT na qual a Defensoria cobra a pavimento de todo trecho da BR-437.
Ressalto que, exausto de cobrar a pavimentação da rodovia a bancada federal do RN, mas sem êxito, o que né fez em junho de 2018 protocolar um Procedimento de Assistência Jurídica (PAJ) na Defensoria Pública da União do qual originou a Ação Cívil Pública..
Para concluir, informo que a empresa que venceu a licitação para elaborar o Projeto Executivo de Engenharia estará entregando o referido em janeiro do próximo e será juntados nos autos do processo, informou o DNIT. AGORA A RODOVIA SAI DO CAMPO DAS PROMESSAS POLÍTICAS PARA SE TORNAR REALIDADE. ISSO É UMA VERGONHA! VERGONHA PARA A CLASSE POLÍTICA DO RN!