• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 25/10/2010 - 12:18h

Viva o povo brasileiro – Meu voto em Dilma Roussef


Fiz minha escolha para o segundo turno das eleições presidenciais. Voto em Dilma Roussef (PT).

Como costumo sublinhar há muitos anos, em toda eleição, digo publicamente em quem voto.

Também costumo deixar claro que não voto contra ninguém. Voto a favor. Voto, dessa feita, a favor de Dilma.

Voto despido de paixão ou afeição mesmo. Vejo-a como arrogante e sem o mínimo verniz de simpatia.

José Serra (PSDB) não é muito diferente.

Porém acredito que ela seja capaz de contribuir para avanços, sobretudo no campo social, com uma gestão menos politiqueira, passional e recheada de arroubos, tão comuns ao presidente Lula.

Quanto a Lula, minhas palavras são ambivalentes, talvez até paradoxais.

Nunca antes na história deste país vi um político com tamanha dimensão  e empatia popular. Tem minha admiração.

Mas também nunca enxerguei maior leniência quanto aos excessos da "companheirada", que ele aboletou no poder. Eis minha queixa basilar.

Paciência. Ninguém é perfeito.

Meu temor, quanto à Dilma, é que possa se inclinar à tentação de enraizar um modelo de aparelhamento do Estado, capaz de transformá-lo numa "República Sindical". Um peronismo à brasileira. 

Como não toleraria a plutocracia paulista-mineira, que parece rondar Serra, caso seja eleito, reeditando no século XXI a política do "Café com leite" da República Velha, coronelismo fora de época.

De verdade, quero meu pais mais justo, com oportunidades alargadas, despido do "complexo de vira-lata", comprometido com o insumo básico do desenvolvimento humano: a educação.

Gente

Só a plena instrução e não a alfabetização arcaica, que apenas habilita milhões ao desenho do próprio nome, nos fará ser uma nação. Por enquanto ainda somos um aglomerado de homens e mulheres dispersos, massa que precisa ser gente.

Tenho uma incontida paixão e devoção pelo meu pais. Como o professor Darcy Ribeiro, aprendi com o tempo e a maturidade, que precisamos nos aceitar como somos. Chega de apenas transplantar modelos, copiar jeitos e trejeiros de além-mar.

Somos um povo tropical, inventivo, miscigenado. Somos o povo brasileiro.

Há muito a ser feito, para nos arrancar do primitivismo, desse modelo multissecular de espoliação, expropriação, patrimonialismo, exclusões e reducionismo histórico.

Quando parar de me emocionar com o hino do meu país, quando deixar de me indignar com a injustiça, também vai cessar minha esperança de um Brasil da maioria e não de uma minoria que se acha "eleita".

Sob a égide da Eugenia, do Darwinismo Social e de cientistas raciais alguns acreditam ser superiores, negando a muitos um pouco do elementar.

Faço uma escolha. Não escolho um lado. Não sou fundamentalista nem adoto o dogmatismo de cortesão. Respeito quem pensa diferente e acho imprescindível as diferenças, para não pecarmos pela pobreza do pensamento único.

Voto agora em Dilma. Daqui a quatro anos, posso mudar, se for o caso. Como Juscelino Kubistchek, assevero: "Não tenho compromisso com o erro!"

Tenho minha opção, porque não suporto que me imponham nada nem me permito a oprimir ninguém com o que penso. Quero continuar podendo ser o que sou, umectado de defeitos, mas inteiro e uniforme por não aceitar ter duas caras.

Viva o povo brasileiro!

Compartilhe:
Categoria(s): Blog

Comentários

  1. Paulo Cezar diz:

    Meus pezames.

  2. Rui Nascimento diz:

    Precisávamos que a maioria dos brasileiros tivesse este senso crítico. Parabéns por ter coragem de fazer o que a maioria dos “pseudo-jornalistas” não tem: “dar a cara pra bater”. Se estás certo ou errado, quem sou eu para julgá-lo.

  3. itamar de sousa diz:

    nao perco a oportunidade,p agradecer e divulgar esse espaço democratico,parabens p hombridade com que vc conduz este informativo,VIVA A COLUNA DO HERZOG.
    SAUDAÇOES HERZOGUIANAS

  4. jorge de Castro diz:

    Parabéns Carlos Santos! Você não se arrependerá, assim como a imensa maioria do povo brasileiro que dará a vitória a DILMA!!!

  5. ze roberto diz:

    Fazer essa opção em uma democracia,é normalíssimo,difícil vai ser querer tirar o SABUGO da boca e as amarras dos dedos,quando ela,Lula e os seus conseguirem montar a “lei da mordaça”,mas,tem nada não,pelo que diz,com o outro,o SABUGO entraria na parte baixa.Porra! Estas opções.

  6. Adriano Guimarães diz:

    Parabéns pela coragem e pelos argumentos. Meu voto também é da mulher.

  7. Edilson Pinto diz:

    Prezado amigo Carlos Santos,
    Lamento a sua escolha… Mas, a beleza da democracia esta exatamente nisto: a liberdade de escolha e a convivência com as diferenças.
    Abs,
    Edilson Pinto – ex-petista de carteirinha, com direito a bandeira e CD de LULA-LÁ

  8. Julio Fernandes diz:

    Carlos, eu leio o seu blog todos os dias e fico mais estimulado ainda a acompanhá-lo ao me deparar com esse gesto de anunciar, para os seus leitores, em quem vota. Falo apenas da manifestação do voto em si, independete de quem é o escolhido. É um gesto que revela honestidade, transparência e, sobretudo, respeito com o leitor. Muito interessante também o exercício de argumentação que você desenvolve para justificar a escolha. Esse é um esforço que deveria ser feito por cada um de nós. Vocë nos oferece um belo exemplo de atitude democrática. Parabéns!

  9. Paulo Roberto diz:

    Carlos,

    Sómente pela educação se fará a inclusão de milhares de brasileiros à plena cidadania. Carro chefe de quase todos os politicos profissionais, sempre é cantada quando de uma eleição, mas infelizmente nada ou quase nada é feito. Sonho um dia em ver nesse país uma escola de qualidade, que ensine, eduque, instrua e dê base de cultura aos milhares de brasileiros, que hoje pela falta de uma politica educacional de qualidade empurra jovens adolescentes a marginalidade, ao sub emprego e nenhuma perspectiva de futuro. Pobre país, rico demais, mais que um dia poderá pagar um enorme preço e terá netos miseraveis se não for mudado essa direção.
    Sds
    Paulo Roberto

  10. Anônimo diz:

    Mais uma vez, meus parabéns. Não ficou em cima do muro como muitos bloguistas oportunistas, que só declaram o voto quando termina a eleição, e se dizendo que votou no vencedor.
    Eu não acredito que um governo como do presidente Lula, torneiro mecânico com segundo grau, que criou diversas universidades federais, temos como exemplo aqui no RN, a UFERSA de Angicos, com um orçamento de 22 milhões de Reais para a sua construção, orçamento maior até mesmo que o da Prefeitura de Angicos anualmente, e perde apenas para as prefeituras de Mossoró, Parnamirim e Natal no RN. E que no governo FHC, doutor em Ciências Sociais, não criou nenhuma universidade, nem escolas técnicas federais, pois chegou a sucateá-las e depois, não deu tempo, iria privatizar, como fez com a Vale do Rio Doce, dizendo que o estado não tinha competência de gerenciá-la e depois privatizou, hoje a Vale do Rio doce vale 180 bilhões de Reais. Só coloquei uma premissa do voto em Dilma, pois existem milhares, todos sabem. Parabéns, obrigado pelo espaço com o internauta, leio cotidianamente seu blog e vamos à vitória, domingo, com uma surra de saia num careca de olhos esbugalhados.
    Josivan Soares de Souza
    Servidor Público Federal

  11. benaldo medeiros diz:

    Amigo, parabens, não pela opção sabia, no meu modo de entender, mais parabens pelas suas colocações, e vamos em frente, pra o brasil seguir mudando.

  12. yuri diz:

    Muito bem Carlos, das duas sem dúvida essa é a melhor opção, como você disse ela é a “certeza” da continuidade do que esta dando certo é claro que tem suas falhas, todos têm agora o projeto dela supera boa escolha e viva o povo brasileiro.

  13. carlosandre diz:

    E alguem tera que pagar toda esta farra de clientelismo a inchasso do estado. Cada vez mais peso para quem desenvolve o pais atraves da livre iniciativa, sufocado com tantos impostos sobre impostos e uma burocrática lei trabalhista. que na verdade, o que falta no Brasil não é mais impostos ou mais direitos trabalhista e sim trabalho para o povo, o salario do trabalhador brasileiro não é suficiente por motivo do estado ser altamente assistencialista, ineficiente e caro, é só lembrar que toda vez que se vai dar um aumento no salario minimo vem a estória do deficit da previdencia e demais penduricalhos, direitos estes muitos que o patrao governo não paga, e assim o povo sem qualificação ao trabalho vai vivendo de bolsa em bolsa, num verdadeiro circulo vicioso. E quem quer trabalhar não encontra nenhuma facilidade, só mesmo a companheirada do PT, esta sim, esta toda pendurada nos cabides de salarios, não emprego, do estado brasileiro. E viva a DILMA!

  14. Fabio alves valentim diz:

    Parabéns Caro Jornalista Carlos Santos

    Belo texto e uma argumentação perfeita sobre escolha! Enquanto muitos votam com fulano ou beltrano o senhor votará em Dilma, votará em Dilme e não contra Serra! Gostei do texto pela escolhas de palavras pelo conforto com que escreves e com a sutileza que lhe é peculiar! Hoje Dilma, daqui a quatro anos quem saberá? Esse também é meu rumo, escolherei agora sem pensar em daqui a quatro anos, se não escolher bem vamos a rua e pedimos sua saída! E viva a democracia!

  15. Ricardo menezes diz:

    Depois desse só esse texto de :

    Carlos Escóssia

    “Fico literalmente impressionado com o tamanho da vaidade e neurose de alguns jornalistas e blogueiros da nossa amada e idolatrada terra de Santa Luzia. Alguns jornalistas e blogueiros da pseuda “Metrópole de Mossoró”, não conseguem se livrar da paranóia da perseguição e muito menos da vaidade desvairada e exacerbada. Conheço a história do jornalismo local – até por laços e afinidades familiares – e o que infelizmente vejo hoje na nossa urbe, (existe exceções, é claro) é um jornalismo provinciano, arcaico e de resultados. Há quase dois anos, criei o blog (carlosescossia.com), e nunca o mesmo foi vitima de hacker a serviço dos poderosos e muito menos de ações terroristas de direita ou de esquerda. No blog que edito, sou o próprio editor, o diretor de redação, o repórter e colunista, o responsável pela pauta e para finalizar o estafeta. Não tenho equipe técnica, muito menos informantes ou equipe de manutenção, pois esses tipos de serviços são realizados por mim com o auxílio do meu querido filho, Carlos Heitor Montoya, de apenas 10 anos.Vamos deixar de frescura e medo de fantasmas e trabalhar objetivando sempre a – prioridade primeira e prioritário do jornalismo – que é a de bem informar.Por falar em fantasmas, fui informado que já foi descoberto o(s) fantasma(s) do “blog do Paulo Doido”, e que em breve será tornado público o nome do(s) referido(s) fantasma(s).”

  16. Eliete diz:

    Viva a Democracia. Eu também voto Dilma.

  17. Mary Costa diz:

    Parabéns Carlos Santos!!!!Também estou com a Dilma,como a maioria dos brasileiros.

  18. Ricardo Menezes diz:

    Chame o são camilo para a eliete queiroz!!!!!!!!!!

  19. Tallys Ranier diz:

    Parabéns jornalista pela opção!!!

  20. Gilmar Silva diz:

    Dito! Dois.

  21. George Duarte diz:

    Meu caro Carlos Santos veja como seu BLOG é bastante acessado. 21 comentários sobre a sua coragem em divulgar seu voto. Parabéms pela escolha, esperamos também como milhares de Brasileiros que a Dilma possa continuar com os avanços(SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA) que o nosso pais precisa.

  22. Bruno Viana diz:

    Caro Ricardo Menezes,

    lembre-se que o blog é uma ferramenta, antes de tudo, opinativa. Vejo que, mesmo com tamanho conhecimento e tradição familiar – como você mesmo cita, o mito da imparcialidade ainda percorre sua mente. Caro, o jornalista opina até mesmo no jornal em que ele trabala, nas entrelinhas de seus textos. No blog, isso não só é inevitável como é plausível e até necessário. Eu acesso o blog do Carlos Santos, da Thaísa Galvão, do Noblat e de tantos outros porque quero saber não somente os fatos – mas a opinião deles.
    Parabéns, Carlos, pelo livre uso do seu próprio blog.

  23. Faustino diz:

    Parabéns, Carlos. Também voto em DILMA. Vamos à vitória!

  24. Iris Maia diz:

    Prezado Carlos Santos parabéns pela sua opção. É a sua, a minha e quem sabe 60% dos brasileiros.
    Iris Maia

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.