• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
sexta-feira - 17/07/2015 - 09:58h
Dinâmica política

Wilma e Sandra reordenam trajetória de olho em novos saltos

Os novos tempos da atividade política, no Rio Grande do Norte, podem produzir uma situação incomum e que poucos poderiam prever há alguns anos. Ou ninguém se arriscaria e preconizar.

Laíre, Sandra e Wilma em encontro recente em Carnaubais (Foto: extraída do Blog do Levany)

A vice-prefeita natalense Wilma de Faria (PSB) e a ex-deputada federal Sandra Rosado (PSB) podem ser candidatas a vereador, respectivamente em Natal e Mossoró em 2016.

Trata-se de uma hipótese cada dia mais presente, como estratégia à sobrevivência política, retomada de fôlego para novos projetos.

Wilma estuda voltar à Câmara Federal nas eleições de 2018, após duas tentativas frustradas de chegar ao Senado. Foi deputada constituinte eleita em 1986.

Sandra alimenta o sonho de retomar vaga na Câmara Federal, onde esteve por três mandatos. Desde o início dos anos 60 sua família ocupou a Câmara Federal por 13 legislaturas: com seu pai (Vingt Rosado) em sete mandato e o marido (Laíre Rosado)  com três.

Recomeçar

Wilma foi deputada federal Constituinte, três vezes prefeita do Natal e duas vezes governadora, além de estar como vice-prefeita, mas com espaço limitado, em composição com o prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT).

Já Sandra, o seu primeiro mandato foi de vice-prefeita, quando foi eleita com o tio Dix-huit Rosado em 1992. Com a morte dele em plena gestão em 22 de outubro de 1996, ela completou o mandato como prefeita efetiva em cerca de 70 dias.

Depois foi eleita três vezes à Assembleia Legislativa e igual número à Câmara Federal.

Sem mandato, por não ter se elegido em 2014, ela vive um inferno astral político. Recomeçar pela Câmara Municipal é algo palpável e visto como “certo”. O espaço foi o ponto de partida da carreira do pai, que se elegeu vereador em 1948.

Se alguém duvida da máxima de que “a política é dinâmica”, eis dois bons exemplos.

Veja bastidores da notícia em nosso TWITTER clicando AQUI.

P.S (19h34) – “Sandra foi deputada estadual apenas em 1998. Nas eleições 2002, 2006 e 2010 foi eleita federal”. (Bruno Barreto, jornalista e webleitor).

Nota do Blog – Obrigado pela correção providencial, Bruno.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. bruno barreto diz:

    Sandra foi deputada estadual apenas em 1998. Nas eleições 2002, 2006 e 2010 foi eleita federal.

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    ACONTECEU NO PARANÁ.
    17/07/2015 11h13 – Atualizado em 17/07/2015 11h32
    ‘Foi uma vitória’, diz empresária que fez vereadores desistirem de aumento
    Indignação de moradora mobilizou população de Santo Antônio da Platina.
    Ao invés do aumento, vereadores decidiram pela redução salarial em 2017.
    Matéria completa no G1
    ////
    Tente alguém mobilizar o população em Mossoró, não para reduzir salários dos vereadores, mas para acabar com a LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES, lei que dá direito a gasolina, restaurantes, hotéis, passagens aéreas, telefonia, internet, pneus, peças de carro, pagamento de água, iptu, energia e tudo o mais que um ser vivente possa imaginar com dinheiro do contribuinte.
    Tente!
    Na hora H não aparece um mossoroense. E quando você chamar algum ele dirá que sempre foi assim…
    Aproveitem, vereadores, aproveitem. “Apenas” 345 mil perderam seus empregos neste primeiro trimestre.
    A crise ainda vai se aprofundar mais. Para vocês isto pouco importa. Mas para o povo brasileiro será motivo de muito sofrimento.
    Na França de Luís XVI a esculhambação era menor e deu no que deu.
    ////
    BREVE, MUITO BREVE, OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS.
    É PRECISO ACABAR COM A LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES.

  3. João Paulo diz:

    É… São os novos tempos pra essas senhoras. Tempos “estranhos”. Dona Wilma até chegou a chorar durante a campanha estadual do ano passado em um programa que foi veiculado no guia eleitoral reservado a sua candidatura. Uma cena patética. Ridícula. A dita ‘guerreira’ se fez de coitada. Logo dona Wilma que sempre se mostrou tão disposta a enfrentar tudo e todos. E a choradeira naquele momento serviu pra prever a derrota que viria nas urnas. Já Sandra Rosado, líder de um grupo com uma estratégia muito primitiva e que desde 1996 não consegue chegar ao comando da máquina executiva mossoroense, terá uma missão vindo de “baixo” muito mais difícil que sua correligionária Wilma de Faria. Se mirar mesmo a Câmara Federal em 2018, Sandra terá que fazer esforço árduo pra conseguir votação suficiente que lhe garanta uma possível vitória. Se compararmos sua votação na campanha de 2014 com a de 2010, Sandra viu seus sufrágios terem vertiginosa queda, encolheram 44,5%. E ainda tem o fato de que os Rosados historicamente sempre foram uma família política de “segunda classe” no RN. E com certas dificuldades, em alguns momentos, de obter votações que permitissem vitórias tranquilas em pleitos estaduais. A campanha de 2014 confirmou esse histórico. E com o grupo que hoje é comandado por Sandra Rosado, os pleitos sempre foram mais difíceis. Mas essas senhoras certamente irão levantar seus braços fazer o ‘V’ da vitória e enganar mais uma vez a massa ignorante desse estado.

  4. luis carlos diz:

    A senadora Fátima traidora dos professores e servidores quando ficou caladinha no atraso dos salários dos servidores no gov. Rosalba e na trama da lambança com conivência de Robinson da previdência dos servidores onde esse gov.insano Robinson Farias mete a mão.
    E dona Fátima chorou n campanha, assim como outros políticos de nomes já choraram.
    PIOR´, É TER SEMPRE USADO OS PROFESSORES, SERVIDORES E SINDICATOS PARA SE ELEGER E PARA NÃO FALAR D ROSA NA CAMPANHA E TER OS VOTOS DELA EM MOSSO´RÓ, ELA E MINEIRO, SINTE SE CALARAM

  5. luis carlos diz:

    Segundo portais, blogs, noticiam que tem gente TRAMANDO SER OS ALGOZES DA EX-GOVERNADORA WILMA PARA LHE TOMAR O COMANDO DO PSB., PARTIDO QUE AO LONGO DO TEMPO ELA AJUDOU A CRESCER,
    E SENDO VERDADE, PARTINDO DE QUEM ELA COM CERTEZA DEVE TER AJUDADO E DEMONSTRANDO-LHE AMIZADE
    É PIOR DO QUE ALGOZES. JÁ QUE NA MINHA VISÃO, ESTARIAM TRAINDO TAMBÉM A MEMÓRIA DO GRANDE LÍDER
    QUE MORREU TRÁGICAMENTE TEM POUCO TEMPO E QUE CONFIAVA O PSB Á EX-GOVERNADORA WILMA, AMIGA PESSOAL DELE, DO PAI TAMBÉM FAALECIDO MIGUEL AARRAES E DE TODA FAMÍLIA.
    SEM CONTAR QUE; A EX-GOVERNADORA WILMA, FOI GOVERNADORA DUAS VEZES , PREFEITA TRES VEZES, DEPUTADA CONSIDERADA NOTA 10, AGORA VICE PREFEITA.
    A EX-GOVERNADORA WILMA TEM HISTÓRIA NO RN.
    QUEM TEM ESSA HISTÓRIA ANO RN SÃO POUCOS LÍDERES.
    ELA MERECE RESPEITO POR TUDO QUE JÁ FEZ NO RN.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.