“Estamos unidos por Natal. Hoje a prefeitura está de costas para o povo e a cidade precisa ser resgatada.”
Essa foi uma declaração emitida pela ex-governadora Wilma de Faria (PSB) há poucos minutos, em Natal, para confirmar que vai ser mesmo companheira de chapa (como vice) do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), na campanha eleitoral deste ano na capital do Estado.
Ex-prefeita três vezes (a primeira nas eleições de 1988), além de ter viabilizado a vitória à prefeitura de Aldo Tinoco (PDT) em 1992 e o próprio Carlos Eduardo em 2004, Wilma assume uma inédita posição em sua carreira política. Já fora candidata a prefeito, deputado federal e governadora. Vice, não.
Ela que vinha sempre aparecendo em segundo lugar nas pesquisas à prefeitura, agora soma suas intenções de voto e liderança ao largo favoritismo de Carlos. É uma vice de peso decisivo.
A chapa, com ambos, é praticamente uma nomeação, diante do quadro sucessório em que os potenciais adversários aparecem com pífio desempenho em pesquisas. O governo municipal passa dos 93% de reprovação e o estadual já rompeu a barreira dos 75%.
Carlos Eduardo Alves e o vice-governador Robinson Faria (PSD) prestigiam o evento. Também acompanha a ex-governadora o deputado federal Fábio Faria (PSD).
Os vereadores Júlio Protásio (PSB) e Raniere Barbosa (PRB) resolveram prestigiar “in loco” o pronunciamento de Wilma de Faria, bem como o ex-deputado estadual Wober Júnior (PPS). Além deles, vários outros políticos e ex-auxiliares de Wilma.
“Poucos aceitariam ser vice (…). Ela aceitar é um gesto de desprendimento, espírito público”, avaliou Carlos Eduardo, assinalando que a postura da ex-governadora, ex-prefeita e ex-deputada federal constituinte é uma atitude edificante.
Vilma Maia será vice só até 2014 quando se candidatará a governadora. Alguém duvida que seja essa a estratégia?
Diferentemente de Luiza Erundina (PSB), que pensou somente nela, quando desistiu de compor como vice de F. Haddad (PT) de SP.”Erundina seria a vice-prefeita plena para a periferia, seria os movimentos sociais assumindo uma função relevante na administração municipal. No entanto, Erundina abdicou dessa missão, abriu mão de suas responsabilidades em relação aos movimentos sociais, devido ao simbolismo de uma foto. Ela sabia que, eleito Haddad, seria mínima a participação do malufismo na gestão da Prefeitura; seria máxima a intervenção de Erundina nas políticas sociais. Poderia ter dado uma entrevista distinguindo essas posições, externando sua repulsa do malufismo, mas ressaltando a diferença de poder entre ambos. Mas Erundina se sentiu preterida, não por Haddad, mas por Lula, que deixou-se fotografar com Maluf e não com Erundina.” – Luís Nassif. Aqui vejo em Wilma a grandeza, ao se colocar como representante dos movimentos sociais de nossa capital. Ela atendeu ao apelo deste seguimento. É como tambem vejo a situação do ex reitor (Ufersa), Josivan, ao aceitar compor com Larissa (PSB) de Mossoró. Não pensou só nele. Isso deixou, uma boa parte dos que fazem a midia situacionista bastante transtornada. O que considero uma pobreza. Convenhamos também que as duas situações são muito diferentes: Lá em SP, o pupilo de Lula, não tem a menor chance, segundo as pesquizas. Já por aqui a realidade é outra. Assim também…
A ex-governadora Wilma de Faria tem um enorme desprendimento público. Agora, se eventualmente Carlos Eduardo se tornar inelegível após o julgamento do mérito ou em sede de recurso, quem assume? A vice-prefeita, pois de acordo com Lei das Inelegibilidades, a declaração de inelegibilidade do Chefe do Poder Executivo não atinge o vice (art. 18).
Complementando o raciocínio: embora o art. 91 do Código Eleitoral fale sobre a indivisibilidade da chapa do Executivo, na qual o principal (prefeito) levaria o acessório(vice-prefeito).
Quem te viu, quem te vê!. Triste fim de Wilma Quaresma (de Faria).
Sou de Mossoró mas sinceramente, apesar de não votar em Vilma fico feliz em ela sair como vice a prefeita e ainda mais, quero que ela saia candidata ao governo em 2014. e muito mais ainda….derrote essa senhora que aí agora está
Dá-lhe Guerreira, o Rn Agradeçe!!!
Gente, vamos mudar esse elenco.