• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 05/03/2011 - 06:28h

Vice-prefeito de Pau dos Ferros fala sobre luta contra Dengue


Secretário da Saúde e prefeito de Pau dos Ferros, o odontólogo Fabrício Torquato (PMDB) garante que o município vem dando resposta à altura à crescente incidência de casos de dengue na área.

"Creio que esse é o momento de maior dedicação desde o início da minha gestão como secretário a uma causa específica, no caso, a Dengue. Desde o  fim do ano passado estamos vivenciando esse problema. Em 2009 até o início do segundo semestre de 2010 foi tudo tranquilo. Com o período das chuvas, claro que tudo tende a se agravar."

Ele pronuncia-se em meio a relatório da Secretaria Estadual da Saúde Pública (SESAP) que aponta Pau dos Ferros em posição desconfortável em termos de incidências da doença (veja postagem mais abaixo).

"Há mais de um mês a Secretaria de Saúde tem conseguido um feito grandioso, que eu ainda não tinha vivenciado como gestor: conseguimos mobilizar diversos segmentos do Município em prol dessa causa como Secretaria de Obras, Meio Ambiente, Ação Social, escoteiros, demolays, polícia, Ministério Público, e caímos em campo", destaca.

"Além do trabalho diário, semanalmente temos mutirões nos bairros, com toda essa equipe envolvida. Nesses eventos há trabalho educativo, há trabalho braçal de catar lixo que acumule água, onde eu também estou presente, com luvas e saco de lixo na mão, dando o exemplo e mostrando que o sucesso depende da integração de todos. Atuamos também em terrenos particulares, fazendo a primeira limpeza, com a vigilância sanitária notificando os proprietários e cobrando responsabilidade pela manutenção adequada de sua propriedade", informa.

Ele diz também que há uma campanha de mídia aprovada, buscando conscientização e participação maciça da população nesse trabalho. Essa plano será apresentado no lançamento oficial da Campanha de ação integrada no combate à dengue, que será no próximo dia 24.

Na Câmara Municipal um projeto de lei teve aprovação para permitir contratação temporária de 20 novos agentes de Endemias, para otimizar o trabalho nas diversas áreas da cidade.

Ele salienta, entretanto, que o esforço público – por mais eficaz que seja – não terá como ensejar o banimento da doença, se a população não fizer sua parte.

Compartilhe:
Categoria(s): Gilson Cardoso

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.