
Walter Alves foi deputado federal, o que pode ser o seu plano B ou mesmo prioridade (Foto: Câmara dos Deputados/Arquivo)
Aqui e acolá, perguntam-me: “O vice-governador Walter Alves (MDB) vai ser candidato a governador?”
Bola de cristal eu não possuo. A meu favor, para a resposta, conhecer razoavelmente – e sempre buscando mais – sobre a política e os políticos do RN.
Mas, isso não é o suficiente. É imprescindível, a frieza para estudar e analisar a conjuntura, tentando avaliar os interesses em jogo, perdas e ganhos. Ao mesmo tempo, fuçar informações privilegiadas, ouvir fontes confiáveis, checar e checar sempre qualquer ruído ou notícia (real ou plantada).
Sobre Waltinho, é preciso que fique claro: é o último da linhagem do clã Alves com mandato eletivo. E pode ser o último mesmo, se não conseguir vitória eleitoral nas urnas para governador. Voltar a ser deputado federal é o seu plano B ou mesmo a prioridade. Ele sabe bem disso. Sabe muito mais do que eu imagino saber.
Com certeza, Walter Alves não vai entrar em aventura para extraviar tudo. Assumir sacrifício por quem? Pelo PT? Pela governadora Fátima Bezerra (PT)? Não, não mesmo. A menos que… haja uma compensação significativa.
Será candidato se for viável a eleição, se enxergar condições mínimas de crescimento e êxito até o pleito de outubro de 2026.
Até aqui, a grosso modo, não há um cenário favorável. Pode mudar? Pode.
Magalhães Pinto, célebre político da fauna mineira, já descrevia a política como um fenômeno metereológico, analogia que se consagrou. “A política é como nuvem: “Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou.”
Waltinho olha pro céu na expectativa de que certas nuvens sejam passageiras, episódicas e fugazes.
Aí, ele pode olhar de novo para cima e decidir: Vamos.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Fritado desde que aceitou set vice de Fátima.